Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

8 “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...” Claudia Rondon O verso do compositor paulistano Paulo Vanzolini, sambista de mão cheia, zoólogo, pesquisador da USP, um homem da ciência, com um pé nas artes, ficou imortalizado e tornou-se um símbolo popular e erudito da ideia de que sempre é possível superar obstáculos e “dar a volta por cima”. Essa é uma ideia-força que precisa mover a todos diante da crise em que vivemos a partir da disseminação do coronavírus, que se espalhou pelo mundo como um tsunami, ceifando vidas, derrubando de forma inédita a atividade econômica em todo o planeta e mudando hábitos, esvaziando ruas, trazendo a todos nós momentos de medo e a necessidade de repensar a vida para quando começar a retomada, que, esperamos, será breve. Pesquisas realizadas pela Abracom ao longo do mês de abril mostraram que a atividade de comunicação corporativa foi diretamente afetada pela crise, como não poderia deixar de ser. Renegociações de contratos, queda de faturamento, paralisação de segmentos como os de eventos e restrições de viagens trouxeram turbulências ao ambiente de negócios das empresas. E a necessidade de reorganização das práticas de trabalho, em tempo recorde, foi um desafio enorme para o nosso setor já nos primeiros dias da crise. Com respostas eficientes. Já no sétimo dia das medidas restritivas, 97% das agências associadas à Abracom tinham migrado 100% de suas equipes para o trabalho remoto, usando ferramentas tecnológicas, expertise em situações de crise, e o engajamento de seus funcionários e fornecedores para manter normalmente o atendimento aos clientes públicos e privados. A crise seguiu, trazendo para agências, profissionais e as áreas de comunicação das organizações novas questões. Como manter a comunicação em meio a uma crise com essas dimensões? O que comunicar? Como comunicar e como envolver os públicos estratégicos para que as marcas e suas mensagens-chave não deixem de estar presentes no imaginário de cada consumidor, de cada cidadão, de cada stakeholder ? E essa tem sido mais uma lição dessa crise. Pesquisa da Kantar Ibope Media realizada em abril mostrou que 81% dos consumidores querem que as marcas continuem a aparecer na mídia.

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