Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
76 tudo indica, veio para ficar em muitas empresas.” Na Press Services, a sócia- diretora Célia Romano cuida da definição de novas estratégias. Com dificuldades de aumentar os fees e mesmo de captar novos clientes, ela avalia que um dos caminhos para a retomada do crescimento seja o marketing digital. E, o outro, “crescer nos próprios clientes”. “Não houve mudanças significativas na carteira de clientes, e sim em algumas concorrências e propostas em discussão, que foram suspensas”, conta. “O problema é que a crise impacta os investimentos em novas tecnologias.” Assim como o Grupo Printer, a GPCOM sofreu reduções de remuneração em algumas contas. O curioso, como observa a diretora Giovanna Picillo, é que a maioria dos cortes foi imposta por clientes mais graúdos. Depois de apertar o cinto e colocar em compasso de espera o lançamento do seu Business Monitor , sistema de análise e acompanhamento de setores específicos, a agência experimentou um crescimento repentino e inesperado de demanda. “Em maio, recebemos um total de consulta três vezes maior do que nos meses anteriores e conseguimos, inclusive, fechar alguns contratos. Serviços de gestão de crises, relações com a mídia e comunicação interna estão entre as especialidades mais procuradas”, diz Giovanna. “Ainda estamos às voltas com o trabalho de equilibrar receitas e despesas, mas bemmais otimistas.” MERCADO E INOVAÇÃO
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