Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
74 é o Projeto Regresso, que consiste na reabertura dos cerca de 310 quiosques do Orla Rio, que se estendem por 35,5 quilômetros do litoral da ex-Capital Federal, do Leme à Prainha. A equipe na empreitada envolve, além de comunicadores, uma infectologista e um antropólogo especializado em hábitos de consumo. “É um trabalho de fôlego, pois contempla novos padrões de operação e comunicação, além do treinamento, um por um, de mais de 300 comerciantes”, comenta Castro. Contando em suas fileiras com um bom time de repórteres, caso do próprio Castro, a agência também vem se destacando, nos últimos meses, pela intensiva produção de conteúdos e eventos. Comandada por Luciano Pires, a equipe da FSB Inteligência, com oito profissionais, agregou à sua linha de produtos um boletim semanal sobre a Covid-19, com informações sobre a pandemia no Brasil e no mundo, e lives que abordam os impactos da crise sanitária em diversas áreas, com especialistas convidados. “A reação à iniciativa foi excelente, tanto que recebemos pedidos de clientes para a realização de produções do gênero exclusivas, sob medida”, diz o sócio da FSB, que aguarda, ansioso, sinais de recuperação da atividade econômica. “Se a retomada tardar, o fôlego de muitas empresas, e não apenas do nosso ramo, poderá ficar ainda mais comprometido.” O setor, segundo levantamentos da Abracom, vem assimilando os golpes sofridos com a pandemia. A perda de faturamento nos cinco primeiros meses do ano não foi muito acentuada, situando-se abaixo de 10% na grande maioria dos casos, e cerca de 5% das agências reportaram, inclusive, volumes maiores de vendas no período. A própria Abracom, por sinal, registrou crescimento líquido de receitas entre março e o começo de junho, com a saída de quatro e o ingresso de oito novas associadas. “A conclusão é que a queda real ficou bem abaixo dos patamares antes previstos. Trata-se de um reflexo da importância que a comunicação ganhou junto a diversos setores, da sua transição de atividade-meio para atividade- fim”, observa o presidente executivo da associação, Carlos Henrique Carvalho, que se dedica no momento à definição dos protocolos de retorno dos funcionários das agências aos escritórios. “O processo deve ter início, no Brasil e no exterior, entre setembro e outubro, de forma gradual e cautelosa.” Na faixa intermediária do mercado, as agências ouvidas pelo Anuário não acusaram perdas dramáticas devido à crise. Advice, Press Services, Grupo Printer, GPCOM e 2PRÓ relataram como fatos mais relevantes engavetamentos de projetos pré-aprovados, suspensões de concorrências, cortes de fees e alguns Emmaio, recebemos três vezes mais consultas que nos meses anteriores e conseguimos, inclusive, fechar alguns contratos Giovanna Picillo , diretora da GPCOM MERCADO E INOVAÇÃO
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