Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
70 adotou em sua estratégia a oferta de “degustações” sem compromisso, para abrir o apetite da freguesia. “Analisamos cliente por cliente e fizemos a eles propostas específicas de novas ações, especialmente com abordagem digital, mesmo sem remuneração”, conta o diretor Altair Albuquerque. “O esforço valeu a pena: além de ganharmos pontos junto à clientela com essas demonstrações explícitas de comprometimento, lançamos várias campanhas digitais.” A CDI centrou seus investimentos em inteligência de negócios e ciência de dados e reforçou a sua divisão de inovação com a contratação, em setembro, de Beto Tercette, cofundador e ex- CEO da plataforma eletrônica Subvertz, especializada em conteúdos de comunicação e marketing digital. Um desafio enfrentado pela equipe do presidente Antonio Salvador Silva na temporada passada foi a reinvenção de métricas de avaliação de estratégias envolvendo influenciadores em redes, por causa de mudanças nas plataformas, como o instagram, que anunciou e implementou a retirada da quantidade de “likes” das publicações para evitar impactos à autoestima e saúde psicológica de seus usuários. “A medida impulsionou ainda mais os microinfluenciadores como verdadeiras molas propulsoras para atingir públicos de forma relevante e próxima”, comenta Salvador. A criação e até mesmo a compra de negócios para a expansão do cardápio de especialidades também esteve em pauta entre agências de diversos portes, casos da Trama, Weber Shandwick e CDN. A primeira lançou a Reputale Digital, voltada a inbound marketing, comunicação interna e à produção de conteúdos para executivos nas redes sociais, além de ter desenvolvido uma plataforma própria de influenciadores digitais. A Weber Shandwick, por sua vez, estreou no segmento de propaganda digital por meio da aquisição, emmaio de 2018, do controle acionário da Cappuccino que, com 55 profissionais, responde no presente por cerca de 23% do quadro de pessoal da WS no País. Outro reforço foi a constituição da consultoria de comunicaçao United Minds, voltada a corporações de maior porte, que entrou em operação em fevereiro do último ano sob a batuta de Rodolfo Araújo, ex- responsável pelo Barômetro de Confiança da Edelman. “Ambas as iniciativas contribuíram de forma decisiva para o crescimento de receitas da ordem de dois dígitos que alcançamos no último ano”, A relação com a imprensa mudou: se antes produzíamos releases em esquema de pizzaria, hoje são raros os casos de clientes que demandam dois textos do gênero por mês Laís Guarizzi, presidente da G&A Comunicação Corporativa MERCADO E INOVAÇÃO
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