Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

68 C M Y CM MY CY CMY K dados, inteligência artificial e pesquisas. Foram também relevantes os esforços em mídias e marketing digital, realizados por 21,1% das consultadas, e redes e mídias sociais (13,2%). “A expansão das novas mídias levou a um aumento na prestação de serviços digitais, de gestão das redes sociais e também no marketing de influência. Tornou-se imprescindível à sobrevivência das marcas saber como manter as conversas com todos os públicos de forma integrada”, observa Ingrid Rauscher, CEO da ADS. “A transição rumo ao digital ocorreu de forma gradual nos últimos três anos e resultou, no nosso caso, num crescimento da fatia das áreas digitas, de vídeo e também de comunicação interna de 30% para 55% das receitas. A relação com a imprensa tambémmudou: se no passado produzíamos releases em esquema de pizzaria, hoje são raros os casos de clientes que demandam dois textos do gênero por mês”, pontua Laís Guarizzi, da G&A. No balanço geral, quem investiu em produtos e serviços digitais colheu resultados mais robustos em 2019. O Grupo Ideal credita o crescimento de dois dígitos nas receitas, entre outros fatores, ao gerenciamento de crises digitais e à produção de conteúdos para redes sociais como facebook, linkedin e tik tok, ao passo que a Mapa360 e o Grupo Texto alcançaram os melhores números de suas trajetórias graças a investidas certeiras na seara dos bits e bytes. Criativo, este último MERCADO E INOVAÇÃO

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