Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

66 relacionadas a causas sociais e ambientais. O empreendimento decolou a partir da segunda metade da década, crescendo a taxas superiores a 30% em 2016 e 2017 e atingindo o pico de 75% no ano retrasado. “As receitas apresentam leve recuo em 2019, mas não temos, absolutamente, do que reclamar. Chegamos até a abrir mão de duas contas de relações públicas no formato tradicional que nos foram entregues após termos elaborado suas estratégias, pois pretendemos nos dedicar 100% à atividade de consultoria”, conta o sócio Rodolfo Guttilla. Mais focadas em serviços tradicionais de relações públicas, Press à Porter e RP Consultoria estão de olho em um segmento ainda pouco valorizado por boa parte do setor, as startups . O interesse da dupla ganhou escala em razão das fortes injeções de recursos recebidas por empresas nascentes de alta tecnologia nacionais, de US$ 2,7 bilhões na última temporada, que vêm proporcionando retornos consistentes aos investidores. Prova disso é que o Brasil fechou o último ano com cinco novas startups unicórnios, ou seja, avaliadas emUS$ 1 bilhão ou mais, atrás apenas das duas maiores economias do planeta, Estados Unidos e China. “O forte crescimento dos investimentos em startups nos estimulou a voltar a atuar na área, algo que não acontecia havia alguns anos”, relata Fernando Portilho, sócio- diretor da RP Consultoria. “Como há muitas startups que querem contratar serviços de comunicação mas não têm capacidade financeira, criamos pacotes de serviços sob medida para atendê-las”, destaca Gustavo Diamantino, sócio da Press à Porter. Prestes a completar 30 anos de estrada, a Fundamento trata de aumentar a diversidade de cestas onde guarda seus ovos. A agência investiu em um estúdio de áudio e vídeo, em sua nova sede, e vem realizando avanços no marketing. Em 2019, consolidou alguns casos, retornos insatisfatórios no plano doméstico. A expressiva carteira de clientes estrangeiros garantiu à Imagem Corporativa boas receitas em dólares e euros, “que ajudaram a neutralizar o limitado vigor da demanda interna”, observa Reis. A XCOM, por sua vez, comemorou a adesão, a primeira de uma agência do Hemisfério Sul, à PR World Alliance (PRWA), com 19 firmas de relações públicas de 13 países. “Esse movimento nos permitiu participar de concorrências e projetos globais e ampliou de forma expressiva nosso leque de oportunidades de negócios”, destaca a sócia- diretora Viviana Toletti. Propostas de atuação diferenciadas e a exploração de novos nichos também vêm surtindo efeito, como mostram as experiências de Cause, Press à Porter e RP Consultoria. Criada em 2012, a primeira dedica-se, como consultoria, à elaboração de estratégias de engajamento MERCADO E INOVAÇÃO Como há muitas que querem contratar serviços de comunicação mas não têm capacidade financeira, criamos pacotes de serviços para atendê-las Gustavo Diamantino , sócio da Press à Porter startups

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