Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
62 MERCADO E INOVAÇÃO Dario Palhares Pela primeira vez, desde o início da pesquisa setorial do Anuário Brasileiro da Comunicação, a evolução das receitas das agências não supera a taxa de crescimento da economia A temporada de 2019 teve sabor frustrante para a maioria das agências de comunicação. As receitas do setor ultrapassaram a marca de R$ 3 bilhões, mas apresentaram umminguado crescimento real, após o desconto da inflação do período, de 1,1%, no padrão do “pibinho” nacional. É um fato preocupante, já que, pela primeira vez desde o início da pesquisa setorial elaborada pelo Anuário da Comunicação Corporativa, a evolução do segmento ocorre no mesmo patamar do principal indicador da economia brasileira, que se encontra estagnado há cinco anos. “O ano começou promissor, com a abertura de muitas concorrências em razão, entre outros fatores, da mudança de comando no poder central, que sempre gera algum alento no meio empresarial. As crises causadas pelo próprio Executivo Federal, contudo, levaram à suspensão de diversos projetos de comunicação já agendados”, comenta Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). “As coisas só começaram a andar, de fato, no último trimestre, com um volume expressivo de negócios, jobs e eventos, sinalizando um 2020 melhor para o setor. A retomada, no entanto, foi abortada pela eclosão, em março, da crise causada pela pandemia da Covid-19.” O cenário político gerou efeitos particularmente prejudiciais às pequenas agências, na avaliação de Carlos Battesti, diretor da Convergência Comunicação O comportamento errático do novo comando da União, observa ele, impediu o avanço de pautas e projetos que poderiam ter contribuído para uma retomada firme do crescimento econômico, provocando cortes e reduções em programas de investimento no setor privado em geral. “Pequenas agências, como a nossa, são voltadas a clientes de menor porte, que costumam investir menos ou até mesmo interromper sus investimentos em comunicação quando lidam com dificuldades e incertezas, como ocorreu em 2019”, diz ele. “De todo modo, a produção de conteúdos, como livros e relatórios de gestão, amenizou as A retomada dos negócios, que teve início no último trimestre de 2019, foi abortada pela eclosão da crise causada pela pandemia da Covid-19 Carlos Henrique Carvalho , presidente executivo da Abracom
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=