Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
58 O objetivo da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação – Termômetro da Pandemia foi medir o impacto já percebido pelas empresas em seus negócios em razão da pandemia da Covid-19 – iniciada no Brasil com a confirmação do primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020. Como se trata de uma pesquisa- termômetro, ou seja, que visa a detectar as alterações nos negócios e indicar as primeiras projeções para o futuro próximo durante o processo de turbulência no mercado, essa investigação buscou coletar em um curto período de tempo apenas as informações essenciais para a construção de um quadro diagnóstico geral de como o setor está sendo afetado pela pandemia. A consulta online foi realizada entre os dias 8 e 18 de Impacto no faturamento levará à demissão de colaboradores; para o período pós-Covid-19 há previsão de fortalecimento dos produtos e serviços digitais Maurício Bandeira maio de 2020, com 151 agências de comunicação corporativa no Brasil. Os negócios das agências já se encontram intensamente afetados e as primeiras projeções indicammudanças estruturais no setor e encolhimento do mercado. Não há nenhuma área das atividades sociais, no mundo, que não tenha sido impactada pela pandemia da Covid-19. Em geral, exceção feita a hospitais e centros de saúde, as atividades foram desaceleradas. Na grande maioria dos mercados só cresceu o ritmo das preocupações. Na área de comunicação, as empresas jornalísticas mantêm um ritmo intenso, mas com adaptações fortes que restringiram deslocamentos para reportagens e entrevistas pessoais. Especificamente na comunicação corporativa, o declínio nas atividades foi grande, provocado, principalmente, pela abrupta contração dos investimentos das empresas clientes na comunicação institucional. Os contratos das agências de comunicação corporativa com seus clientes já estão duramente afetados. Em 67,5% das agências ocorreram reduções nos valores dos contratos/ fees , em 49% ocorreu cancelamento de contratos e em 43,7%, suspensão temporária de contratos. A boa notícia é que também foi registrada a entrada de novos clientes, justamente em razão da pandemia. Isso ocorreu em 33,1% das agências. Esses rearranjos provocaram, até maio, no fechamento dessa consulta, a queda no faturamento mensal em 68,9% das agências, e a previsão de 64,2% de entrevistados é a de que o faturamento em 2020 diminuirá, Termômetro da Pandemia PESQUISA MEGA BRASIL
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