Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

54 2020 Agências de Comunicação PESQUISA MEGA BRASIL Índice de Confiança do Empresário de Comunicação Corporativa – ICECC 2020 Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 132 agências – excluídas as 50 maiores Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 182 agências entrevistadas Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 50 maiores agências O índice que mede a confiança em relação ao futuro, próximos seis meses, para o total de agências, cai de 73,8 em 2019 para 56,1 em 2020, antes da quarentena, e para 40,1 em 2020, após a decretação da quarentena. Queda total de 33,7 pontos. Para as 50 maiores, a perspectiva é a mais sombria e aponta queda de 74,2 em 2019 para 38,7 em 2020, queda total de 35,5 pontos. No segmento que exclui as maiores, o índice cai de 72,6 em 2019 para 45,8 em 2020. Queda de 26,8 pontos. Em sintonia com a evolução negativa do ICECC, também pela primeira vez, desde o início desse estudo, mais agências indicam não t erem planos de expansão (50,3%) do que as que afirmam pretender expandir (49,7%). Também para uma visão comparativa das respostas de antes da decretação da quarentena e das repostas obtidas depois desse marco, foi feita uma segmentação. O resultado acusa o impacto da pandemia. Antes de 16 de março (decretação da quarentena), 63,2% declararam ter planos de expansão, contra os 49,7% registrados nas respostas após essa data. Os principais planos de crescimento visam ampliação da base de clientes e de áreas de mercado, e crescimento na área de mídias digitais e redes sociais.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=