Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

49 Motivos de não participação em licitações públicas Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda 5. Tendências para o setor A principal demanda das empresas clientes às agências de comunicação corporativa continua sendo “relacionamento com a mídia”, com 69,2% das citações, o mais tradicional serviço prestado pelas empresas do setor. Em segundo lugar nas citações aparece “gestão de redes sociais”, com 41,2% de indicações, o mais recente, e ainda em expansão, grande produto de comunicação surgido no mercado. Também obtém destaque, na terceira posição, a indicação geral de “produção de conteúdo”, com 37,9% de citações. Esse terceiro aspecto, somado ao itemmais específico branded content , com 6,0% de indicações, ajuda a definir um aspecto importante da característica das demandas identificadas – relacionamento com as mídias Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 89 agências que não participam atualmente de licitações públicas Resposta múltipla Onde a agência faz investimentos (%) e gestão das redes sociais: a produção de conteúdos cada vez mais sofisticados, muitas vezes com auxílio de sistemas que envolvem inteligência artificial, big data e outras tecnologias, e, mais especificamente, a produção de conteúdo de marca, ações que ocupam um espaço antes dominado apenas pela publicidade. Reforça ainda mais essa perspectiva o registro das três principais tendências indicadas que impactaram a comunicação corporativa em 2019, na opinião das agências entrevistadas. As áreas que influenciarammais intensamente esse mercado foram: marketing digital, 61,0% de indicações, branded content, com 48,4%, e influenciadores digitais, com 41,8%. A mídia espontânea permanece como a mais requisitada pelos clientes para os projetos de comunicação corporativa, média de 53,9% das requisições entre os clientes. Em segundo lugar, confirmando o papel crescente das mídias digitais e redes sociais, aparece a mídia compartilhada, como requisitada em 25,7% das demandas nos clientes. Essas proporções mantêm-se com pequenas alterações desde 2018. A perspectiva, já verificada nas últimas ondas dessa pesquisa, da grande maioria de agências entrevistadas (53,8%), é de que a Comunicação Corporativa e o Marketing caminham para uma atuação conjunta nos

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