Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
44 2020 Agências de Comunicação PESQUISA MEGA BRASIL à gestão, dizem respeito às necessidades de adaptação das agências às novas tecnologias e tendências de comunicação no mundo, caracterizadas por produção de informação em alta escala, distribuição ampla e veloz, acessibilidade cada vez maior às tecnologias e aos aparatos de pesquisa e disseminação de informação e interlocução com dinâmica interativa e de mensagens instantâneas. O mercado de contas públicas permanece disputado por aproximadamente um quarto das agências pesquisadas. Esse índice não tem se alterado significativamente, mesmo se considerados os períodos de maior ou menor gravidade da crise econômica que assola o País há vários anos. Os principais motivos para não participação em licitações públicas permanecem os mesmos dos últimos levantamentos (política comercial da empresa / burocracia excessiva nos processos / falta de transparência, editais direcionados, corrupção nos processos licitatórios ) , mas com crescimento percentual relevante nas citações que indicam a política comercial da empresa (de 29,3% no ano passado para 38,2% nesse ano), apontando para uma posição mais definitiva em relação a esse tipo de prospecção e, nas citações que indicam para a lisura desses processos concorrenciais (transparência e corrupção), que passaram de 11,5% no último levantamento para 22,5% no atual, consolidando ainda mais a percepção, de expressiva parcela de empresas, de que esse é um nicho de mercado protegido e direcionado. Manteve o ritmo de crescimento o índice de agências que investiram em suas organizações. Essa elevação ocorre consistentemente desde 2016 e agora atinge 87,9% das empresas consultadas. A área de TI/tecnologia mantém a ponta entre as citações de áreas de investimento com 48,1%, seguida pela área de treinamento/ conhecimento com 43,1% e recursos humanos, também com 43,1%. As principais oscilações negativas nos percentuais de citações ocorreram nos itens: instalações (de 33,7% para 23,8%), equipamentos (de 29,7% para 20,0%) e novos produtos (de 32,0% para 16,3%). PROATIVIDADE E RESULTADO PERNAMBUCO Assessoria de Imprensa Prevenção e gerenciamento de crises Produção de vídeo-release e áudio-release Produção de eventos digitais Mapeamento de influenciadores Monitoramento de ações em redes sociais
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