Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

43 Índices de desempenho anual – Média geral das agências Desempenho geral das agências em relação às expectativas (%) Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 92 agências com faturamento informado ou estimado / 79 agências com número de clientes informado ou estimado Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 50 agências com faturamento e/ou número de clientes informado ou estimado Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 182 agências entrevistadas 4. Avaliação de 2019 E ntre os aspectos positivos que contribuíram para o desempenho das agências em 2019, os três mais citados mantêm o destaque conquistado na última edição desse estudo. São eles: qualidade no atendimento (70,3%), equipes com profissionais qualificados (51,6%) e aprimoramento/inovação no mix de produtos e serviços (47,3%). A diversificação de produtos e o desenvolvimento de produtos e serviços na área digital justificam, em grande parte, esses destaques. Também é relevante identificar que os aspectos relacionados ao desempenho geral da economia e do ambiente geral de negócios permanecem com pouca influência na performance positiva, o que indica a persistência de dificuldades econômicas na conjuntura nacional. Assim, apenas 20,3% indicam a abertura de novos mercados e 6,0% indicam a estabilidade econômica como pontos positivos para o desempenho. Os pontos negativos mais citados por sua interferência nos negócios das agências continuam sendo os que estão relacionados ao desempenho geral da economia nacional. Mantém o primeiro lugar de citações o item “incertezas no cenário econômico/ desaquecimento da economia” com 69,8% e, em segundo lugar, “redução do orçamento de clientes / redução de fees ”, com 60,4%. O chamado ambiente de negócios está diretamente impactado pelo item negativo mais citado, o que ocorreu ininterruptamente nas últimas sete edições do presente estudo. O índice de agências que realizaram inovações em 2019 permanece alto e no mesmo patamar do registrado em 2018. Foram 63,0% do total de agências pesquisadas as que concretizaram inovações radicais ou incrementais. Obteve o maior número de citações (31,6%) inovações na área de “ big data , business inteligence , mensuração de dados, analitics , inteligência artificial, pesquisa”. Outras áreas de inovações declaradas que também se destacaram foram: aperfeiçoamento de processos internos, melhorias na gestão (21,9%); mídia digital, marketing digital (21,1%) e redes sociais, mídias sociais (13,2%). Três dessas quatro áreas de inovação, exceto a relacionada

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