Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

40 2020 Agências de Comunicação PESQUISA MEGA BRASIL 3. Indicadores de porte e desempenho O perfil predominante entre as agências é o das que possuem entre 11 e 50 clientes, 63,0%. Essa é uma característica de agência de comunicação de porte médio. As que têm mais de 50 clientes, grandes agências, mantêm a proporção de 11,2%, ainda que contribuam com parcela relativa bem maior no faturamento global do setor. A segmentação por faixas de faturamento anual corrobora o perfil de agências por número de clientes. Assim, somam 10,4% as agências com mais de R$ 40 milhões de faturamento – valor próximo ao das agências com mais de 50 clientes – e 54,2% as que faturam entre R$ 4,8 milhões e R$ 40 milhões, perfil que se aproxima das agências que têm entre 11 e 50 clientes. O desempenho geral das agências, por faturamento, em relação ao ano anterior (2019 x 2018), apontou para indicadores positivos, como registrado também no ano passado. Do total de agências, de todos os portes, 55,5% apontaram crescimento e 20,3%, queda no faturamento. Também mantendo as proporções registradas na pesquisa em 2019, entre as 50 maiores agências o desempenho positivo foi mais intenso: 64,0% indicam crescimento do faturamento e 14,0% queda. No segmento que exclui as maiores, 52,3% cresceram e 22,7% registraram queda no faturamento. Ainda que os números de crescimento sejam maiores do que os de queda, em todas as segmentações, mantém-se relevante o volume de empresas que sofreram retração ou estagnação nos seus faturamentos. Os índices de desempenho produzidos por esse estudo desde 2018 (média de faturamento por cliente e por colaborador) apresentaram recuo na tomada desse ano, após um grande salto positivo registrado no ano passado. Esses são indicadores importantes para a composição de um diagnóstico mais apurado sobre o desempenho geral desse mercado, já que são produzidos pela combinação de variáveis e, portanto, mais abrangentes do que aspectos isolados. Quando os índices cresceram, no desempenho de 2018, apontava-se para uma melhor performance na gestão das agências e aumento da produtividade do trabalhador (média por colaborador) e para um crescimento dos fees , possivelmente vinculados à venda de produtos/serviços de maior valor unitário (média por cliente). Esse ano, a diminuição do valor médio dos dois índices ocorre com mais intensidade entre as maiores empresas do mercado – as 50 maiores – e é também mais forte no indicador por cliente, apontando para uma possível redução no valor médio dos contratos, ainda que mantendo o escopo e amplitude dos serviços. Desse modo, ao contrário do ano passado, esses resultados podem indicar uma diminuição da lucratividade das agências em 2019. Nesse quadro, cresceu, ainda que parcimoniosamente, o percentual de agências que indica que o desempenho ficou abaixo das expectativas – de 28,0% em 2018, para 31,3% em 2019. Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 143 agências que informaram o número de clientes Número de clientes nas agências em 2019

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