Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
39 Formação dos colaboradores (%) Onde a agência busca seus talentos (%) Colaboradores nas agências Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 182 agências entrevistadas de jornalistas (49,7%), relações públicas (13,3%) e publicitários/ marketing (8,3%). Também merece destaque a manutenção da proporção dos estagiários (5,4%) e designers (5,1%), que não apareciam com mais de 1% nas edições de 2015 e anteriores. A busca de profissionais no mercado ocorre predominantemente a partir de indicações – 88,5%. Os outros canais mais relevantes para a captação de talentos são: universidades (28,6%), anúncios (28,0%) e bancos de talentos (24,2%). Desde 2016 as redes sociais mantêm o mesmo patamar de utilização entre as agências, 7,1% em 2019. Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 182 agências entrevistadas Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 182 agências entrevistadas
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=