Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

35 Ano de fundação da agência Fonte: Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2020 / Instituto Corda Base: 182 agências entrevistadas registrado nos resultados das últimas ondas desse estudo. Indicaram ser especializadas em algum produto/serviço 17,6% e, em algum setor econômico, 8,2% das agências. A atuação no formato full service predomina tanto nas empresas de peque - no porte como nas de médio e grande portes. Em média, em um de cada três clientes das agências o relacionamento profissional para o desenvolvimento dos projetos de comunicação ocorre diretamente com a alta direção – Presidência/CEO. Esse resultado indica a importância estratégica da comunicação corporativa que, nesses casos, possivelmente, está envolvida no planejamento estratégico global das empresas clientes. As outras áreas de destaque no relacionamento da agência no cliente são: Comunicação (31,0%) e Marketing (26,1%). São 13,7% as agências que contratam auditoria externa dos seus dados financeiros. Esse procedimento é em geral adotado por organizações de maior porte e/ou que fazem parte de grupos internacionais de empresas de comunicação, minoria no conjunto de agên- cias pesquisadas. As ações de responsabili- dade social são praticadas por 41,2% das agências pesquisadas. Os trabalhos pro bono para entidades, instituições ou ONGs são as ações mais praticadas, 33,3% das empresas afirmaram realizar essas ações.

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