Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
136 Comunicação corporativa nas três fases da Covid-19 A pandemia da Covid-19 parou o planeta. Um mundo diferente e muito mais conectado di - gitalmente do que em todas as pandemias an - teriores, com 60% da população mundial com acesso à internet. Nesse cenário, a comunicação nunca foi tão central no controle de uma emergência mundial, sendo muitas vezes mais ágil do que o próprio vírus. A desinformação e a falta de alinhamento na comunicação, en- tretanto, tornaram-se os piores inimigos das empresas e da saúde pública, levando organizações e esferas públicas e privadas a narrativas desencon- tradas que geraram insegurança nas pessoas, contri- buindo para a falta de foco nas ações e consequente estagnação dos negócios, perdas e maus resultados. Em um estudo da McKinsey&Company, a comu- nicação foi considerada uma das cinco práticas es - tratégicas mais importan - tes para ajudar os líderes a terem respostas eficazes nesse cenário da Covid-19, que foi considerado como uma crise com potencial de gerar alto grau de incerte - zas, além de provocar nas pessoas desorientação, sensação de perda de con - trole e forte perturbação emocional. Por isso, na primeira fase, todos necessitaram de segurança, apaziguamento de ânimos, caminhos lógi- cos e sensatos. As empre- sas adotaram o tom da em - patia e o zelo pelas pessoas. A comunicação corporativa passou a desempenhar um papel fundamental no for - necimento de informações apuradas sobre que estava acontecendo e na orienta - ção de novos hábitos de prevenção. As empresas apoiadas por uma comunicação cor - porativa estruturada souberam se posicionar e en - frentaram os desafios mostrando-se solidárias e pre- sentes nas vidas das pessoas e construindo vínculos de confiança para o futuro. As empresas puderam, dessa forma, com ações de impacto social, fortalece- rem o relacionamento com cola - boradores, clientes e outros stake- holders essenciais. Enquanto a publicidade conge- lou as atividades, a mídia aumen- tou enormemente a audiência e expandiu o espaço voltado a nar- rar como as empresas mobilizavam-se, doando di- nheiro, produtos e trabalho para ajudar a combater a pandemia. Doações de empresas puderam ser acom- panhadas pela sociedade no site do monitor, da Asso- ciação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Na segunda fase, a co- municação corporativa pode se posicionar como um setor ainda mais estra - tégico, agindo como inte- gradora de equipes que trabalhavam à distância e disseminando ações e me- didas de adaptação das empresas às novas rotinas. A comunicação corporativa tornou-se, também, uma aliada ágil na gestão de cri - se, com as contingências e acompanhamento dos primeiros casos dentro das empresas. Certamente essa comu - nicação estratégica tam - bém será uma aliada essen - cial na terceira fase, a de recuperação das organiza - ções pós-Covid-19, mostran- do como as empresas, por meio da voz de seus líderes, vão se reinventar, reerguer os negócios, retomar as ati- vidades e inovar na adversi - dade. Leila Gasparindo CEO e diretora executiva do Grupo Trama Comunicação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=