Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

135 Integrar é a solução Marcio Cavalieri e Claudia Rondon Sócios-fundadores da RPMA Comunicação O ano de 2020 começou com o risco de uma nova guerra. Depois, houve o colapso do pe- tróleo e, em seguida, a pandemia, com suas agruras na saúde e na economia. Imaginar como será o mundo pós-Covid-19 é um dos exercícios que os lí- deres empresariais estão ou deveriam estar fazendo neste momento. Uma das premissas fundamentais dessa análise é o termo “essencial”. O que a sua em- presa faz? Qual a razão de ela existir? Os serviços e produtos oferecidos são essen - ciais para as pessoas? Mais do que isso, aqui, vale o ditado ro- mano: “À mulher de César, não basta ser honesta, deve parecer honesta.” Isso reforça a impor- tância de comunicar claramente a proposta de valor da marca, em todos os pontos de contato, para todos os públicos. Hoje, qualquer pessoa tem mecanismos diversos para checar a coerência das marcas. Isso acontece porque cada um de nós possui sua própria jornada de con- sumo de informação. Não ad- mitimos incoerência de men- sagens e conteúdos ao longo dos nossos pontos de contato com uma determinada empre - sa. Se determinada marca não expressa a sua verdade em toda a plenitude, será questio- nada.  Um CEO se posiciona no linkedin e defende certo pon- to de vista. Na sequência, em uma entrevista para a impren - sa, expressa uma opinião di- ferente. Certamente, ele será questionado. Se uma empresa afirma que tem entre os seus valores o respeito à diversida - de, mas não aborda o assunto em uma campanha veiculada, será questionada. E isso se amplifica nas mídias sociais, pois todos somos formadores de opinião em potencial. E podemos atuar como em- baixadores ou detratores.  Dessa forma, na comunicação, o “cada um no seu quadrado” não atende mais a essa nova dinâ - mica de consumo de informação. Por isso, as defini- ções da expressão “comunicação integrada” foram atualizadas, justamente para manter a coerência da comunicação em todas as suas formas, disciplinas e áreas da empresa.  E, para a marca estar presente de maneira consistente ao longo da jornada de seus clientes, as áre- as de Comunicação Interna e Ex- terna, RP, Marketing e Vendas, por exemplo, devem estar inte- gradas e alinhadas ao plano de negócios. Isso exige muito mais troca e profundidade nas relações, uso intensivo de tecnologia e produção de conteúdos relevantes em várias plataformas. Especialmente quando pensa- mos no mundo pós-Covid-19, ainda mais digital, com lives em vez de encontros pre - senciais, para ficar apenas em um exemplo. Aqui, na RPMA, nascemos com esse DNA. Qualquer desa- fio, ideia ou projeto é pensa- do de forma integrada. Todos os canais e áreas do cliente são contemplados na estra - tégia de comunicação, com participação de profissionais da agência com perfis diver- sos, trabalhando no formato de squads e sem limites para a criatividade. Esta é a nos- sa crença: integração, troca, criatividade e foco. É a nossa razão para acordarmos todos os dias, ser essenciais e contri- buir para o desenvolvimento do mercado, das marcas e da sociedade. E você? Já decidiu integrar a sua comunicação? De verdade?

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