Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
131 O que a adaptabilidade nos ensinou Maria Priscila Alves Nabozni CEO da MAPA360 H á quem, como nós, já acompanhava os desdo- bramentos do coronavírus – e as previsões de seu impacto – desde o início do ano. Mas o fato é que, globalmente, 11 de março ficará na História como o dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) o declarou como pandemia. De lá para cá, tudo mudou: de adoção de planos de con- tingência a medidas restritivas e fe- chamento de fronteiras, por terra ou por ar. Nossa certeza de estabilidade e crescimento foi colocada em xeque e todos fomos impactados a partir de então. E, como em toda crise, sabemos que um desafio só pode ser superado quando é encarado de frente. Por isso, foi preciso inteligência emocional e veloci- dade. Neste caminho, encontramos relacionamentos sólidos com imprensa e clientes, além de uma chuva de demandas direcionadas aos vários públicos. Tudo ao mesmo tempo, em um trabalho orquestrado por quase 40 pessoas, que tra- balharam ainda mais juntas, mesmo com o atípico dis- tanciamento social. Nos reinventamos! So- fremos, entendemos e mu- damos. Buscamos uma nova rota e conseguimos manter de forma significativa nosso time. O ano de 2020 mostra- -se dicotômico, chegamos pela primeira vez neste Anu- ário no grupo das grandes agências do Brasil, motivo que muito nos orgulha. Mais do que números, o que nos orgulha é ver a importância do crescimento sustentável ocorrido na MAPA360 há al- guns anos. Transformamo-nos ao longo dos últimos anos, da mesma forma que ocorreu em março, abril e maio de 2020 porque entendemos a importância da adapta- bilidade. Este é, aliás, o primeiro ensinamento da pandemia: precisamos ter a inquietude que leva à transformação – e isso nos move todos os dias. Mas não basta transformar-se como agência, tra- zendo novas habilidades e pessoas. É preciso enten- der que, no fim, todo cliente quer ser único – o que nos leva para o segundo ensinamento: customização. Em poucos dias, transformamos os Planos de Ação Anual (PAA’s) de cada um dos nossos 40 clientes em Planos de Contingência que, 20 dias depois, foram transformados em Planos de Retomada. É nessa espiral de perspectiva de retomada que entra nosso terceiro ensinamento: ten - dência. Afinal, só há um caminho para a manutenção ativa dos relacionamentos em um momento de lock- down : o ambiente digital. No entanto, falar do ambiente digital nessa altura do campeonato é quase chover no molhado e isso nos leva para nossa quarta lição: a força da união entre as prá - ticas das Relações Públicas, da Publicidade & Propagan- da e do Marketing Digital para a entrega da verdadeira comunicação 360. Neste momento em que não há barreiras entre o on e o off-line, revimos as nos- sas estratégias, as parcerias e co-branding , mostramos a força da comunicação inter - na, a importância da gestão de crises, da criatividade e do digital para fazer a mensagem chegar exatamente da forma e no momento certos para quem tem que chegar. Paradigmas foram que- brados e, ao menos em nos- sa carteira e empresa, não faltaram inspiração, colabo- ração, comprometimento e responsabilidade. Como resultado, vimos os investi- mentos serem retomados. Mesmo que incerto, in- quieto e anormal, sabemos que o futuro será bom e es - taremos lá.
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