Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

124 Normal? Essa definição não existe mais Antonio Salvador Silva Fundador e presidente do Grupo CDI S abemos que a Covid-19 transformou o mundo. Não estou me referindo apenas à mudança em nossas rotinas durante a pandemia, mas, sim, a al- terações mais profundas: a nossa maneira de trabalhar, aprender, consumir, fazer negócios e nos relacionar foi totalmente modificada. Valores estão sendo revisita- dos com a ascensão da solidarie - dade e da empatia. A globalização como ocorreu nas décadas recen - tes mudará radicalmente. Ao mes- mo tempo, porém, em que foram expostas muitas fragilidades na forma como vivíamos, fortaleceram-se também a soli- dariedade e a necessidade de repensar o nosso papel na sociedade. O distanciamento demonstrou um inu- sitado poder de nos tornarmos mais íntimos, mas em um sentido especial: precisaremos ser mais próximos, altruístas, justos e humanos se quisermos sobreviver. O ódio não deixará de existir, mas, por um tempo, será mais lento. A tecnologia, que já vinha transformando hábitos, tornou-se a principal intermediária entre nós e o mun- do. Para aprender algo novo, podemos simplesmente destravar o celular e procurar um curso online, gratuito ou não. Até a consulta médica ganhou novos formatos, com a prática mais constante da telemedicina. Todos tivemos que nos adaptar às novas ferramen- tas e maneiras de pensar, planejar, comprar, empre- ender e de nos relacionarmos. No trabalho, usamos soluções de videoconferência e comunicação para nos mantermos conectados e informados. A gestão dos negócios e de equipes é impactada diretamente, surgindo a ne- cessidade de usarmos plataformas inte - gradas, com acesso remoto para todo o time. A autonomia deve ser priorizada, e a confiança nos colaboradores e pares é imprescindível. Na comunicação corporativa, a inte- gração, tão necessária para alcançar me- lhores resultados, será desafiadora para aqueles que ainda não se adaptaram. Os dados e a tecnologia se consolidaram como os nossos maiores aliados, pois são os meios de se obter as melhores in - formações e de tomar decisões mais efe- tivas, além de tornarem o trabalho mais eficiente. Inteligência Artificial e machi- ne learning serão aplicados, constan- temente e cada vez mais, em bases de dados, para análises mais rápidas; no atendimento ao consumidor, para uma ampliação eficaz do relacionamento; e até na produção de materiais, como relatórios automatizados. Já a comunicação interna se torna algo indispensável para as empresas, pois há o desafio de manter o time engajado de maneira remota. Na CDI, observamos essas “tendências” há algum tempo – coloco aspas pelo fato de já terem se torna- do realidade – e nos preparamos pensando sempre que o momento chegaria. Claro que não dava para imaginar que seria dessa forma, mas procuramos sempre nos an - tecipar para não sermos surpreen - didos pelo novo. Estruturamos uma área de inovação para estar em constante construção do desconhecido. Digital, Business Intelligence , Planejamento e Criação andam juntos para podermos oferecer criatividade e estratégia em todos os serviços. O relacionamento com criadores de conteúdo, influenciadores, assim como a produção de conteúdo multiplataforma já es- tão em nosso DNA. E, mais importante, o lado humano das relações, seja com equipe, clientes e parceiros, é uma prioridade e parte intrínseca de nosso jeito de ser, pois entendemos que sem essas pessoas incríveis ao nosso lado não poderíamos deixar legados. Afinal, dentro do contexto de distanciamento so- cial, comunicar se tornou elemento estratégico para operações cada vez mais fragmentadas. E reduzir a distância entre a sua mensagem e o seu público, mais do que nunca, independe do local onde cada um se en- contra.

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