Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

102 Solidariedade na pandemia período, temos oportunidade de também inspirar o espírito de solidariedade que o momento exige”, aponta o executivo. A Nic.BR e a Telefônica Vivo estão entre as responsáveis por manter de pé a intensa comunicação remota exigida pela crise. O primeiro, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, responde pela gestão dos endereços virtuais e ativações de pontos de presença no País todo, com atividades relacionadas à infraestrutura de datacenter, manutenções e implementação. Além da suspensão de contratações e demissões, o home office e a divisão de turnos para reduzir a concentração de pessoas nos datacenters foram medidas adotadas, diz o diretor-presidente Demi Getschko. “Aumentamos o período de leniência para não acarretar perdas de domínio por inadimplentes e não tivemos queda no período”, comemora. A Telefônica Vivo atua na área social por meio de fundação destinada essencialmente à educação e concentrou esforços em amenizar o impacto do isolamento sobre a área. O presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, ressalta a plataforma Escola Digital, um repositório de 30 mil conteúdos com curadoria de 500 professores que ganhou reforço de servidores, atende 23 estados, pode ser empregado por professores, pais e alunos e em dois meses alcançou dois milhões de acessos. Outro destaque é a plataforma de educação continuada de professores Escolas Conectadas , com cursos certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul reconhecidos pelas secretarias estaduais e municipais de educação, cujo acesso cresceu 18% só no mês de março, com interesse em cursos voltados ao momento de digitalização escolar. O lançamento da metodologia de ensino de empreendedorismo Pense Grande , já implantado em escolas técnicas paulistas, ganhou aplicativo para ampliar seu alcance e, em parceria com a Comunitas, destinou R$ 1 milhão para o Governo de Minas Gerais garantir a segurança alimentar de crianças em situação de miséria que têm na escola sua principal fonte alimentar. A ativação dos 72 comitês de voluntariado em 48 cidades trouxe resultados como a entrega de máscaras em postos de saúde e captação de alimentos para ONGs. Um site rende etapas como a Troca Solidária , com troca de pontos por doações – a empresa está destinando R$ 400 mil para o programa. Ainda na área interna, um verdadeiro esforço de guerra internalizou mais de dois mil funcionários de call center em uma semana. Remota, a atividade de comunicação tem reforço de ações como mensagem semanal do presidente Christian Gebara conectada por mais de 600 executivos de uma só vez. Além dos funcionários, as comunidades vizinhas entraram na mira das grandes companhias. Com política voltada a seus entornos, a Dow investiu R$ 2,5 milhões para apoiar causas relacionadas à saúde ou para assistência a comunidades afetadas. Isso incluiu realocação de parte da verba de projetos sociais. Uma parcela de R$ 163 mil foi destinada para seis Demi Getschko, Nic.BR Americo Mattar, Fundação Telefônica Vivo

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