Manual Básico de Segurança no Trânsito

29 • Calibragem: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, preju- dicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível ou energia e reduzem a aderência ao piso com água. • Desgaste: os sulcos dos pneus devem estar dentro dos limites do indicador de des- gaste (TWI). A função dos sulcos é permitir o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado. • Deformações na carcaça: veja se os pneus não têm bolhas ou cortes. Essas deforma- ções podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão. • Dimensões irregulares: não use pneus de modelo ou dimensões diferentes das reco- mendadas pelo fabricante, para não reduzir a estabilidade e desgastar outros compo- nentes da suspensão. • Você pode identificar outros problemas de pneus com facilidade. Vibrações indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas. Veículo “puxando” para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. Tudo isso pode reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veí- culo. • Nos pneus de motocicleta as bandas de rodagem laterais são tão importantes quanto os sulcos centrais, por isso, observe se há desgaste excessivo avaliando se há bolhas e vestígios de borracha granulada. Esses sinais podem representar a limitação de sua motocicleta realizar curvas, colocando a sua vida e de eventual passageiro em risco. • É proibido o uso de pneus reformados em motocicletas e veículos similares. Não se esqueça de que todas essas recomendações também se aplicam ao pneu sobressalente (estepe), nos veículos em que ele é exigido. Equipamentos obrigatórios Conforme determina o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), para circular em vias públi- cas, os veículos devem estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento: • Para os ciclomotores: espelhos retrovisores, de ambos os lados; farol dianteiro, de cor branca ou amarela; lanterna de cor vermelha na parte traseira; velocímetro; buzina; pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; dispositivo destinado ao con- trole de ruído do motor. • Para as motonetas, motocicletas e triciclos: espelhos retrovisores, de ambos os lados; farol dianteiro, de cor branca ou amarela; lanterna de cor vermelha na parte traseira; lanterna de freio de cor vermelha; iluminação da placa traseira; indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro; velocímetro; buzina; pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; dispositivo destinado ao controle de ruído do motor. Sistemas de freios O sistema de freios desgasta-se com o uso e tem sua eficiência reduzida. Freios gastos exigem maiores distâncias para frear com segurança e podem causar acidentes.

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