Manual Básico de Segurança no Trânsito
19 1.14 Regras aplicáveis aos pedestres O comportamento do pedestre é imprevisível.Tenha muita cautela e dê sempre preferência aos pedestres. Problemas com o álcool não são exclusividade dos condutores. Pedestres também se embriagam e geralmente acabam atropelados. Quase todas as vítimas são pessoas que não sabem conduzir um veículo, não tendo, portanto, noção da distância de frenagem. Muitos são desatentos e confiam demais na ação do condutor para evitar atropelamentos. O condutor defensivo deve dedicar atenção especial a pessoas idosas e deficientes físicos, que estão mais sujeitos a atropelamentos. Igualmente, deve ter muito cuidado com crianças que brincam nas ruas, correndo entre carros estacionados, atrás de bolas ou animais de estimação. Geralmente atravessam a pista sem olhar e estão sob alto risco de acidentes. 1.15 Regras aplicáveis aos ciclistas O ideal é mesmo a ciclovia. Mas onde não existir, o ciclista deve transitar na pista de rolamento, em seu bordo di- reito, e no mesmo sentido do fluxo de veículos. A autoridade de trânsito pode autorizar a circulação de bicicletas em sentido contrário ao do fluxo dos veículos, desde que em trecho dotado de ciclo faixa. A bicicleta tem preferência sobre os veí culos motorizados. Mas o ciclista tam- bém precisa tomar seus cuidados. Deve trajar roupas claras e sinalizar com an- tecedência todos os seus movimentos. Siga o exemplo dos ciclistas profissio- nais, que geralmente levam esses as- pectos a sério. 1.16 Regras aplicáveis à condução de animais e a veículos de tração animal Devem ser conduzidos pela pista da direita, junto ao meio-fio ou acostamento, sempre que não houver faixa especial para tal fim, e conforme normas de circulação ditadas pelo órgão de trânsito. 1.17 Comportamento dos condutores em relação aos pedestres e ciclistas Mantenha a atenção ao conduzir, mesmo em vias com tráfego denso e com baixa velocidade, obser- vando atentamente o movimento de veículos, pedestres e ciclistas, tendo em conta a possibilidade da travessia de pedestres fora da faixa e a aproximação excessiva de outros veículos, ações que podem acarretar acidentes. Essas situações ocorrem em horários preestabelecidos, conhecidos como “horários de pico”. São os horários de entrada e saída de trabalhadores e acesso a escolas, sobretudo em polos geradores de tráfego, como “shopping centers”, supermercados, praças esportivas etc.
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