Revista Locação 99
32 Tecnologia A TECNOLOGIA está cada vez mais presente no dia a dia da gestão de empresas de todos os portes e segmentos, proporcionando maior eficiência e agilidade no ambiente corporativo. No entanto, muitas pequenas e médias empresas ain- da são administradas sem esse suporte tecnológico – recorrendo a planilhas do Excel, por exemplo. Pensando nisso e com o obje- tivo de contribuir na otimização e simplificação dos fluxos de tra- balho, melhorar processos opera- cionais e estratégicos para maior qualidade dos serviços, além do aumento da produtividade e mui- tas outras possibilidades, a ABLA buscou uma solução para atender e suprir as carências tecnológi- cas entre os associados. Afinal, muitas empresas do setor ainda utilizam processos não automa- tizados em suas operações e não possuem recursos para investir em soluções tecnológicas. Assim, a ABLA Negócios e Serviços foi criada pela atual gestão com o objetivo de ser um hub (plataforma, ponto de apoio) de desenvolvimento tecnológico para o segmento de locação de veículos e suas empresas. O desenvolvimento do projeto teve início no final de 2019. Por causa da pandemia, começou a operar em janeiro deste ano, ten- do à frente o consultor e advoga- do Bruno Fernandes de Araújo, CEO da ABLA Negócios e Servi- ços, uma empresa de proprieda- de exclusiva da ABLA, com sede em Belo Horizonte, onde ocupa um espaço com 100 metros qua- drados, no qual conta com dez desenvolvedores trabalhando. De acordo com Araújo, no segmento de locação ainda há diversas empresas com sistemas sem integração entre si. Com a ABLA Negócios e Serviços, o objetivo é reuni-las em um único lugar. “Existe uma disparidade no mercado entre quem tem acesso à tecnologia e quem não tem. A ABLA Negócios e Serviços de- senvolve e vai fornecer produ- tos de alta tecnologia, entre eles softwares de gestão e operação e sites modernos, aos associados da ABLA. Tudo disponível sem custos extras. Nosso objetivo é fomentar o marketplace que de- senvolvemos e criar um sistema aberto, dinâmico e moderno em torno das empresas que atendem o segmento”, explica o CEO. Segundo Bruno, a ABLA Ne- gócios e Serviços está em fase fi- nal de lançamento de alguns pro- dutos – marketplace, aplicativos de checklist e sites gratuitos para os associados. E há ainda outros produtos que já estão na fase do MVP (Produto Mínimo Viável, na sigla em inglês), ou seja, se en- contram agora numa versão que já permite uma volta completa do chamado ciclo construir/medir/ aprender, com o mínimo de esfor- ço e o menor tempo de desenvol- vimento. “Nessa fase já é possível verificar a otimização de tempo. Em breve, teremos mais novida- des no âmbito da ABLA Negócios e Serviços”, conclui Araújo. ABLA NEGÓCIOS
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