Revista Locação 99

28 “O momento serve para discu- tirmos alguns mitos, por exemplo a ideia de que existe ganho de capital entre as locadoras no mo- mento da desmobilização da fro- ta”, completou Paulo Henrique, da AUDIT LocOne. OS ELÉTRICOS VÃO DECOLAR? Uma discussão que se tornou cada vez mais frequente nos úl- timos anos foi tema de um dos painéis do XVI Fórum: afinal, é hora de incorporar os elétricos à frota das locadoras? Os convidados para o debate foram unânimes em afirmar que a venda de elétricos vem crescen- do. “Esse mercado deve evoluir no Brasil naturalmente, porque a cadeia produtiva mundial está migrando para o elétrico. No rit- mo atual, não há como o Brasil ficar desconectado dessa realida- de. Até 2030 teremos algo como 30%, até 40%dos veículos vendi- dos no Brasil como híbridos e elé- tricos”, defendeu Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasilei- ra de Veículos Elétricos e diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da BYD Brasil “A Audi está totalmente foca- da na eletrificação, oferecendo a oportunidade de ter mobilidade de maneira sustentável e neu- tra para o clima. É certo que no futuro todos os veículos serão elétricos, só não sabemos a velo- cidade com que isso vai aconte- cer. Além de todas as vantagens, os elétricos possuem de 50% a 70% menor custo de manuten- ção por serem produzidos com menor quantidade de peças”, ex- plicou André Maranhão, gerente de projetos da Audi do Brasil. Outra montadora, a Nissan, aposta num elétrico, o Nissan Leaf, e comemora as unidades vendidas no Brasil desde julho de 2019, ainda longe da marca global (mais de 500 mil unidades empla- cadas ao redor domundo). “Agora, o nosso foco é entender todo o histórico de utilização dos clien- tes para prosseguir com o avanço da eletrificação. A nossa parceria com as locadoras é de fundamen- tal importância para as pessoas terem a oportunidade de conhe- cer o produto. A grande maioria dos que locaram o Leaf nunca ha- via utilizado um veículo elétrico”, relatou Márcio Alexandre, gerente sênior de desenvolvimento de no- vos negócios da Nissan do Brasil. 3º DIA 21 DE OUTUBRO Eduardo Albuquerque, head de inovação da Conquer, com- partilhou com o público do XVI Fórum sua visão sobre as bar- reiras que muitas empresas enfrentam, em qualquer setor, para inovar: “O mundo atual muda a toda velocidade, o que exige de nós uma nova perspectiva. Não é di- ferente com as locadoras. Elas precisam mudar a forma de pen- sar o negócio. Vejam o caso do Facebook, em que o fundador incentiva seus colaboradores a buscarem modelos que, em últi- ma instância, poderão matar o próprio negócio. Uma nova rota tecnológica está transformando os negócios, mas algumas empresas se recusam a embarcar nessa rota e adquirir novas competências. O receio de errar não se justifica hoje; eu pos- so errar e aprender rápido. A ve- locidade da mudança dos tempos atuais me permite agir assim. É um tempo de diversidade. O diferente é que propicia a mudança. O mundo é acelerado. As empresas são sustentáveis”. CENÁRIOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS: O QUE ESPERAR EM 2022? O economista Guilherme Dietze, da Fecomercio/SP, começou o encontro falando sobre as pers- pectivas imediatas, para o final de ano e 2022. “Com o paga- mento do décimo terceiro con- centrado nos meses de novem- bro e dezembro, teremos um fim de 2021 mais rico. Porém, para o próximo ano, o cenário prossegue muito desafiador, de inflação em alta, margens estreitas, problemas com a ca- deia global e atividade econô- mica em compasso de espera. Há projeções do Boletim Focus do Banco Central de que a taxa de juros deve chegar aos dois dígitos”, alertou ele. Para o CEO da Solution4Fleet, André Ricardo, quem conseguir comprar veículo novo agora vai poder entrar em 2022 alinhado com as mudanças que estão fa- zendo o mercado realinhar ta- rifas, por exemplo. “Existe uma oportunidade para as locadoras, GUILHERME DIETZE XVI Fórum

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