Revista Locação 99
27 XVI Fórum funcionários da indústria e 1% poder público. A pesquisa reve- la que, desse grupo, a distância percorrida, diariamente, parte de 20 e chega a 30 quilômetros por dia. Mais de 66% dos entrevista- dos possuem veículo próprio. 2º DIA 20 DE OUTUBRO O presidente da Associação Na- cional dos Fabricantes de Veícu- los Automotores, a Anfavea, foi convidado para falar sobre os ce- nários da disponibilidade e o pre- ço dos veículos. Luiz Carlos Mo- raes participou do painel ao lado de Letícia Costa, sócia da Prada Assessoria, com a mediação de Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da ABLA. A consultora não se mos- trou otimista com a solução da situação dos semicondutores ainda em 2022, o que, para ela, não impede que haja uma recu- peração, “não se sabe a que ritmo, da indústria automo- tiva”. Para Letícia, a tendên- cia é que as restrições sejam decrescentes em 2022, mas o cenário é complexo para previ- sões de médio prazo. Luiz Carlos Moraes enfatizou que as restrições na logística global da indústria automotiva começaram com a pandemia e permaneceram ao longo deste ano. “Não é apenas a falta de semicondutores, cuja situação é dramática no setor de automó- veis, mas também a escassez de contêineres e borracha, as res- trições de voos e outros aspec- tos que influenciam diretamente na produção”. explicou. Segundo o presidente da Anfavea, as perdas globais na produção de veículos chegam a quase 8 milhões de unidades. No Brasil, essa perda gira em torno de 240 mil a 280 mil veículos. A estabilização na produção só está prevista para a partir do se- gundo semestre de 2022. Paulo Miguel Junior, da ABLA, aposta na normalidade apenas em 2023. “Recomposição talvez apenas em 2024, com a volta da produção em grandes volumes”, completou ele. REVENDAS E MERCADO DE SEMINOVOS EM SINAL DE ALERTA A discussão sobre os cenários e pontos de atenção para a re- venda de veículos movimentou o papo entre J.R.Caporal, CEO e co-fundador da Auto Avaliar; Ana Renata Navas, diretora ge- ral da Cox Automotive Brasil; e Paulo Henrique, fundador e CEO da AUDIT LocOne. Caporal iniciou a conversa per- guntando: “Quando voltaremos ao normal?”. Para ele, a resposta depende de a indústria ter recur- sos e capacidade de produção. “O preço depende do mercado”. A relação entre oferta e de- manda também mexeu com as locadoras. “O índice de locação cresceu e, diante desse cenário de escassez de oferta de novos e seminovos, que não vai durar para sempre, qualquer compra para renovar a frota é bem-vin- da”, afirma Caporal. Ana Navas, da Cox Automoti- ve Brasil, lembrou que a pande- mia é um fenômeno nunca visto antes. "Ela trouxe uma inédita anormalidade na precificação dos veículos, mas as pesquisas mundiais indicam que os preços tendem a voltar à estabilida- de apenas no prazo de um ano e meio. Por enquanto, o carro seminovo passou a ser alterna- tiva para quem desejava o carro zero”, observou ela. LETÍCIA COSTA
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