Revista Locação 99

XVI Fórum “O setor de mobilidade urba- na vem passando por uma forte transformação nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e mudança de perfil dos consumido- res, que cada vez mais abremmão da aquisição de bens próprios. O cenário faz com que novos mo- delos de mobilidade cresçam em todo o mundo, especialmente no Brasil. O mercado se expande a cada ano em volume de veículos e por isso serão necessárias novas empresas para atender a essa de- manda”, avaliou André Ricardo. “É importante entender quais modalidades de soluções os novos players estão buscando. Até aqui, 70% dos nossos clien- tes são das locadoras focadas na terceirização de frota, mas recentemente passaram a ser clientes montadoras e grupos de concessionárias”, completou Fernando Saddi. relação ao custo do que adqui- re”, alertou Ricardo. Ainda segundo a pesquisa, o interesse por programas de fi- delidade está crescendo. E há também uma percepção mais apurada sobre os dados que um veículo carrega a respeito de seu condutor. “Com a Lei de Prote- ção de Dados, aumenta a cons- ciência do consumidor. Os mais jovens estão mais conscientes e os mais velhos mais flexíveis com o compartilhamento de da- dos”, acrescentou o conselheiro. Para realizar o estudo foram elaboradas 48 questões, respon- didas por 942 participantes, de várias regiões do país, por meio de questionário eletrônico, de 31 de maio a 25 de junho de 2021. Entre os participantes, 37% são consumidores, 24% exe- cutivos da indústria automobi- lística, 23% estudantes, 14,5% PESQUISA DETECTA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES Os resultados de uma pesquisa inédita da SAE Brasil, KPMG e Au- todata sobre o comportamento dos consumidores, o ecossistema automotivo e os impactos para as locadoras foram apresentados durante o XVI Fórum ABLA. Ricardo Bacellar, conselheiro da SAE Brasil, mostrou os prin- cipais diagnósticos do levanta- mento, comentados por Camilo Adas, presidente da entidade. “Nós detectamos entre os consumidores uma nítida mu- dança comportamental, para a qual precisamos nos adaptar. Vivemos uma transformação so- cial muito grande, acelerada pela pandemia. Os reflexos no trans- porte público foram enormes, mexeram com todos os serviços ofertados. O consumidor tem hoje muito mais consciência em

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