Revista Locação 99

16 Conheça a tecnologia que mapeia os mais de 100 milhões de veículos do Brasil e fornece inteligência para a tomada de decisão em negócios COMO estão distribuídos os car- ros, motos, ônibus e caminhões pelo território nacional? Essa pergunta, que soa como mera curiosidade para a maioria de nós, é fundamental para as gran- des empresas do setor automo- tivo. Afinal, qual região pode es- tar carente de uma locadora de veículos? Como melhor alocar estoques de peças e distribuir suprimentos de recall? Quais as localidades em que uma monta- dora vende menos, ou mais? Decisões acertadas de investi- mento e logística dependem des- sas e de outras respostas; e to- das elas podem ser encontradas no Painel de Inteligência Veicular, solução desenvolvida pela parce- ria entre Senatran e Serpro. O QUE ELE FAZ? Trata-se de um painel acessado pela web, de fácil navegação, com informações baseadas no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e con- tendo alto nível de detalhamen- to. Está tudo lá: a categoria, a marca, o modelo, tipo de com- bustível, se o proprietário é pes- soa física ou jurídica. E tudo isso georreferenciado até o nível de bairro (ou CEP), permitindo uma análise completa da frota de ve- ículos por região. São informa- ções atualizadas – e garantidas por bases oficiais de governo – dos mais de 100 milhões de veículos registrados no Brasil a partir de 1980. Dados prontos para serem analisados e utiliza- dos para subsidiar estratégias de negócio e diminuir o risco de investimentos no setor. ORÁCULO O Painel de Inteligência Veicular é como um oráculo de dados inter relacionados que está só esperan- do as perguntas certas para forne- cer as respostas que seu negócio precisa. Sua utilização é simples e intuitiva. O trabalho todo é feito pela tecnologia de Data Discovery que acessa, interpreta e classifica os registros do Renavam para ge- rar mapas de calor, gráficos e ta- belas sob demanda. “Podemos citar muitos exem- plos de análises que podem ser construídas dentro painel. Loca- doras com atuação nacional po- dem distribuir seus veículos de acordo com o volume de marcas semelhantes nas regiões de atu- ação; montadoras podem incen- tivar vendas diretas onde seus veículos são predominantemente de pessoas jurídicas; indústrias de peças podem planejar melhor a distribuição de seus estoques. E assim por diante. O que você quiser saber, os dados respondem. Do crescimento anual do número de carros elétricos em circulação, à marca de moto preferida em um bairro da sua cidade”, explica Mar- cio Fujita, da área de Produtos de Informação e Análise do Serpro. Ainda de acordo com o ana- lista, o público alvo da solução são empresas médias e grandes de atuação nacional que pos- suem a cultura de tomar deci- sões baseadas em informações. “Geralmente, essas organiza- ções utilizam terceiros que pro- duzem relatórios e pesquisas a um alto custo. O Painel de Inteli- gência Veicular representa uma ruptura desse modelo. Com ele, as áreas de inteligência das em- presas são empoderadas, pas- sam a ter independência para a coleta de dados estratégicos e podem incrementar seus mode- los de informação descobrindo novos insights e respostas para seu negócio”, completa Marcio. QUER ACESSAR O PAINEL? O Painel Veicular pode ser con- tratado por pessoas jurídicas que obtiverem anuência junto ao Denatran. Com uma assina- tura mensal fixa, o cliente pode conectar-se à solução de modo ilimitado. Acesse a página da Loja Serpro (www.loja.serpro. gov.br/painelveicular) c onheça mais detalhes da tecnologia e solicite uma demonstração han- ds-on do produto. INFORMAÇÃO ADITIVADA PARA TURBINAR O MERCADO AUTOMOBILÍSTICO Publi

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=