Revista Locação 98
26 Frota PROCURAM-SE CHIPS DESESPERADAMENTE EM 2020, o isolamento social praticamente inviabilizou as ati- vidades presenciais nas mon- tadoras e, quando a produção finalmente voltou a dar sinais positivos, vieram novas suspen- sões provocadas pela falta de semicondutores. Tratam-se de componentes essenciais para os veículos e o resultado é uma enorme dificuldade para o aten- dimento da demanda pelos 0 km. De acordo com o presiden- te do Sindipeças, Dan Ioschpe, a oferta de semicondutores só deve voltar à normalidade em 2022. “Estamos vivendo essa – veículos de maior valor agre- gado, tais como os utilitários esportivos. Na prática, não há disponibilidade quase nenhu- ma para os chamados veículos de entrada. Segundo Ioschpe, no entanto, mais grave seria a inexistência de demanda, “e não é o caso”, afirma. “Ao contrário, temos de- manda bastante interessante”. Porém, o presidente do Sindipe- ças reconhece que a incerteza no fornecimento dos componen- tes trava decisões dos empreen- dedores e dos gestores, no mo- mento de ampliar o contingente MONTADORAS ESTÃO DIRECIONANDO COMPONENTES PARA OS VEÍCULOS DE MAIOR VALOR AGREGADO incerteza e é muito difícil pre- ver o que acontecerá, já que cada agente da cadeia possui planejamento diferente”, diz ele. “Alguns têm estoque, ou- tros não, e quando você traba- lha sem estoque, com falta de matéria-prima e de semicondu- tores, perde-se o ritmo e atua- -se de forma ineficiente”. Mudou, porém, o posiciona- mento estratégico das monta- doras. Diante da escassez de componentes, algumas marcas decidiram direcionar os recur- sos disponíveis para fabricar – e colocar à disposição do mercado
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