Revista Locação 98
24 No acumulado do semestre, houve avanço de 32,81%, com total de 1,07 milhão de ve- ículos vendidos. No entanto, as locadoras não estão tendo pedidos atendidos. O que o senhor pode dizer sobre isso? Alarico Assumpção Júnior: Devemos res- saltar que esse crescimento no semestre se deu em grande parte pelo baixo volume comparativo de 2020. No ano passado, tive- mos, nessa época, os piores picos da pan- demia e as vendas presenciais haviam caído muito por conta das quarentenas e, por isso, os percentuais de crescimento tendem a ser mais expressivos agora. Além disso, as montadoras adotaram, mundialmente, uma política de atendimento das vendas a varejo, onde operam com melhores margens. Qual é o estoque das concessionárias no momento? AAJ: Os estoques de alguns modelos estão muito baixos, já que a indústria vem tendo dificuldades para adquirir peças e compo - nentes, especialmente eletrônicos, para atender à demanda. Fechamos o mês de junho com 71,3 mil veículos em estoque, o que representava apenas 12 dias de vendas. Em termos quantitativos, quantos veículos deixaram de ser entregues à rede de distri- buição? AAJ: Assim como já divulgado pela Anfavea, estimamos que atingimos no mês de junho um déficit entre 120 mil a 162 mil unidades. Quando o senhor acredita que a produção e as vendas voltem ao normal e os pedidos represados sejam atendidos? AAJ: Permanecemos na expectativa de dias melhores e na torcida para que produção seja regularizada o quanto antes. Certa- mente, quando isso acontecer, o volume será maior. A Fenabrave espera que a oferta se reequilibre em 2022 e seja um ano melhor que este. Toda essa crise é em função da falta de semicondutores ou outros fatores internos estão influindo negativamente? AAJ: Sem dúvida, o principal fator é a falta de peças e componentes. Isso vem causando di- ficuldades na produção e limitando a oferta de veículos. Agora, a questão do aumento dos juros, a aceleração da inflação e a instabili - dade política também influenciam direta - mente no índice de confiança do consumidor. EXPECTATIVA DE DIAS MELHORES Ouvimos o presidente da Federação Nacio- nal da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Júnior, sobre o atual momento da indústria automobilística e as dificuldades enfrentadas pela falta de veículos novos. Confira. Mercado
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=