Revista Locação 97
10 LOCAÇÃO PARA MOTOR UMA DAS ATIVIDADES diretamente afetadas com a pandemia, e que não escapou dos efeitos do isola- mento social, o trabalho dos mo- toristas de aplicativo esteve no ano passado ao sabor dos “humo- res” dos planos de contingência aplicados pelo governo para com- bater a proliferação da Covid-19. Quando houve abertura para maior circulação das pessoas, esse pessoal – que utiliza os serviços das locadoras em larga escala para trabalhar – pôde ir às ruas e encontrou movimento. Agora, em 2021, fica a expecta- tiva de uma nova retomada, com o avanço da vacinação. Será que isso vai realmente acontecer? Para quem atende esse seg- mento, a resposta é “sim”. Pu- blicado recentemente, o balanço do primeiro trimestre de uma das maiores locadoras do país, por exemplo, aponta para a reto- mada consistente de aluguel de veículos de motoristas de apli- cativos como uma das possibili- dades de crescimento ao longo do ano. Na Kovi, startup disrup- tiva que, de forma colaborativa com montadoras e locadoras, proporciona a locação de carros a motoristas de aplicativo, a ex- pectativa também é positiva. “O mercado de aluguel de ve- ículos para motoristas de aplica- tivos acompanha muito o cenário da mobilidade nas cidades. Com o lockdown, a quantidade de cor- ridas dos aplicativos é reduzida, e consequentemente reduz-se a renda dos motoristas de aplica- tivo. Com isso, a procura por alu- guel de carros também cai. Com as flexibilizações das fases de restrição nas cidades, já vemos uma clara recuperação e um au- mento considerável na procura por aluguel de carros. A quantida- de de cadastros aqui na empresa já se assemelha ao início do ano, antes do lockdown. E a previsão é que com a melhora nos núme- ros da pandemia, essa tendência cresça ainda mais”, avalia o CEO da Kovi, Adhemar Milani Neto. Assim, a expectativa é que as locadoras sejam beneficiadas com essa tendência. Afinal, como expli- ca Adhemar, a visão do automóvel como um serviço – e não um bem – já é uma realidade. Para ele, os motoristas de aplicativos foram precursores nesse movimento. “Muitos iniciaram na profissão ainda sem ter um carro. Assim, buscaram as locadoras como uma forma de ter acesso ao veículo e começarem a trabalhar”, lembra ele. Adhemar estima que o mer- cado de viagens com aplicativos possa atingir um faturamento de R$ 9 bilhões até 2030. Pensando em abocanhar parte desse mercado, muitas DIFICULDADE EM RENOVAR A FROTA NÃO DESANIMA QUEM APOSTA NESTE SEGMENTO Capa
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