Revista Locação 96

43 O associado ABLA encontra na Autorola uma parceira apta a ajudá-lo na construção e na efetivação dessa estratégia voltada à desmobilização online de sua frota de veículos usados A plataforma digital, conhe- cida como “Marketplace”, fun- ciona como uma vitrine virtual, onde o comprador (em sua gran- de maioria lojistas de veículos) pode acessar veículos de dife- rentes empresas, apenas com um clique. As vendas de veículos semino- vos, principalmente de locadoras, mudaram completamente nos úl- timos anos. Atualmente o tempo médio de venda online de um se- minovo é de menos de 24 horas, enquanto as lojas físicas levam cerca de 1 semana para a venda de um carro. A digitalização se provou tão eficaz que atualmente cerca de 50% da desmobilização de frotas corporativas já ocorre de forma digital. O Brasil possui dimensões continentais. Sendo um dos cin- co maiores países do mundo, é operacionais do processo como um todo e, somado a isso, tam- bém é comum aumentarem as margens nas vendas. Já para quem compra tem a garantia de segurança, transparência e agilidade no processo. A loca- dora irá conseguir uma maior agilidade no processo de venda e um maior número de ofertas por seus carros. Ter a sua locadora bem-posi- cionada em um ambiente digital de venda de veículos usados, deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade. No caso do associado ABLA, ele pode encontrar na Autoro- la uma parceira apta a ajudá-lo na construção e na efetivação dessa estratégia voltada a des- mobilização online de sua frota de veículos usados. A Autorola pode ajudar na construção de um “White Label” customiza- do para ele, onde toda a frota de veículos usados da locadora estará disponível em um am- biente online, para um número cada vez maior de interessados poder acessá-la 24 horas por dia. É possível ainda expor essa frota de forma simultânea no “Marketplace” da própria Auto- rola, que atualmente conta com mais de 6.000 lojistas atuan- tes, comprando os carros que lá ficam expostos diariamente. Todo o processo de compra e venda passa a ser auditado através das ferramentas que hoje a Autorola disponibiliza para o associado ABLA, como o Fleet Monitor por exemplo, ferramenta que já ganhou di- versos prêmios na Europa por sua eficácia. Os relatórios de performance gerados após cada evento facilitam a vida do em- presário, que passa a acompa- nhar efetivamente os ganhos do seu negócio com usados. Marcelo Barros é country manager da Autorola no Brasil (www.autorola.com.br) de se esperar que tenha uma frota de veículos compatível com suas extensões. Porém, a distribuição dessa frota não é igualitária e apresenta maior concentração de veículos na região Sudeste. A venda online permite oferecer o mesmo pro- duto, ao mesmo tempo, para potenciais compradores em to- das as cidades do país, mesmo o carro estando fisicamente em São Paulo, por exemplo. Com a pandemia e a restri- ção de circulação, esse serviço online se tornou ainda mais de- mandado, inclusive pelas loca- doras, que descobriram na fer- ramenta mais um aliado para a desmobilização de suas frotas. As empresas que optam por di- gitalizar o processo de desmo- bilização de frota têm a opor- tunidade de reduzir os custos

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