Revista Locação 96

32 Regional mais dificuldades para comprar e receber veículos novos. As montadoras, receosas, ti- veram de ter muita cautela na retomada gradual nas linhas de produção. Para tentar compen- sar o prejuízo do período, rea- justaram suas tabelas em torno de 33% para o setor de locação de veículos, na comparação en- tre os preços praticados em fe- vereiro e em dezembro de 2020. Ficou muito mais difícil para as locadoras renovarem suas fro- tas, assim como para as pessoas físicas e pequenas empresas, tor- nando quase impossível repor os veículos que tinham sido vendi- dos no auge das quarentenas. O panorama só mudou a par- tir de setembro de 2020, quando o mercado de aluguel de veículos deu uma volta de 180º. Os moto- ristas de aplicativos retornaram ao trabalho em maior número e as pessoas físicas e pequenas empresas começam a ver, de fato, que o custo-benefício do aluguel de veículos é muito me- lhor do que o do veículo próprio. O mercado de veículos se aqueceu, com preços altos tan- to para os seminovos como para ENTRE MARÇO e agosto de 2020, as locadoras que operam com aluguéis para aplicativos e pessoas físicas sofreram uma queda que chegou a 90%, empi- lhando carros em seus pátios e com o setor constatando o fecha- mento de parte dessas empre- sas. As terceirizações de frotas para os setores público e privado, que ajudaram as locadoras a ten- tarem manter suas operações, mesmo essas tiveram queda de aproximadamente 30%. Naquele período do ano pas- sado, para sobreviverem as lo- cadoras tiveram que desmobili- zar parte de suas frotas com a venda de veículos, assim como fizeram as famílias com mais de um veículo na garagem e tam- bém as pequenas empresas de diversos setores, com suas fro- tas próprias. As montadoras pararam a fabricação e o mercado de au- tomóveis zero quilômetro tam- bém parou. Naquele cenário, sem carros no mercado, as loca- doras ainda tentaram manter as suas frotas no pátio, na medida em que passaram a perceber, na prática, que teriam cada vez MEIO DE TRANSPORTE ESSENCIAL APÓS 12 MESES DE PANDEMIA POR ROGÉRIA ALENCAR Crédito: Leandro Cagiano os carros zero quilômetro – que, além de caros, estavam e ainda estão com prazo de entrega en- tre 60 a 180 dias. Os descontos 'milagrosos' das montadoras de- sapareceram. Mas, por outro lado, os pátios das locadoras começaram a esva- ziar e os preços do aluguel se rea- linharam à realidade do valor dos veículos oferecidos pelas mon- tadoras. De lá para cá, o setor passou a atender ainda mais hos- pitais, clínicas, laboratórios, cen- tros de distribuições, a segurança pública, aplicativos, grandes e pe- quenas empresas e famílias. Não à toa, a locação de car- ros foi reconhecida como ativi- dade essencial pelo Governo Fe- deral. Além de fornecer veículos para as outras atividades que não podem parar, a locação está atendendo pessoas que buscam evitar aglomerações no trans- porte durante a pandemia. Dessa forma, com a compra de carros, atendimento à popu- lação e venda dos seus ativos após pelo menos 12 meses de uso no aluguel, as locadoras também seguem ajudando a fa- zer a economia do país girar.

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