Revista Locação 96
nosso mercado. Desde março de 2020 estamos defendendo o setor entre os órgãos públicos para que haja uma percepção mais apurada da importância das locadoras. Hoje, as locado- ras reconhecem a ABLA como uma associação que está apta e pronta a defendê-las. L: E o que podemos projetar para 2022? P: Será com certeza um ano diferente. Teremos um cenário mais animador. Produtos como o carro por assinatura já estão consolidados e tendem a crescer ainda mais. A retomada das via- gens com preferência pelo tu- rismo regional voltará ao radar. As locadoras estão buscando parcerias, e empresas de outras atividades do segmento turísti- co cada vez mais enxergam as locadoras como parceiras. empresas tiveram que fazer e agora fazem com que elas partam para a terceirização de frota. E se olharmos para trás, veremos que há vários receios que foram superados, como o da falta de crédito e até mesmo a inadimplência, com a negocia- ção e repactuação de contra- tos. O que precisamos é que a vacina chegue até a maior parte da população, para que as restrições sejam abrandadas e a atividade econômica volte ao normal. Hoje, está todo mundo em casa e as lojas permanecem fechadas. Mas isso não durará para sempre. L: Como a ABLA tem se posicionado em defesa do setor nesse momento de crise? P: Nós estamos falando muito diretamente com a imprensa geral e especializada sobre os desafios que enfrentamos, ten- tando sensibilizar as autorida- des para a manutenção da loca- ção de veículos como atividade essencial na pandemia. Nós atendemos muitas empresas públicas e parte das viaturas e ambulâncias que rodam hoje no Brasil são veículos das locado- ras. Precisamos permanecer ativos, inclusive para a reposi- ção dessas viaturas. L: O recolhimento de impostos por parte das locadoras permanece provocando polêmica? P: Sim, infelizmente. Há uma grande desinformação sobre as medidas tributárias aplicá- veis ao setor, o que gera muita indefinição e incertezas. Isso não é bom para uma atividade que cresce consistentemente ano a ano e tem sim recolhido um montante considerável de impostos e gerado empregos com alta capilaridade no país. Por isso, estamos sempre alertando sobre o impacto que a questão tributária causa em L: Para as locadoras, qual é o grande desafio nesse momento? P: Gerir a frota existente é o grande desafio. Por enquanto, ainda existe um equilíbrio. O mercado está girando bem. Mas você, como gestor, precisa levar em consideração que não há veículo para ninguém. Aquela renovação de frota programada com 15,16 meses, agora preci- sará ser esticada. E a frota que estiver disponível precisa ser muito bem pensada para aten- der a todos os clientes e não deixar de prestar o serviço. L: 2021 será então mais difícil ainda que 2020? P: Não, a locação continuará competitiva. Há alguns aspec- tos do cenário atual que favo- recem a locação, por exemplo, a venda de ativos que muitas Capa TEREMOS EM 2022 UM CENÁRIO MAIS ANIMADOR. SERÁ COM CERTEZA UM ANO DIFERENTE
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=