Revista Locação 96
13 tâncias", comenta o presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior. "O recorde foi atingido mesmo diante da dificuldade de comprar e receber carros novos, na medida em que as montadoras sofreram e ainda sofrem com a falta de in- sumos para retomar seu ritmo normal de produção", acrescenta o presidente da ABLA. Para ele, a preocupação de que não haja car- ros suficientes para a renovação da frota persiste, inclusive, para este ano de 2021. Principalmente em função de tais entraves, as compras de car- ros novos por parte das locadoras (360.567 unidades) ficaram apro- ximadamente 33% abaixo daquelas realizadas em 2019, quando o setor emplacou 541.346 automóveis e co- merciais leves. Porém, mesmo em ano de pandemia, o total de postos de trabalho nas locadoras subiu de 75.104 para 77.214; e o número de empresas ativas no segmento avan- çou de 10.812 para 11.053. Paralelamente a isso, em 2020 foram vendidas 44,6 milhões de di- árias de aluguel de carros, ante 49,6 milhões vendidas em 2019. Com isso, o faturamento bruto anual do setor caiu de R$ 21, bilhões para R$ 17,6 bilhões, enquanto o faturamen- to líquido recuou de R$ 19 bilhões para R$ 15,3 bilhões. Até a eclosão do coronavírus, em março de 2020, a economia cami- nhava bem e favorecia os negócios com locação. Mas após o primeiro trimestre, a queda foi acentuada. "Essa retração explica o fato de o setor não conseguir atingir os dois dígitos de crescimento no ano passado, como imaginávamos", afirma o presidente da ABLA, Pau- lo Miguel Junior. Mas a adaptação das locadoras ao novo cenário aconteceu relativa- mente de forma rápida. Logo hou- ve a percepção de que a atividade deveria ser considerada essencial, uma vez que a locação favorece o transporte individual. O serviço foi colocado à disposição, por exemplo, para o aumento do número de via- turas em meio à crise sanitária. Em alguns casos, as locadoras precisa- ram aumentar suas frotas em razão dessa nova demanda. A ABLA se mobilizou junto às au- toridades para reforçar o caráter de atividade essencial da locação, em um pleito que seria admitido pelo governo federal e logo em seguida por muitos estados e municípios. Capa LINHA DE MONTAGEM DA FÁBRICA DA GM EM GRAVATAÍ
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