Revista Locação 95

45 Fim de Papo OSKAR KEDOR, CEO e fundador da Mobility S/A LOCADORAS DEVEM ESTAR ATENTAS ÀS MUDANÇAS NA RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDOR E VEÍCULO A PANDEMIA acelerou tendências que já vinham sendo observadas no mercado automotivo, espe- cialmente na relação do con- sumidor com o carro. Se antes o veículo era visto como objeto de desejo e sinônimo de status, hoje cresce o número daque- les que agora o enxergam como item que pode ser consumido de outras formas, não necessaria- mente como propriedade. São tendências que devem ser acom- panhadas de perto pelas loca- doras de automóveis, para que possam oferecer soluções mais adequadas a esse novo perfil de cliente que vai se desenhando. É verdade que a tendência de “desapego” em relação à pro- priedade veicular ainda é mais forte no exterior, onde apenas 15% dos pertencentes à chama- da “Geração Y” ou “Millenials”, caracterizada pelas pessoas que nasceram entre as déca- das de 1980 - 1990, considera extremamente importante pos- suir um carro. No Brasil, essa parcela é de 51%, mas tende a perder espaço, se observarmos que praticamente a outra me- tade dos consumidores já não vê o veículo como prioridade, necessidade, ou sequer tem a intenção de adquiri-lo. Os “Y” representam, hoje, 50% da po- pulação economicamente ativa e, até 2030, serão 70%. Alguns fatores comportamen- tais também nos ajudam a com- preender melhor essa tendência. O consumidor da “Geração Y” preza por valores como liberdade foto: acervo pessoal

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