Revista Locação 95

41 os elétricos. Os detalhes desse tipo de veículo ainda são poucos divulgados no Brasil. É uma faixa muito pequena que se interessa- ria em sair com um carro elétri- co, pois a maioria tem medo de ficar sem energia no meio do ca- minho”, avalia Paulo Miguel. De qualquer maneira, os núme- ros surpreendem, afinal o cenário do mercado automotivo no ano passado foi totalmente desfavo- rável para as montadoras. Com a cadeia produtiva gravemente afe- tada pela pandemia do coronaví- rus, faltou produto nas concessio- nárias — e também nas locadoras. Mas, enquanto isso, alguns clien- tes, impossibilitados de realiza- rem suas viagens para o Exterior, tinham capital para investir em outras prioridades. De acordo com especialistas do setor, a aquisição de carros de luxo diferenciados foi uma delas. Fugindo dos modelos tradicionais movidos a combus- tão, eles optaram pelos veículos elétricos premium. Uma troca mo- tivada, segundo quem entende do assunto, por economia, eficiência e também pelo ganho em susten- tabilidade e meio ambiente. O reflexo dessa percepção foi imediato. Ao final de 2020, a Audi comemorou o recorde de vendas no segmento. No pico da pandemia (abril 2020), a marca havia lançado o e-tron, mode- lo 100% elétrico equipado com dois motores, que combinados fornecem 408 cv de potência e 67,70 kgfm de torque. De acordo com o diretor de comunicação e marketing da marca, Cláudio Rawicz, foram 183 unidades vendidas. “Foi uma grande sur- presa. Vendemos 133 SUVs e 50 e-tron Sportback. Assumimos a liderança desse segmento com carros que trouxeram a inova- ção dos retrovisores virtuais”, afirma ele. Animada com esse resultado, a marca já anunciou que vem mais novidades por aí. “Para este ano teremos uma variedade ainda maior de produtos 100% elétricos com a chegada dos novos e-tron S Sportback, e-tron GT e RS e-tron GT, em linha com a estratégia da empresa em promover cada vez mais a mobilidade premium sus- tentável”, explica Cláudio. VEÍCULOS ON DEMAND A insegurança de investir num elétrico, principalmente pela questão da autonomia, abriu es- paço para que o cliente possa usufruir do produto sem a neces- sidade de comprá-lo. As locado- ras que já trabalham com esse nicho são a melhor alternativa. Outra opção de locação par- te das próprias concessionárias. A Audi, por exemplo, pretende incluir os modelos elétricos na modalidade on demand. Segundo o programa Audi Luxury Signature, ao final de dois anos de contrato, o cliente pode comprar o veículo alugado com 12% de desconto. DICA: Para quem quer conhecer o universo dos elétricos, o jornal Estadão disponibiliza o Guia do Primeiro Carro Elétrico para que os consumidores possam ter mais informações sobre o produto. Saiba mais: https://mobi l idade.estadao. com.br/series-de-videos/guia- do-carro-eletrico/. n O AUDI E-TRON FOI LANÇADO NO BRASIL EM PLENA PANDEMIA fotos: Paulo Guimarães/Audi

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=