Revista Locação 95

30 A repentina pandemia reforçou a necessidade de planejamento financeiro para os pequenos negócios. Em alguns casos, deixou muitos empreendedores em desespero. A maioria não tinha caixa para sobreviver sem faturamento por tantos meses. Uma pesquisa nacional realizada pelo Sebrae mostrou que, em média, os pequenos negócios conseguiriam pagar as contas com a empresa fechada por até 23 dias. Quem não estava capitalizado precisou buscar crédito e se reinventar para atender o cliente em casa. As incertezas ainda perduram. Por isso, é importante tentar deixar o caixa em ordem e se preparar para a recuperação da economia. MANTENHA O CAIXA EM ORDEM FOCO NO CLIENTE 2 1 Os negócios que sobreviveram durante 2020 precisaram se adaptar. A pandemia acelerou a transformação digital e tornou o consumidor ainda mais multiconectado. Os consumidores do futuro têm algo em comum: a conectividade digital e a necessidade da interação humana. Isso significa que o consumidor está dando maior importância para seu bem-estar físico e mental. As empresas devem utilizar estratégias de comunicação e de atendimento focadas em autocuidado, e que cativem o consumidor através de uma abordagem empática. Mais do que nunca, transparência e agilidade são diferenciais importantes para priorizar a sua marca.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=