Revista Locação 95

3 Palavra do Presidente PAULO MIGUEL JUNIOR, Presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) MONTADORAS QUE TAMBÉM ALUGAM CARROS DIFERENTES MONTADORAS anunciaram, nos últimos me- ses, que já estão oferecendo opções de locação para pessoas que não querem mais pagar pela posse dos veículos. Essa é uma notícia positiva? Sim e não. Tento explicar. Existem mais de 50 milhões de pessoas no país que possuem cartão de crédito – e todo portador de cartão é um potencial usuário da locação de veículos, na medida em que essa é a principal forma de pagamento da locação de carros. Isso mostra que há no Brasil um grande potencial de mercado para que mais pessoas pos- sam usar o aluguel de carros, pagando tarifas di- árias ou se beneficiando de assinaturas mensais. Com isso, quero dizer que sim, há mercado para todos. A anunciada entrada das montadoras na oferta direta de automóveis alugados ao con- sumidor final não é, portanto, novidade que possa vir a acabar com as locadoras no Brasil. No entanto, é preocupante a possibilidade de um desvirtuamento da sustentabilidade do negó- cio, caso as montadoras, como novos players da locação, deem início a uma espiral de redução do valor médio das tarifas de aluguel. Se forem es- tabelecidas diárias muito abaixo da média como estratégia para ganhar mercado rapidamente, até o usuário sairá perdendo. Isso porque qualquer concorrência calcada em “guerra de preços”, em um primeiro momento, pode parecer boa para os clientes. Porém, no mé- dio e no longo prazo, o estabelecimento de tarifas que não são suficientes para manter a saúde fi- nanceiras das locadoras acaba provocando a que- da de qualidade nos serviços prestados. O cenário para a evolução do aluguel de carros no Brasil é promissor, mesmo diante da concor- rência cada vez mais acirrada, e também de de- safios que já sabemos que virão neste ano. Entre eles, a falta de carros novos para recomposição da frota das locadoras, o desastroso aumento da alíquota do IPVA no estado de São Paulo, as res- ponsabilidades jurídicas e a gestão da indústria de multas existente pelo Brasil. Fato é que as locadoras já têm expertise na atividade de alugar carros, além da diversidade de modelos que podem ser alugados inclusive a partir de plataformas virtuais e de aplicativos. São automóveis confiáveis, confortáveis, com bom espaço interno, ar e som – ou seja, o pacote que a grande maioria dos usuários procura. A mobilidade é o pano de fundo que envolve to- das essas questões. O pagamento pelo uso em vez da posse é o que está movendo essas transforma- ções. Temos certeza de que o papel das locadoras ficará cada vez mais claro na equação.

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