Revista Locação 95

23 Gestão EM 2020, 66,5% das famílias brasi- leiras estavam com dívidas, con- forme estudo especial com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), calculada pela Confede- ração Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número é 2,8 pontos porcentu- ais maior do que o registrado na média de 2019, sendo o maior ní- vel para uma média anual da pes- quisa desde 2010. Diante de tantas dúvidas na economia, o endividamento da população impactou as empre- sas, que tiveram que colocar en- tre suas prioridades a recupera- ção do crédito inadimplente. A recuperação de crédito é um processo de cobrança feito por empresas especializadas que ajudam o inadimplente a sanar suas dívidas. Com a situação re- gularizada, as empresas recebem os valores não pagos e o cliente pode fazer novas compras. A análise é do Grupo Múlti- pla, especializado em assessoria de cobranças. De acordo com o CEO da empresa, Weslei dos San- tos Dourado, nos últimos meses houve um aumento considerável pela procura desse serviço. Mas ele explica que, antes de come- çar o trabalho, a cobradora pre- cisa entender como o crédito foi concedido e quais ações de co- branças já foram tomadas. “Es- sas informações são importantes porque impactam na qualidade das entregas. É preciso analisar e sugerir estratégias de crédito e cobrança para a boa saúde finan- ceira da empresa”, explica. Weslei defende que a terceiri- zação desse serviço é o caminho para evitar ainda mais desgastes nas empresas. “O empresário precisa focar as estratégias para aumento da receita com vendas ou prestação de serviços. Áreas como o departamento financeiro, departamento de contabilidade e de cobrança só geram custos. Há que se considerar também a falta de conhecimento em ferramentas e treinamentos para os funcioná- rios. A terceirização pode fazer o mesmo serviço e economizar até 60% do valor de um custo do de- partamento interno de cobrança ou financeiro. Em resumo, é uma estratégia melhor e mais econô- mica”, ressalta. Segundo ele, o resultado pode chegar, em mé- dia, em até 20% na recuperação da carteira de vencidos acima de 360 dias. Diante do alto índice de de- semprego e da incerteza da continuidade do pagamento do benefício do governo, o especia- lista explica que o melhor cami- nho para a efetividade da nego- ciação é a empatia. “Entender a dor do credor que não recebeu e a dor do devedor que não conse- guiu pagar. Diante disso, buscar a melhor solução para ambos. Não atuar de forma brusca e nem ro- bótica. Temos que ofertar diver- sos tipos de propostas para ver qual a melhor para o inadimplen- te. O devedor paga para quem insiste mais”, conclui. n R DESGASTE Locadoras recorrem à contratação de serviços para recuperação de crédito de inadimplentes

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