Revista Locação 95

17 ocupações com a saúde e me- didas de distanciamento social, contribuirão para uma aversão crescente ao uso do transporte público e, assim, poderão esti- mular a demanda por mobilida- de pessoal”, enfatizam. Isso explica o crescente mer- cado de locação de veículos em 2020, e a queda brusca nas vendas dos zero quilômetros. Os profissionais sinalizam que o crescimento do mercado de alu- guel no país desperta a mudança para menos propriedade e mais uso ad-hoc (com finalidade espe- cífica ou imediata) de viagens de carro, já que as pessoas podem ficar desanimadas com o alto custo de compra de um veículo. “O poder de compra do consumidor no Brasil tem caí- do devido à queda da taxa de câmbio e isso também reduziu a capacidade dos locais de comprarem veículos importa- dos. Por exemplo, em 2008, um real brasileiro equivalia a 0,62 centavos de dólar; em 2020, esse valor chegou a ape- nas 19 centavos de dólar. Com isso, alugar um carro é muito mais viável financeiramente para os brasileiros”, concluem. NOVOS PADRÕES AFETAM A DEMANDA E CONCORRÊNCIA A pesquisa da indústria de mo- bilidade da Euromonitor identi- ficou o perfil dos consumidores de veículos. A nova geração pre- fere viver em áreas urbanas. São pessoas altamente propensas à mobilidade e que valorizam as experiências mais do que a com- pra ou posse de bens. FRANSUA: ENTENDENDO A MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA DO CONSUMIDOR foto: acervo pessoal

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=