Revista Locação 95
16 Comportamento MUDANÇAS DO MERCADO AUTOMOTIVO APÓS O DESAFIADOR 2020, tudo in- dica que 2021 será ainda um ano de muitas mudanças para as indústrias automotivas e de mobilidade. É o que preveem os analistas responsáveis pela pesquisa da indústria de mobili- dade da Euromonitor Internatio- nal, Justinas Liuima e Fransua Razvadauskas. O levantamento foi realizado em 2020 e divulga- do em janeiro deste ano. A revista Locação conversou com os pesquisadores sobre os pontos principais revelados pela pesquisa. Mas, antes de enten- der as principais tendências para os próximos anos, pedimos para eles uma análise do atual cená- rio do mercado automobilístico no Brasil. De imediato, os dois mencio- naram que os consumidores sen- tirão impacto nos preços dos ve- ículos zero quilômetro. “A rápida desvalorização do real frente ao dólar norte-americano é um de- safio para o mercado automoti- vo brasileiro. Isso representa um ônus adicional substancial para a indústria, pois aumenta o custo das autopeças importadas, com os aumentos inevitavelmente Pesquisa destaca as principais tendências previstas Micromobilidade, tecnologia e crescente eletrificação de veículos são algumas das tendências detectadas sendo repassados para os consu- midores”, afirmam os analistas. O Brasil foi um dos países mais impactados pela pandemia. De acordo com o Passport, banco de dados da Euromonitor Internatio- nal, as vendas de automóveis di- minuíram 29,5% aqui em relação ao ano anterior, principalmente devido às restrições de circula- ção associadas à covid-19. Mas, a expectativa para este ano é moti- vadora. “O crescimento nas ven- das deve se recuperar em 2021. A previsão é de que o mercado per- maneça lento ao longo do perío- do até 2024, embora com cresci- mento positivo”, avaliam. Ainda sobre a análise atual do mercado, os pesquisado- res também identificaram uma transformação importante, que impacta o processo final na cadeia produtiva: o novo perfil dos consumidores. “As solu- ções de mobilidade e o cres- cente congestionamento nos centros urbanos das cidades estão contribuindo para uma mudança no estilo de vida do consumidor; no entanto, novos hábitos de mobilidade pós- -covid-19, alimentados por pre-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=