Anuário do setor mostra a locação de veículos em curva ascendente e na busca de diversificação e equilíbrio NA ROTA DO CRESCIMENTO Ano XXII | #119 | 2025 | MARÇO / ABRIL Entrevistas: consultores avaliam o mercado a partir dos dados do Anuário da ABLA 08 Financiamento: Orientações práticas para obter a aprovação de crédito 22 Legislação sobre o IPVA precisa se modernizar 18 A ABLA e seus associados em defesa da cultura da locação 30
2 CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente Paulo Miguel Jr., vice-presidente Dirley Ricci, Lívia Cravo de Villar, Luciano Miranda Chagas, Luiz Felipe Nemer, Lusirlei Albertini, Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Ignácio, Eládio Paniagua Jr, Jacqueline Moraes de Mello, Saulo Tomaz Froes. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Claudio Rigolino, Paulo Bonilha Jr. CONSELHO FISCAL (SUPLENTE) Daniel Bittencourt, Maria Helena Teixeira Lima CONSELHO DE EX-PRESIDENTES Adriano Donizelli, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. DIRETORA-EXECUTIVA Francine Evelyn EXPEDIENTE CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO X X.COM/ABLA_BR COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira, Anderson Hanz e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Ricardo Villar Martins A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. Fotos: Freepik, exceto quando mencionado
3 VENCENDO OS OBSTÁCULOS PARA CRESCER O setor de locação de veículos acaba de superar, pela primeira vez, os R$ 50 bilhões de faturamento anual. O número faz parte dos dados estatísticos compilados pelo Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, que a ABLA lança agora, juntamente com esta edição de sua revista bimestral. É mais um recorde em um setor que vem crescendo sempre em uma média de dois dígitos, bem acima, por exemplo, do PIB de 2024, que, segundo o IBGE, registrou expansão de 3,4%. O segredo dessa resiliência está principalmente na adoção de boas práticas de gestão e a competitividade que têm pautado as locadoras nos últimos anos. Outro fator que colabora para que o setor alcance bons resultados é que a cultura de locação ainda está sendo consolidada no Brasil. Há ainda um enorme potencial de expansão de negócios a partir da locação de veículos – inclusive de pesados, micro-ônibus e motocicletas –, segmentos que demonstraram admirável evolução em 2024, conforme poderemos confirmar aqui, nesta edição, e também de forma mais detalhada no próprio Anuário, que a ABLA já disponibiliza na íntegra em seu portal (www.abla.com.br). Diversificação, aliás, é uma das frentes que podem ser elencadas como uma das tendências das locadoras. A ABLA tem como missão difundir a cultura de locação de veículos no país. Para tanto, conta com o engajamento de seus associados, conforme assinala a conselheira Livia Villar, no artigo que encerra esta edição. Por último, e não menos importante, a Livia e outras fontes ouvidas pela revista Locação também contribuíram com vídeos onde aprofundam um pouco mais os assuntos abordados nas matérias e artigos. É uma novidade que passará a ser permanente aqui na Revista Locação, tornando-a ainda mais completa e atrativa para os leitores. Boa leitura! EDITORIAL
4 NA FRENTE Francine Evelyn assume diretoria-executiva da ABLA 12 06 18 08 22 24 28 30 CAPA Anuário da locação de veículos revela os números de um setor em constante expansão CONTABILIDADE Chegou o momento de refletir sobre a legislação do IPVA FINANCIAMENTO Preparar corretamente a documentação é fundamental para o crédito BRASIL VIAGEM Três dias para descobrir o Espírito Santo, entre o mar e a serra POR DENTRO BYD e GM movimentam o mercado de eletrificados FIM DE PAPO Livia Villar fala sobre a importância de alimentarmos a cultura da locação ENTREVISTAS Os consultores Cassio Pagliarini e Milad Kalume trazem suas percepções sobre os números do Anuário da locação Clique nos números para ser direcionado para a página correspondente.
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6 UM TOQUE FEMININO NA DIREÇÃO NA FRENTE Confira aqui o depoimento da nova diretora-executiva da ABLA A ABLA, que há anos tem mulheres em seu conselho gestor e em suas diretorias regionais, em diferentes estados do Brasil, agora tem pela primeira vez também uma mulher na posição de diretora executiva. Francine Evelyn assumiu o cargo e já atua em várias frentes, consolidando uma trajetória de sucesso e com grandes contribuições ao setor. Há 15 anos, Francine entrou na entidade como estagiária. Passou por cargos de assistente, analista, assessora, coordenadora, fez MBA em gestão comercial e, de degrau em degrau, chegou ao topo. Há tempos já tinha insights de diretora, mas, como ela mesma diz, sem o peso da caneta. Agora ingressa nas reuniões do Conselho da entidade com a segurança de quem foi escolhida por mérito. Seus planos? Agregar cada vez mais pequenas e médias locadoras a todas as empresas que já fazem parte do quadro associativo da ABLA. Com a implantação de ações estratégicas e que atendem às necessidades dos associados, Francine enxerga com olhos de lince um mercado cujo potencial é ainda enorme no país. Francine gosta de viajar e, sempre que o destino é mais longo, aluga carro. Já teve experiência com carros por assinatura, fala sobre o mercado de locação com a desenvoltura de quem se dedicou a estudar, entender e manter o compromisso de fazer o melhor. FRANCINE EVELYN DIRETORA-EXECUTIVA
7 Com dois anos de atuação na ABLA, integrando a equipe em evento da entidade (2012) Apresentando benefícios da ABLA em Café da Manhã com associados (2024) Em recente Convenção Nacional de Diretoria, com a equipe de 2024 Em 2016, durante o expediente em São Paulo Em Las Vegas, para participar da Car Rental Show (2023) Na Expo ABLA, edição de 2022 Em 2013, comemorando aniversário na sede da associação
8 EDITORIAL SETOR APRESENTOU CRESCIMENTO ESTÁVEL ENTREVISTAS Cassio Pagliarini é sócio e CMO (Chief Marketing Officer) da Bright Consulting, com passagem por grandes empresas automotivas. Na Ford, atuou como diretor de estratégia de produtos. Na Renault e Hyundai, como diretor de marketing. Aqui, ele analisa alguns dados do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos para os leitores da revista. Locação: O setor de locação voltou a registrar números robustos, inclusive na aquisição de veículos, que é um indicador importante para medir o desempenho do mercado. Diante dos números do Anuário, o senhor concorda com essa análise? Cassio Pagliarini: Podemos dizer que a evolução das vendas de veículos novos até 2024 foi robusta, porém ainda abaixo do volume de vendas de 2019. Esse volume poderá ser alcançado em 2025. Já a atuação das locadoras demonstra uma total recuperação até 2023 e passa agora por um crescimento estável e também robusto, com variações no seu estoque, para se adequar às demandas do mercado consumidor. Após anos de recuperação de frota depois da pandemia, quando as compras estagnaram, o crescimento das frotas primárias e secundárias se estabilizou em 5%, sinal de que a venda de ativos entre as locadoras se acelerou, priorizando a renovação. Locação: O que se pode concluir, de modo geral, sobre as tendências de preferências do mercado na aquisição de veículos, a partir dos números divulgados pelo Anuário das locadoras? Cassio Pagliarini: As vendas de novos demonstram uma demanda crescente por SUVs e crossovers, que oferecem maior espaço e conforto aos consumidores. Veículos compactos e hatches mantêm sua participação como veículos de entrada, tanto no mercado de varejo como nas atividades de locação. Porém já se observa uma discrepância acentuada entre a segmentação de novos e usados. Como os veículos hatches compactos eram a maioria das vendas há alguns anos, são esses veículos que se encontram hoje à disposição para compra como usados, mas, em contrapartida, o cliente deseja comprar SUVs. Isso causa uma desvalorização maior dos hatches por causa de sua maior disponibilidade. Locação: Os hatches perderam espaço para as SUVs?
9 Cassio Pagliarini: Sim. E as picapes cabine dupla de tamanho médio se tornaram a “nova fronteira” para donos de SUVs. Cansados de repetirem a compra dentro do mesmo segmento, esses clientes encontraram nesses veículos as mesmas comodidades, acrescidas de uma caçamba, e essa tendência deve continuar em 2025. Veículos de luxo e esportivos, por sua vez, mantêm um nicho sólido, levemente crescente, atendendo a um público mais seleto e exigente. Locação: O que dizer dos veículos eletrificados? Cassio Pagliarini: Em 2024, tivemos a consolidação dos eletrificados no mercado brasileiro, superando 8% de participação ao fim do ano, com várias novas marcas chinesas anunciando a sua entrada. No ano passado, as marcas chinesas representaram 6,7% das vendas contra 2,8% em 2023. Locação: De modo geral, o que os números do Anuário revelam sobre a indústria automotiva como um todo? Cassio Pagliarini: A indústria automotiva teve bom desempenho em 2024. A venda de veículos novos prosseguiu a recuperação de volumes iniciada em 2023, após três anos de estagnação durante a pandemia. Foram crescimentos de 14% para automóveis e comerciais leves, 16% para caminhões, 10% para ônibus e impressionantes 19% para motocicletas. A gradual recuperação econômica explica a maioria dessas variações, que, no caso de caminhões, foi beneficiada por uma compra represada em 2023 quando seus preços tiveram aumento acentuado em virtude dos novos padrões de emissões daquele ano implementado, fato que se repete em 2025. Mesmo assim, os volumes totais ainda não alcançaram os níveis de 2019, pré-pandemia, e espera-se que 2025 possa representar a recuperação total, cinco anos depois. As vendas de novos demonstram uma demanda crescente por SUVs e crossovers, que oferecem maior espaço e conforto aos consumidores “ “ Quer saber mais sobre a análise do Cassio sobre o Anuário? Confira no vídeo.
OS NÚMEROS DO ANUÁRIO REFLETEM O POTENCIAL DO SETOR DE LOCAÇÃO ENTREVISTAS Milad Kalume é consultor independente do mercado automotivo e de mobilidade, Ele é engenheiro mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá e também advogado pela PUC/SP e pós-graduado em administração pela FGV-SP. De 2001 a maio de 2024, atuou em uma consultoria internacional especializada no mercado automobilístico, com envolvimento direto em todo o ecossistema do setor. Durante esse período, liderou projetos para montadoras, importadoras, empresas de leasing, frotas e autopeças. Desde março de 2023, apresenta mensalmente um quadro no programa Papo de Garagem. Na entrevista a seguir, Milad faz uma análise voltada para eventuais desdobramentos que acontecerão no mercado de locação, a partir dos dados do Anuário recém-lançado. Locação: O que podemos projetar para o futuro do mercado de locação, com base nos dados do Anuário? Milad Kalume: Como todo o mercado, o processo de aquisição das locadoras está fundamentado em três pilares: preço dos veículos, taxa de juros e liberação de crédito. Vimos pelo Anuário que essa compra de novos veículos por parte das locadoras está diminuindo o ritmo. No cenário atual, verificamos alta na taxa de juros e cautela nas concessões de crédito por parte dos bancos. Essa combinação de fatores nos traz uma perspectiva de crescimento menor para 2025. Teremos expansão, mas num ritmo menos acentuado. 10
11 Com a alta dos juros, o custo de capital fica mais caro. Isso afeta todo mundo, inclusive as locadoras. O Anuário também traz números que refletem a elevação de custos gerais de operação, como a oneração da inflação e seu impacto sobre o setor de serviços. Esse panorama fez com que as locadoras ficassem por mais tempo com seus veículos na frota nos últimos anos. Locação: O setor emplacou 26% da produção da indústria automotiva no ano passado. Esse desempenho acompanha o histórico de participação das locadoras no setor. A tendência é esse nível de participação se manter? Milad Kalume: Com exceção do período da pandemia, esse percentual tem girado entre 25% e 30% nos últimos anos, ficando agora na casa dos 26%. Existe hoje uma tendência de as montadoras manterem suas próprias operações de locação, o que traz mais competição ao mercado. A lógica das montadoras é deixar de terceirizar um bem que elas possuem e que pode ser utilizado, por exemplo, numa situação de baixa demanda pela aquisição do zero quilômetro. O impacto dessa competição é algo ainda a ser discutido. Os reflexos poderão vir a médio e longo prazo. Locação: Como explicar a alta de aquisições do setor por motocicletas e caminhões? E o aumento de compras de veículos eletrificados? Milad Kalume: A cultura do comércio digital exige uma alta demanda por entregas expressas, que dependem das motocicletas. Algo parecido acontece com a locação de caminhões, cuja cultura está crescendo, com mais empresas entrando nesse mercado e, ao mesmo, aumentando a percepção dos clientes de logística sobre os benefícios do serviço. Com relação ao aumento dos eletrificados na frota, esse é um movimento natural. Mês a mês, cresce a presença desses veículos. A curiosidade do consumidor pelos veículos elétricos está aguçada. É uma frente aberta também no ambiente das locadoras, com foco inicialmente no cliente pessoa jurídica. Locação: O que podemos projetar para os próximos anos? Milad Kalume: Vejo as locadoras com oportunidades em diversas frentes, do rent a car à terceirização, e também na locação para aplicativos. A locação de motocicletas deve passar por regulamentação, principalmente nos grandes centros. Também é uma atividade de grande potencial. Os bens de locação, de forma geral, se apresentam como uma alternativa para aquela parcela da população que não consegue ou não deseja voltar ao mercado de trabalho tradicional e busca uma forma de se manter ou até mesmo uma renda extra. Vejo as locadoras com oportunidades em diversas frentes, do rent a car à terceirização, e também na locação para aplicativos “ “ Tem mais conteúdo com o Milad sobre o Anuário. Clique e confira o vídeo
12 RAIO X DO SETOR MOSTRA APETITE DAS LOCADORAS PARA EXPANDIR O MERCADO CAPA Crescimento das compras de veículos e diversificação da frota são alguns dos destaques registrados no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, cuja edição 2025 acaba de ser disponibilizada Com um evento dedicado a locadoras, parceiros, instituições financeiras, fornecedores e imprensa, a ABLA lançou a edição 2025 do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. A publicação traz os dados estatísticos mais recentes da atividade de locação no país e está consolidada como referência de informação sobre o setor. Os dados revelam um setor que permanece em curva de crescimento, confirmando o apetite das locadoras no mercado brasileiro de aluguel de veículos, que reserva boas oportunidades. Faturamento As locadoras atingiram um faturamento bruto de R$ 52,9 bilhões em 2024, o que representa um novo recorde. O faturamento líquido, por sua vez, ficou em R$ 46,2 bilhões. Em relação a 2023, a expansão do faturamento bruto do setor foi de 17,8%, abaixo do crescimento registrado anteriormente, entre 2022 e 2023, que foi de 22%. As locadoras recolheram R$ 6,7 bilhões em impostos diretos sobre o aluguel de veículos no ano passado.
13 O número de locadoras subiu 19,2% em 2024: passou de 26.423 no ano anterior para os atuais 31.487, levando em consideração também as locadoras de outros meios de transporte, além dos automóveis e dos comerciais leves. Como reflexo dessa evolução, os empregos também cresceram (7,5%). No ano passado, as locadoras superaram pela primeira vez a marca de mais de 100 mil pessoas empregadas no país (105.637 empregos, no total). 2024, as locadoras emplacaram 649.399 veículos novos, registrando um aumento de compras na casa dos 9,91% em relação a 2023. Esse total equivale a 26,1% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no ano no país (queda de um ponto percentual em relação a 2023, quando as locadoras emplacaram 27,1% dos veículos zero quilômetro). O VW Polo Track foi o veículo mais emplacado. A soma de emplacamentos dos modelos da VW e da Fiat ultrapassou 50% do total adquirido pelas locadoras. mercado de locação. A terceira colocada foi a GM, com 14,8%. Em relação aos subsegmentos, os hatchs pequenos mantiveram a liderança, com 36% dos emplacamentos no ano. Emplacamentos Geração de empregos
14 Modelos de negócios A gestão e terceirização de frotas, incluindo a locação via assinatura, absorveu 54% dos veículos do setor durante o ano passado. Já o aluguel de curto prazo (RAC), incluindo locações para o turismo de lazer e negócios, somadas às locações para motoristas de aplicativos, responderam pelos demais 46% da frota. Frota Total As locadoras terminaram 2024 com uma frota de 1.617.286 automóveis e comerciais leves (crescimento anual de 2,96%). Fiat e VW respondem juntas por mais da metade dessa frota. Nos subsegmentos, os hatches pequenos atingiram 28,3% da frota total das locadoras. A idade média dos veículos de locadoras caiu de 18,3 meses para 17,4 meses.
15 Diversificação Os emplacamentos de elétricos, motos e pesados entre as locadoras voltaram a crescer. O emplacamento de caminhões cresceu 31,4%. A frota total de caminhões das locadoras cresceu 19,2%. Os caminhões VW respondem por mais da metade dos emplacamentos. O emplacamento de motocicletas cresceu quase 90%. A principal responsável por esse número foi a Mottu, que respondeu por 74,7% dos emplacamentos de motos entre as locadoras. A frota total de motos no setor cresceu 81,4%. O emplacamento de ônibus e micro-ônibus avançou 27,9% e a frota total nesse segmento de veículos cresceu 10,5%. Renault e Mercedes-Benz foram as líderes nessa categoria de emplacamentos.
16 “Muito provavelmente, o crescimento de aquisições de caminhões por parte das locadoras, que alcançou aumento ao redor de 30% em 2024, continuará com essa magnitude nos próximos anos. São números absolutos ainda pequenos, mas com grande viés de alta. Com o dólar mais caro, afetando o conteúdo importado dos veículos, e taxas de juros maiores, o crescimento da indústria automotiva em 2025 deverá ser bem mais modesto, na faixa de 6%.” Cassio Pagliarini, CMO da Brighting Consulting FICHA TÉCNICA Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2025 Postos de trabalho 105.637 (crescimento de 7,5%) PERFIL DO SETOR Faturamento bruto R$ 52,9 bilhões em 2022 (crescimento de 17,8%) Locadoras ativas 31.487 empresas aptas a locar veículos no Brasil (crescimento de 19,2%) Investimento anual em automóveis e comerciais leves R$ 68,7 bilhões Média de investimento por veículo emplacado R$ 105.936,79 Recolhimento de impostos diretos (IPI e ICMS) R$ 6,7 bilhões Usuários ___ milhões de usuários de aluguel de carros (crescimento de ___%) “Vejo o mercado de locação ainda com um potencial muito grande a curto e longo prazos, após uma tendência de crescimento que já dura pelo menos 15 anos. A faixa de participação das vendas diretas no mercado automotivo, que gira em torno de 50%, pode chegar até a 60%. Há 20 anos, isso era algo embrionário. E a locação tem uma importância enorme nessa evolução.” Milad Kalume Neto, consultor em mercado automotivo Confira a opinião dos dirigentes da ABLA sobre os números do Anuário e o que eles podem nos revelam sobre o mercado de locação.
17 EMPLACAMENTOS FROTA TOTAL Emplacamentos 649.399 automóveis e comerciais leves (crescimento de 9,91%) Participação das locadoras no total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves do país 26,1% Participação das montadoras nos emplacamentos feitos pelas locadoras VW (25,41%), Fiat (25,11%) e GM (14,8%) Composição dos emplacamentos por subsegmentos Hatches pequenos (36,2%), SUVs (22,44%) e veículos de entrada (9,25%) Veículo mais emplacado VW Polo Track (64.972 unidades) Emplacamentos de caminhões 13.414 (crescimento de 31,4%). Emplacamentos de motocicletas 70.571 (crescimento de 89,93%) Emplacamentos de ônibus e micro-ônibus 2.762 (crescimento de 27,9%) Emplacamentos de eletrificados 7.895 (crescimento de 108,5%) Frota total 1.617.286 automóveis e comerciais leves (crescimento de 2,96%) Idade média dos veículos de locadoras 17,4 meses (redução de 4,59%) Participação das montadoras na frota Fiat (25,61%), VW (24,73%) e GM (16,1%) Composição da frota total por subsegmentos Hatches pequenos (28,26%), SUVs (20,62%) e veículos de entrada (14,94%) Frota total de caminhões 50.920 (crescimento de 19,22%) Frota total de motocicletas 140.865 (crescimento de 81,44%) Frota total de ônibus e micro-ônibus 8.819 (crescimento de 10,51%) Frota total de eletrificados 14.951 (crescimento de 77,4%)
Nos últimos anos, a jurisprudência consolidou o entendimento de que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser recolhido no local de circulação do veículo. Esse posicionamento reflete a dinâmica atual do setor, no qual as locadoras expandem suas operações para diferentes localidades, acompanhando as demandas do mercado e oferecendo novas modalidades de aluguel. O crescimento do setor de locação de veículos é evidente, com um número crescente de empresas abrindo filiais em diversos estados e inovando em seus serviços. No entanto, a legislação estadual que rege a cobrança e os benefícios fiscais do IPVA não tem evoluído na mesma velocidade. Embora a redução da alíquota para 1% tenha sido uma grande conquista para o setor, essa regulamentação foi criada em um cenário onde as locadoras operavam de forma mais limitada, tanto em termos de público quanto de modalidades de serviço. Hoje, a realidade é diferente. O mercado de locação expandiu-se para além dos tradicionais automóveis de passeio, abrangendo motos, bicicletas e outros meios de transporte. Além disso, novas formas de locação surgiram: locação para motoristas de aplicativos, aluguel por assinatura, modelos "clique e retire" e serviços personalizados para empresas e indivíduos. Com isso, alguns requisitos anteriormente exigidos para comprovação da atividade de locação tornaram-se obsoletos. EDITORIAL LEGISLAÇÃO SOBRE O IPVA PRECISA SE MODERNIZAR PARA ACOMPANHAR O MERCADO CONTABILIDADE 18
Um exemplo claro dessa mudança é a exigência, por parte das Secretarias de Fazenda estaduais, de que a locadora possua um pátio físico para guardar os veículos. No entanto, em modalidades como a locação por assinatura, os veículos são adquiridos sob demanda e entregues diretamente ao cliente, tornando esse requisito incompatível com a realidade do mercado. Além disso, com a ampliação do setor para novas categorias de veículos, como motocicletas, a legislação estadual também precisa se adaptar. A essência do benefício fiscal do IPVA reduzido sempre foi incentivar o crescimento do setor de locação, que antes era restrito a carros, mas que hoje desempenha um papel muito mais abrangente na economia. A locação de motocicletas, por exemplo, tem sido fundamental para a mobilidade urbana e para o setor de entregas, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico. Diante dessa transformação, é essencial que as regras tributárias acompanhem a evolução do setor, garantindo segurança jurídica às empresas e fomentando o desenvolvimento econômico. Os critérios para concessão de benefícios fiscais e para a comprovação da atividade de locação precisam ser revistos e modernizados, refletindo a diversidade de modelos de negócio existentes. Caso não haja uma abertura das Secretarias de Fazenda para o diálogo e a adaptação das normas fiscais à nova realidade do setor, as empresas de locação deverão buscar a via judicial para garantir que a legislação seja interpretada de maneira compatível com a evolução do mercado. A manutenção de regras desatualizadas não pode impedir o desenvolvimento do setor. A modernização da legislação estadual sobre o IPVA não apenas traria mais previsibilidade para as locadoras, mas também incentivaria a expansão do setor, gerando mais empregos, movimentando o turismo e contribuindo para o crescimento econômico regional. É necessário um diálogo entre as empresas do setor e os órgãos fazendários para garantir que as normas tributárias sejam atualizadas de acordo com a nova realidade da mobilidade no Brasil. Colaboração de Kaleandra Lima, advogada da Versloc (kaleandra. lima@grupomobility.com.br) Graduada em ciências do estado e mestre em direito tributária pela UFMG. Graduada em direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Especialista em advocacia cível pela Fundação do Ministério Público. 19 Kaleandra: a realidade impõe que se avaliem mudanças na legislação estadual
20 CHAVE NA MÃO DO CLIENTE E FREIO NAS FRAUDES DO SEU NEGÓCIO PUBLIEDITORIAL Datavalid oferece decodificação do QR Code da CNH para facilitar a identificação na hora de fechar contratos Seja no mundo online ou no balcão de atendimento, os golpes têm ganhado crescente sofisticação com o uso da inteligência artificial e deepfakes, causando prejuízos bilionários e um aumento significativo na frequência dessas fraudes. Uma validação de identidade robusta é essencial para mitigar esses riscos, protegendo tanto as organizações quanto seus clientes de potenciais ameaças financeiras e de reputação. Em resposta a essa realidade, o Serpro mantém o Datavalid como a principal solução de validação de identidade disponível no mercado. O produto, que já é utilizado por centenas de empresas, se tornou um verdadeiro ecossistema que combina diversas modalidades de validação para aprimorar ainda mais os ambientes de negócio no mercado digital. São várias camadas de segurança otimizadas para organizações de qualquer tamanho ou segmento, mas que se encaixam perfeitamente no modelo de negócios das locadoras de veículos: reconhecimento biográfico e biométrico (facial e de impressões digitais), prova de vida e o novíssimo recurso da decodificação do QR Code da CNH, que garante não apenas a autenticação do documento, mas ajuda na incorporação dos dados do cliente diretamente ao seu cadastro. Decodificação do QR Code da CNH Essa inovação é a capacidade de ler, decodificar e validar os dados do QR Code da CNH. Com essa funcionalidade, o Datavalid retorna o texto extraído da CNH pela decodificação do QR Code, já validado na base oficial do governo, de modo a garantir maior segurança, assertividade e celeridade no onboarding de clientes. Prova de vida com validação facial Para as transações online, a prova de vida com validação facial é uma importante tecnologia para assegurar checagem confiável da presença do usuário durante a captura facial no fluxo de validação, mitigando a falsa representação do usuário pelo uso indevido de sua imagem por terceiros. Isso aumenta a camada de prevenção à fraude de identidade. Validação individualizada das impressões digitais A validação biométrica de impressão digital também apresenta melhorias significativas em termos de acurácia e passa a ser individualizada por dedo. Ou seja, há um retorno de percentual de similaridade para cada uma das impressões digitais capturadas. A força do Datavalid O Datavalid é uma solução robusta que se destaca pela segurança e confiabilidade na validação de identidade digital, com acesso online e em tempo real a dados atualizados de bases oficiais por API. Certificado pelas normas internacionais ISO/IEC 27001 e ISO/ IEC 27701, o sistema garante a segurança e privacidade das informações. A solução já é aplicada com sucesso em vários segmentos, como: · Bancos: facilita a abertura de contas e a contratação de produtos financeiros; · Varejo: reduz chargebacks, melhora programas de fidelidade e a oferta de empréstimos; · Aplicativos de transporte: validação de identidade de motoristas de forma rápida e segura; · Órgãos públicos: combate fraudes em processos de cadastramento; e · Locadoras e Seguradoras: simplifica o cadastro e as contratações. Para mais informações sobre como o Datavalid pode ajudar seu negócio a reduzir fraudes de identidade, ou se quiser realizar um teste gratuito, acesse a página do Datavalid na Loja Serpro.
21 Mais segurança no onboarding digital de clientes campanhas.serpro.gov.br/datavalid/novidades/ Saiba mais em: Faça validação biométrica com checagem de prova de vida Datavalid oferece um ecossistema de validação de identidade digital com segurança, confiabilidade e conformidade regulatória para o seu negócio e seus clientes.
22 Imagine a situação: uma locadora desperdiçando um tempo precioso para, no final, ter o crédito negado por conta de documentação incompleta ou inadequada. A frequência com que isso está acontecendo tem chamado a atenção, fazendo crescer a importância de as locadoras aperfeiçoarem as formas de interagir com os bancos e apresentarem as suas demandas da melhor maneira. Orientações práticas com vistas a isso foram, inclusive, tema central de recente reunião on-line realizada com quase 100 locadoras, a partir da participação da Nantes Financiamentos na “Conversa com o Presidente da ABLA”. Na reunião, a gerente financeira Adriana Silva tratou de maneira objetiva dos principais documentos e informações que os bancos consideram na análise de crédito, tais como o acesso ao sistema do Banco Central e a consulta aos bureaus de crédito (veja box). Especificamente sobre score de crédito, as dicas para mantê-lo saudável incluem o estabelecimento de rotinas rigorosas para evitar atrasos de pagamentos e a verificação mensal nos bureaus para certificar que não existam dívidas em atraso. “Para os casos de processos ou ações judiciais encerradas ou em andamento, é interessante que a locadora também tenha as informações sempre à mão para esclarecer as eventuais dúvidas do banco”, acrescenta Adriana. EDITORIAL A DOCUMENTAÇÃO CERTA QUE FACILITA O CRÉDITO FINANCIAMENTO Acesso ao crédito foi o tema principal da reunião on-line entre locadoras e a Nantes Financiamentos
23 A especialista fez ressalva de que, mesmo com um bom score, demonstrações financeiras imprecisas podem resultar em negativas e que, por exemplo, a obtenção trimestral das certidões negativas (federal, estadual e municipal) são importantes para reduzir esse risco. Como ação preventiva, Adriana apontou ainda a importância de as locadoras terem de pronto uma espécie de “kit banco” com toda a documentação atualizada, incluindo a última alteração contratual consolidada e os demonstrativos financeiros. “É também recomendável que façam conciliações contábeis pelo menos uma vez a cada três meses”, alertou. Na reunião, o CEO da Nantes, Jose Muniz Netto, destacou o quanto o crédito passou a ser crucial para o setor de locação. Em 2024, por exemplo, foram mais de R$ 2,2 bilhões transitados somente na esteira da Nantes, com mais de 700 locadoras e frotistas atendidos. “A Nantes pode conectar a demanda das empresas de locação com até 10 instituições financeiras de perfis distintos, atuando junto ao time de crédito de cada uma para ser a porta-voz da locadora em busca de viabilizar a operação”, explicou Muniz Netto. As instituições citadas foram o BBC, Santander, Safra, Bradesco Financiamentos, BV, Porto Bank, Daycoval, Banco Bari, Sofisa e Rodobens, cuja consultoria da Nantes para busca do crédito não têm custo para a locadora. Como produto agregado, há ainda o diagnóstico financeiro e de crédito, que mapeia o atual momento da operação da locadora e indica seus pontos fortes e oportunidades. Exclusivamente para associadas da ABLA, a empresa oferece esse diagnóstico gratuitamente. O QUE OS BANCOS MAIS ANALISAM Banco Central: consulta endividamento junto às instituições financeiras Bureaus (Serasa, SPC, outros): score de crédito, conforme histórico de pagamentos da locadora e dos sócios Contrato Social: estrutura societária da locadora Demonstrações financeiras: balanço, balancete, DRE, outros Documentações complementares: relação do estoque, detalhamento do faturamento, evidência de negociação em andamento (contrato com futuros clientes)
24 DESCUBRA O ESPÍRITO SANTO EM UMA ROADTRIP DE TRÊS DIAS BRASIL VIAGEM Explorar o destino com carro alugado é a melhor forma de aproveitar o conforto e a autonomia para curtir serra, mar e a rica cultura capixaba Viajar de carro pelo Espírito Santo é embarcar em uma roadtrip que combina serra, mar e uma rica herança cultural. Preparamos um roteiro que passa por Vitória, Vila Velha, as Montanhas Capixabas e Guarapari, ideal para quem quer explorar o estado em poucos dias. Prepare-se para percorrer estradas cênicas e viver uma viagem inesquecível! A aventura começa em Vitória, capital do Espírito Santo. Logo pela manhã, siga para a vizinha histórica Vila Velha. Uma rápida viagem de cerca de 20 km pela Rodovia do Sol (ES-060) leva ao Convento da Penha, um dos santuários mais antigos do Brasil, e que rende uma vista panorâmica digna de cartão-postal. Na sequência a dica é seVitória, a capital, vista da praia: a cidade é o ponto de partida da roadtrip
25 guir rumo a Fábrica de Chocolates Garoto, localizada a apenas 10 minutos dali. O tour pela fábrica e museu – somente com agendamento – é um convite irresistível para os chocólatras. Em seguida, aproveite para relaxar na Praia da Costa, uma das mais belas do Estado. Almoce em um dos restaurantes à beira-mar e experimente os frutos do mar frescos da região. De tarde, retorne a Vitória e siga para a Ilha do Boi (cerca de 15 km, mais ou menos uns 25 minutos). Na “ilha-bairro”, situada em uma área nobre da capital, as pequenas praias de águas tranquilas garantem momentos de descanso. À noite, na Praia do Canto, explore o Triângulo das Bermudas, famoso polo gastronômico e boêmio, ideal para curtir bons restaurantes e bares e vivenciar a animada vida noturna capixaba. Após um dia de sol e mar, é hora de subir a serra em direção a Domingos Martins, município de colonização alemã situado a aproximadamente 80 km de Vitória pela BR-262. O trajeto dura cerca de 1h30 e revela paisagens encantadoras. Destaque na região para o Parque Estadual da Pedra Azul, cercado pela exuberante Mata Atlântica, é ideal para passeios voltados para o ecoturismo devido a suas trilhas e piscinas naturais. Também na região serrana, Santa Teresa, que tem influência italiana, é conhecida pelo Circuito do Caravaggio (às margens da Rodovia
26 Praia do Morro, em Guarapari: para relaxar ou praticar esportes aquáticos O aeroporto Eurico de Aguiar Salles, também conhecido como aeroporto de Goiabeiras, recebe voos de todo o país
27 ES-261). Com aproximadamente 10 quilômetros de extensão a rota se encontra em uma região turística do Estado. Em seu trajeto, reúne produtores locais de diversos setores, como gastronomia, cultura e arte. Para completar o dia, hospede-se em uma das charmosas pousadas da serra. O clima mais frio e a atmosfera acolhedora tornam o momento perfeito para relaxar à beira da lareira. No terceiro e último dia de viagem, siga rumo a Guarapari, famosa pelas praias de areias monazíticas, que possuem propriedades terapêuticas. O trajeto de Domingos Martins até Guarapari tem aproximadamente 110 km, percorridos em cerca de 2 horas pela BR-262 e Rodovia do Sol (ES-060). A primeira parada é na Praia do Morro, ideal para relaxar ou praticar esportes aquáticos. Em seguida, conheça as praias das Castanheiras e Areia Preta, que oferecem uma beleza singular e um ambiente mais tranquilo. Para o almoço, experimente uma autêntica moqueca capixaba em um restaurante próximo à Praia das Virtudes. Para encerrar o roteiro com um toque cultural, visite o centro histórico, conhecendo a Igreja Nossa Senhora da Conceição e explorando o artesanato local. Durante toda a viagem, aproveite a autonomia e o conforto de percorrer as regiões de carro, não deixe de provar o famoso biscoito de polvilho nas montanhas e se permita descobrir cada encanto revelado ao longo do caminho. Em apenas três dias, o Espírito Santo mostra que tem muito a oferecer. Do litoral à serra, cada quilômetro percorrido renderá bons momentos, transformando essa roadtrip em uma experiência verdadeiramente memorável! Farol de Santa Luzia, uma das atrações da histórica Vila Velha Praia de Camburi, uma das mais badaladas de Vitória Crédito das fotos: MTur
28 ELÉTRICOS E HÍBRIDOS QUE CHEGAM EM BREVE AO MERCADO POR DENTRO A frota dos veículos híbridos e elétricos nas locadoras está crescendo. E deve ficar ainda maior com a oferta desses dois lançamentos, da GM e da BYD, que devem chegar em breve ao mercado. Spark EUV, a nova SUV compacta da GM A General Motors completou 100 anos de Brasil em janeiro. A data foi escolhida para a montadora anunciar uma série de lançamentos para o mercado local nos próximos anos, incluindo dez modelos eletrificados. A estratégia da marca é fortalecer seu portifólio e oferecer cada vez mais opções para as locadoras. O Spark EUV inaugura o pacote de lançamentos entre os elétricos e é, certamente, uma das novidades que mais deverá chamar a atenção. Trata-se de um SUV compacto urbano 100% elétrico que se destaca principalmente pelo design, tecnologia e performance. No Brasil, o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada, de acordo com as novas preferências do mercado local.
29 A BYD trouxe para o Brasil em outubro a Shark, caminhonetes que, segundo a montadora, inaugura o conceito de nova energia nessa categoria, com potência e desempenho, design robusto e tecnologia DMO híbrido plug-in, que combina um motor de alta potência 1.5L turbo e motor elétrico com bateria Blade de 29.6 kWh de capacidade. A novidade da BYD tem, por exemplo. apelo para locação de veículos dedicados à agricultura. Ela pode ser utilizada puramente no modo elétrico com uma autonomia de até 100 km, ideal para deslocamentos urbanos ou nas fazendas. E por que superhíbrida? Ao combinar o sistema híbrido elétrico EHS com um motor de 1.5L turbo, a Shark alcança uma potência combinada de 437 cavalos com um torque combinado de 65 KGf.m, permitindo assim atingir uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos. Shark, a superhíbrida da BYD
30 Nos últimos anos, o setor tem apresentado crescimento expressivo. Em 2019, o Brasil registrou 44,6 milhões de usuários de locação de veículos. Os números voltaram a subir nos anos seguintes, alcançando 52,8 milhões de usuários em 2023. Esse aumento reflete a crescente conscientização sobre os benefícios da locação, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Vamos lembrar algumas das vantagens que o usuário – seja ele pessoa física ou jurídica – passa a usufruir quando aluga um veículo: • Comodidade, agilidade, flexibilidade e conforto. • Paga-se pelo uso e não pela posse. Assim, eliminam-se custos significativos com seguros, manutenção, impostos, documentação e depreciação do veículo. • No caso das empresas que terceirizam suas frotas com as locadoras, além de todos esses benefícios, elas contam com muitas facilidades agregadas à operação. E o principal: deixam de se preocupar e gastar com a manutenção de uma frota própria para investir o capital e recursos humanos dispendidos em sua própria atividade-fim. Uma das maiores defensoras da disseminação dessa visão de oportunidade, a ABLA tem se reinventado nos últimos anos para colocar o setor de locação à disposição do mercado, sempre atenta às demandas de locadoras de todos os tamanhos e mantendo iniciativas que permitem a qualificação de todas as empresas que atuam de Norte a Sul do país. Dessa forma, estimula a concorrência e as boas práticas no setor. Atuando como ponte entre empresas e o mercado, a ABLA trabalha para fortalecer o setor por meio de regulamentação, capacitação e apoio às locadoras, garantindo que todas possam competir em igualdade de condições e crescer de maneira sustentável. Locadoras: vale a pena conhecer tudo o que a ABLA tem a oferecer, desde os cursos de capacitação promovidos pela UniAbla, convênios com empresas parceiras do setor (fundamentais para viabilizar as locações dos veículos), consulta Serasa para aprovação de crédito dos clientes, checklist digital, entre outras soluções essenciais. Venham conhecer e fazer parte desse movimento! Locadoras com o selo ABLA se destacam e se diferenciam! ABLA E SUAS ASSOCIADAS LEVAM A CULTURA DE LOCAÇÃO AO MERCADO FIM DE PAPO Lívia Villar é conselheira da ABLA e CEO da rede Locarx Aluguel de Carros. O mercado de locação de veículos possui amplo campo para evoluir. Graças à atuação da ABLA e de seus associados, muitos usuários já descobriram as vantagens dos serviços oferecidos pelas locadoras. Porém, ainda há milhões de pessoas que nem ao menos experimentaram alugar um carro. Por Lívia Villar*
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