SINAL DE ALERTA COM O BIODIESEL SONDAGEM DA CNT IDENTIFICA AUMENTO DE CUSTOS EM VEÍCULOS ABASTECIDOS COM MAIS BIODIESEL NA MISTURA COMBUSTÍVEL CONSIDERADO O COMBUSTÍVEL DO FUTURO, o biodiesel está no centro de uma questão que afeta não só as locadoras, mas todo o setor de transportes. De acordo com a Lei 14.993/24, a chamada Lei do Combustível do Futuro, aprovada no ano passado, o percentual de mistura de biodiesel no combustível (diesel) chegará a 20% até 2030. Porém, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) tem alertado para os riscos desse aumento. Hoje, o percentual aplicado é de 14%. Como combustível, o biodiesel pode ser usado em motores a diesel, substituindo parcialmente o óleo diesel. Essa alternativa para abastecer veículos é produzida a partir de fontes renováveis e ajuda a reduzir a poluição do ar, o que lhe garante a simpatia de todos que defendem a preservação de recursos e a sustentabilidade. Mas, conforme pesquisa apurada pela CNT, aumentar o percentual de biodiesel não apenas prejudica o desempenho dos veículos, como também pode acarretar efeito reverso ao esperado, com aumento na emissão de gases de efeito estufa, sendo, portanto, uma medida nociva ao meio ambiente. A Sondagem CNT sobre o biodiesel brasileiro ouviu 710 empresários do setor de transporte. Entre os entrevistados, 60,3% relataram a incidência de problemas mecânicos relacionados ao teor da mistura. As principais ocorrências dizem respeito ao aumento da frequência de troca de filtros (82,7%) e a falhas no sistema de injeção (77,1%). Como resultado, foi percebido um aumento nos custos com a manutenção dos veículos. Em 2023, um estudo feito pela Universidade de Brasília concluiu que o acréscimo de biodiesel na mistura aumenta o consumo de combustível e, consequentemente, os custos com abastecimento. Além disso, foi relatada a possível perda de força dos veículos, a maior ocorrência de panes e elevação de gastos com manutenção. Observadores também acrescentaram o fato de que existe um risco de contaminação caso o biodiesel fique muito tempo armazenado no tanque. As locadoras que quiserem relatar não-conformidades no uso do biodiesel como combustível podem fazê-lo com o auxílio de um manual fornecido pela CNT e distribuído pela ABLA aos associados. A Nota Técnica sobre o Biodiesel na Composição do Óleo Diesel preparada pela CNT está disponível no portal da confederação no link sobre Pesquisas. Veja também a parceria firmada pela ABLA e o IQA para garantir que efeitos como esse do biodiesel não prejudiquem as frotas das locadoras, ao serem detectados em vistorias (leia mais em https://www.abla.com. br/noticia/abla-e-iqa-fecham- -parceria-em-beneficio-das-locadoras e na seção “Serviços” desta edição da revista). 16 Frota
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