Ano XXI | #117 | 2024 | NOVEMBRO / DEZEMBRO Área de exposição reuniu os principais fornecedores de produtos e serviços do setor de locação Entrevista: Reginaldo Leme relembra as histórias dos seus mais de 50 anos na Fórmula 1 Programação do evento teve palestrantes de renome e mais de 15 horas de conteúdo exclusivo Test Drive com veículos premium esteve entre as ações mais bem avaliadas da EXPO ABLA CUMPRIDA! MISSÃO
EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente Paulo Miguel Jr., vice-presidente Dirley Ricci, Lívia Cravo de Villar, Luciano Miranda Chagas, Luiz Felipe Nemer, Lusirlei Albertini, Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Ignácio, Eládio Paniagua Jr, Jacqueline Moraes de Mello, Saulo Tomaz Froes. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Claudio Rigolino, Paulo Bonilha Jr. CONSELHO FISCAL (SUPLENTE) Daniel Bittencourt, Maria Helena Teixeira Lima CONSELHO DE EX-PRESIDENTES Adriano Donizelli, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Carolina La Terza A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO X X.COM/ABLA_BR
UM EVENTO CADA VEZ MAIS COMPLETO ESTAMOS AINDA IMPACTADOS por toda a repercussão da EXPO ABLA 2024, que aconteceu no final de novembro, em São Paulo. O grande evento anual das locadoras está cada vez mais completo. Ele cresceu e mudou de nome, mas não se trata apenas de uma nova nomenclatura. Os números comprovam que todo o exaustivo trabalho de organização de nosso tradicional Fórum – hoje EXPO ABLA – valeu a pena. Em relação à edição do ano passado, a feira de negócios passou de 36 para 55 expositores. Com os apoios institucionais, chegamos a 70 marcas presentes no evento. No auditório, tivemos 51 palestrantes, divididos na etapa final do congresso em dois palcos. O mais significativo desses números foi o aumento da visitação, com mais de 2.000 presentes. No primeiro dia de EXPO ABLA já tínhamos atingido a marca total de participantes de 2023. Essa acolhida do público é, certamente, a maior satisfação que poderíamos ter. O evento exige um ano de dedicação por parte de uma equipe que está voltada para superar as expectativas dos associados da ABLA. Nossa EXPO é uma oportunidade ímpar de acolhê-los, ouvi-los, dar toda a atenção que as locadoras merecem. Tudo é planejado para que possamos entregar conhecimento e a oportunidade de troca de experiências, de forma integrada, com o envolvimento de todos os fornecedores que prestigiam o maior evento nacional das locadoras É gratificante ver que cada vez mais empresas e gestores contam com a EXPO ABLA para conhecer novas soluções, fazer networking e aproveitar as promoções que os expositores estão trazendo para as locadoras. Gostaria de agradecer a todos por mais esse capítulo bem-sucedido da EXPO ABLA. Há 14 anos na associação, sou testemunha da evolução do evento e consciente de que novas edições virão, com mais desafios, sempre preservando a missão essencial desse encontro: contribuir para que as locadoras sejam cada vez mais protagonistas no cenário econômico do Brasil. Francine Evelyn Gerente Administrativa e Financeira da ABLA, responsável pela comercialização e operacionalização da EXPO ABLA. EQUIPE ABLA: FRANCINE, JAQUELINE, PATRÍCIA, OLIVO, BIANCA, KASSIANE, PEDRO E LETÍCIA Editorial 3
4 CAPA EXPO ABLA: 8 mil m2 de novidades para as locadoras 10 ANO XXI | Nº 117 | NOVEMBRO / DEZEMBRO | 2024 18 PUBLIEDITORIAL Serpro 20 CONGRESSO Programação robusta reúne mais de 15 horas de conteúdo 6 NA FRENTE Locadoras batem recorde de aquisição de veículos 8 ENTREVISTA Um pit stop disputado com Reginaldo Leme, na EXPO ABLA 28 POR DENTRO Marcas premium conquistam o público em test drive 30 FIM DE PAPO Adriano Augusto Pereira de Castro, referência jurídica do setor, escreve sobre o SPVAT
8ENTREVISTA 20 CONGRESSO 28 POR DENTRO 6 NA FRENTE 30 FIM DE PAPO Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA
6 A ABERTURA DA EXPO ABLA 2024 foi marcada pela divulgação das mais recentes estatísticas do setor de locação de veículos. Em seu discurso, o presidente do conselho gestor da associação, Marco Aurélio Nazaré, adiantou que as empresas de aluguel de carros vão terminar 2024 com um total de compras próximo a 620 mil automóveis e comerciais leves. O presidente explicou que esse volume representa um crescimento de aproximadamente 5% em relação ao total de 590.870 unidades adquiridas por locadoras no ano passado. De janeiro a outubro de 2024, por exemplo, o total de compras de 0 km feito por locadoras já chegou a 502.535 unidades, equivalentes a 25,12% de todos APETITE AGUÇADO PARA COMPRAR CARROS! automóveis e comerciais leves vendidos até outubro no Brasil. Nazaré acrescentou que, levando em consideração as estatísticas da Anfavea, que projeta vendas de 2.450.000 automóveis e comerciais leves em 2024, as 620 mil unidades absorvidas pelo setor de locação representarão 25,3% do total vendido pela indústria no ano. Nos últimos três anos, as locadoras também já foram responsáveis por mais de 25% das vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil. “As projeções ratificam que o setor de aluguel de carros continua essencial para fazer a roda girar em termos de vendas de veículos”, disse Nazaré. “Mais pessoas, empresas e órgãos públicos estão chegando à conclusão de que é mais inteligente pagar só pelo uso do que gastar tempo e dinheiro com a compra, manutenção e com a gestão das frotas próprias”. A ABLA também projetou que as locadoras terminarão 2024 com uma frota total (novos e seminovos) de 1.650.000 automóveis e comerciais leves, que representam um crescimento de 5,1% na comparação com a frota total de 1.570.820 unidades registrada ao final de 2023. A frota total das locadoras, ao final do terceiro trimestre de 2024, já chegou a 1.603.000 automóveis e comerciais leves. As projeções e estatísticas apresentadas na abertura da EXPO ABLA foram feitas a partir dos dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Na abertura do evento, o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, divulgou as mais recentes estatísticas do setor de locação Na Frente
Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos: 4004-4433 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4433 (demais localidades). SAC: 0800 727 9977 e 0800 722 0099 (deficiência auditiva ou de fala). Ouvidoria: 0800 727 9933. Agilidade na contratação e atendimento personalizado para sua frota crescer sempre. conquıst Com o Bradesco, eu
REGINALDO LEME E MARCO AURÉLIO NAZARÉ, PRESIDENTE DA ABLA Revista Locação: Como começou seu interesse por esportes automobilísticos? Reginaldo Leme: Pela leitura, na infância e depois na adolescência, em Rancharia, interior de São Paulo, de revistas como Autoesporte e Quatro Rodas. Cheguei a pensar em ser arquiteto, mas acreditei num teste vocacional que dizia ser melhor que eu apostasse na área de comunicação. Ao chegar ao Estadão, vindo da faculdade de jornalismo, sonhava com uma chance de cobrir a Fórmula 1. Quando veio a oportunidade, agarrei com unhas e dentes. Mas antes cobri de tudo para o jornal: esgrima, golfe, basquete, futebol. DE RANCHARIA PARA AS PISTAS DO MUNDO Reginaldo Leme lembra na EXPO ABLA sua trajetória cheia de momentos velozes e marcantes na Fórmula 1 O JORNALISTA REGINALDO LEME se tornou praticamente um sinônimo de Fórmula 1 no Brasil. Ele recebeu até condecoração da entidade que organiza a competição, em 2013, por ter coberto mais de 500 GPs. Mas, nas suas contas, esse número está subestimado. “Acho que já bati uns 750 grandes prêmios de Fórmula 1. Não tem pra Rubinho, nem pra Alonso, o recorde é meu”, brinca ele, em um bate-papo conduzido pelo aficionado por corridas Vinnicius Vieira, durante a última EXPO ABLA. Aqui, destacamos alguns dos principais trechos de sua participação no evento: Entrevista 8
Revista Locação: Uma das características da cobertura de Fórmula 1 são as viagens constantes. Foi difícil se adaptar? Reginaldo Leme: Que nada! Conhecer diferentes culturas é uma paixão para mim. Lembro das primeiras viagens que fazíamos, sempre pela Varig, para Londres, Paris, Frankfurt. Na Alemanha, tive experiências incríveis. Pegar a estrada é sempre muito divertido. Revista Locação: Você usava a locação de veículos? Reginaldo Leme: Sempre. É comum que todos na Fórmula 1 utilizem esse serviço, até mesmo o piloto, quando a própria escuderia não lhe fornece um veículo exclusivo. Dirigi assim pela primeira vez uma Ferrari e uma Mercedes na Europa. Revista Locação: Como explicar essa paixão do brasileiro pela Fórmula 1? Reginaldo Leme: A tevê projetou a Fórmula 1 para o nosso público, e tenho orgulho de fazer parte dessa história até hoje. Revista Locação: Qual a época mais memorável para você em todos esses anos de cobertura? Reginaldo Leme: Certamente, não só para mim, mas para todo fã de Fórmula 1, foi a década de 80, quando tínhamos grandes pilotos. Senna, Prost, Mansell, Piquet. Tivemos, claro, nomes de peso depois disso, como Schumacher e Lewis Hamilton, o mais completo entre os pilotos atuais. Senna era o mais talentoso. Revista Locação: Como é a preparação de um jornalista para cobrir um grande prêmio? Reginaldo Leme: A preparação para uma corrida no final de semana começa na terça-feira. Gosto muito de estatísticas e sou do tempo em que se anotava tudo a mão. Hoje, não dá pra competir nesse sentido com o pessoal mais jovem, que lê tudo e sabe todos os números. Mas o jornalismo não se resume a isso e, com tantos anos de janela, a gente consegue trazer um pouco dessa experiência para a cobertura, que, por sinal, cresceu muito na Band, com o formato que a emissora escolheu, com mais bastidores, apresentando a Fórmula 1 de um jeito que nunca havia sido apresentado. É um mérito isso. E a tendência é termos um campeonato de 2025 ainda mais interessante, com brasileiro na pista, o Gabriel Bortoletto, trigésimo terceiro piloto do país a competir na categoria. Pronto. Tá aí um número importante! Revista Locação: Você fez muitas amizades, inclusive entre músicos famosos, já que a música também é uma de suas paixões. Fale sobre algumas dessas celebridades que você conheceu e de quem se tornou amigo. Reginaldo Leme: No meu livro Muito Além do Grid, conto algumas histórias, como a relação com o George Harrison, para mim o músico mais completo que já existiu. Harrison era muito amigo também do Emerson Fittipaldi, que, inclusive, estava ao lado do ex-beatle, convidado pelo próprio, quando o músico faleceu, em Los Angeles. Revista Locação: Quais lições o gestor de uma locadora pode tirar da Fórmula 1? Reginaldo Leme: Acho que há esse ensinamento de que a rivalidade é boa, em qualquer esporte. E também esse detalhismo e perfeccionismo da Fórmula 1, que só é possível graças ao trabalho em equipe. “O exemplo e a sintonia de Reginaldo Leme para com as locadoras é essa intensidade e o perfeccionismo da Fórmula 1. Foi muito bom tê-lo conosco aqui na EXPO, falando de temas tão importantes, como a concorrência, que é sempre intensa em nosso setor, como deve ser, mas sadia e positiva, transformadora” MARCO AURÉLIO NAZARÉ, presidente da ABLA. Entrevista 9
DURANTE A EXPO ABLA (27 e 28 de novembro), o pavilhão do São Paulo EXPO foi ocupado por nada mais, nada menos, que 55 expositores, superando expectativas e uma área de exposição de mais de 8 mil metros quadrados. A edição deste ano também se destacou por reunir mais de 2.250 pessoas durante os dois dias de evento. Segundo a gerente administrativa e financeira da ABLA, responsável pela comercialização ÁREA DE EXPOSIÇÃO ULTRAPASSOU 8 MIL M² EVENTO TAMBÉM SE DESTACOU POR REUNIR MAIS DE 2.250 PESSOAS e operacionalização da EXPO, Francine Evelyn, entre os objetivos esteve o de proporcionar o máximo de oportunidades para os participantes. “Com a integração e, ao mesmo tempo, mantendo o compromisso de aproximar as locadoras e os nossos parceiros comerciais, consolidamos a EXPO ABLA como o principal ponto de encontro para as oportunidades que moldam a indústria de locação de veículos”, avalia ela. O evento já está entre os mais relevantes da cadeia produtiva do segmento automotivo. “E, para tal feito, foram fundamentais o interesse e as inscrições de centenas de locadoras que participaram ativamente e confiaram no trabalho da ABLA”, acrescenta Francine. Nas próximas páginas, confira imagens marcantes da área dessa representativa área de exposição! 10 Expositores
2 3 4 1 1 _ABLA e Sindlocs lado a lado, dentro do conceito criado pelo ISA (Integração Sindicatos/ABLA) 2_Volkswagen divulgou diferenciais de veículos que unem tecnologia, sustentabilidade e confiança para compor as frotas das locadoras 3_A Ford expôs evoluções que também atendem necessidades dos clientes do setor de locação, com a união entre inovações e potência 4_Edenred Ticket Log mostrou o quanto pode fazer para transformar a jornada de manutenção nas empresas de aluguel de veículos 11 Expositores
8 7 6 5 5_O atendimento às locadoras e diferenciais de engenharia, design e de tecnologias deram o tom no estande da GM/Chevrolet 6_No estande da Stellantis, locadoras ficaram a par de soluções inteligentes que já estão impactando a mobilidade urbana 7_A Carbon trouxe para a EXPO os benefícios garantidos para as locadoras pela maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo 8_Santander e S4F estiveram no evento e fortaleceram significativamente a importância das locadoras em suas estratégias de negócios 12 Expositores
11 9 12 10 9_Nissan valorizou a qualidade e tecnologia dos seus veículos para locadoras interessadas em adquirir ou renovar a frota 10_A Toyota voltou ao principal evento do setor de locação da América Latina para mostrar seus diferenciais para as locadoras 11_Na Renault, além da confiança e credibilidade da marca, as locadoras puderam saber mais sobre a diversificação da frota 12_A INFO trouxe suas soluções em tecnologias acessíveis, que têm feito sucesso entre locadoras de todos os tamanhos 13 Expositores
14 13_A Desmobjá esteve na EXPO para mostrar para as locadoras como melhorar bastante o processo de desmobilização de suas frotas 14_Ituran Brasil destacou suas soluções em monitoramento, recuperação de veículos e telemetria com tecnologia avançada 15_A Odeen mostrou porque já trabalha na nova era da investigação corporativa, com soluções inovadoras para proteger as locadoras 16_Para a desmobilização de seminovos, a OLX tem um plano profissional para as locadoras contratarem e anunciarem seus veículos 13 14 16 15 Expositores
17_A Blue Fleet mostrou o quanto seu sistema de gestão auxilia as locadoras com dashboards em tempo real, relatórios on-line, aplicativos e muito mais 18_O Grupo LW tratou de levar às locadoras soluções para otimizar processos reduzir custos, por meio da eficiência na gestão de frotas 19_No “busão” da Segplus, a corretora reuniu especialistas para auxiliar locadoras interessadas em seguros, assistência 24 horas e rastreadores 20_A LocarX vem conquistando espaço no setor de locação por meio de sua rede de franquias, com foco em excelência no atendimento 20 19 17 18 15 Expositores
21_As locadoras puderam conhecer de perto a VAI, a completa plataforma de conectividade de veículos que está em alta no mercado 22_A Brick divulgou soluções que podem revolucionar a segurança e eficiência operacional das locadoras 23_O evento proporcionou que mais locadoras pudessem conhecer a eficiência da gestão documental de frotas da Dukar 24_Focada em converter veículos a combustão em elétricos, a Swap-e mostrou o quanto é possível estender a vida útil dos carros 24 23 22 21 16 Expositores
25_Mercedes-Benz é opção interessante também para locadoras que atuam no segmento da terceirização de frotas 26_O potencial do Arrow ONE como solução para locadoras atenderem às demandas de entregas em centros urbanos chamou a atenção no evento 27_A F-CRUZ veio à EXPO para mostrar como os seus projetos automotivos podem elevar padrões de desempenho e diminuir impactos ambientais 28_A L200 Triton, da Mitsubishi, está entre as ótimas opções para compor frotas de locadoras que atuam na terceirização de frotas 25 26 28 27 17 Expositores
18 Publieditorial O SETOR DE COMÉRCIO de veículos, novos ou usados, é um dos mais importantes de qualquer país, e isso não é diferente no Brasil. Só no mês de outubro de 2024, foram vendidos quase 265 mil veículos novos, de acordo com dados da Fenabrave. Em todo o ano, foram 2,12 milhões de veículos vendidos. Em um setor tão dinâmico, em que coexistem negócios grandes e pequenos, especializados em automóveis de passeio ou comerciais, a organização é vital para garantia do sucesso. Um dos aspectos mais importantes e desafiadores, tanto na indústria quanto no comércio, é a manutenção de estoques, de forma organizada e integrada aos órgãos de governo. No setor de automóveis, caminhões e outros veículos que necessitam de registro junto aos órgãos de trânsito, trata-se de bens de alto valor e que estão sujeitos à regulação dos órgãos competentes. Portanto, a informatização e a atualização de informações em tempo real se fazem necessárias e podem definir o sucesso ou o fracasso. É aí que entra o Renave. O Registro Nacional de Veículos em Estoque, ou Renave, é uma solução da Senatran, desenvolvida pelo Serpro, que proporciona ao varejista de veículos uma forma de registrar a entrada e saída de carros, motos, caminhões e outros de seus estoques. É composto de um conjunto de web services, que permitem o registro no Renavam, base de dados eletrônica do Senatran. É dividido em dois módulos: Renave 0 km e Renave Usados, que já transaciona operações de compra e venda de veículos usados em 9 estados da federação (ES, GO, MS, MT, PE, PR, SE, SP e SC) e está em homologação no estado da Bahia. Já o Renave 0 km opera em todo o Brasil. O uso do Renave Usados oferece uma série de vantagens para o lojista que optar por contratá-lo. O comerciante se beneficia da segurança e sincronia com as informações de Governo, redução RENAVE VEIO PARA FACILITAR A VIDA DO LOJISTA DE VEÍCULOS Controle seus estoques e integre-se aos órgãos reguladores do setor de comércio de veículos com esta solução do Serpro da burocracia e tempo total para transferência de propriedade do veículo, validação automática de notas fiscais do processo de compra e venda, emissão das modernas versões digitais dos documentos CRV e CRLV, sem a necessidade de reconhecimento de firma. Além de taxas reduzidas para transferência de propriedade e simplificação do processo de vistoria, em vários Estados. A contratação do Renave Usados ainda é opcional, mas todos aqueles que operam com venda de veículos novos já utiliza o serviço obrigatoriamente. O Renave 0 km, por sua vez, está disponível para concessionárias, implementadoras, encarroçadoras e outros fornecedores de equipamentos para veículos novos que necessitam de registro junto ao Detran. Ele torna mais seguro o processo de venda e emplacamento destes veículos e implementos, pois impede a clonagem de placas de licenciamento. A emissão de notas fiscais e o rastreamento de proprietários também é uma vantagem do uso deste serviço. Para contratar o serviço, é preciso que os interessados estejam devidamente credenciados pela Senatran, e em alguns casos no Detran do seu respectivo estado. Essa contratação é feita individualmente, e é necessário que o responsável pelo negócio possua certificado digital eCNPJ no padrão ICP-Brasil. Apenas empresas podem contratar o serviço. Além disso, como o Renave é oferecido apenas na forma de API, é preciso fazer a integração do serviço ao sistema do próprio lojista. Acesse agora a página do Renave (https:// www.loja.serpro.gov.br/renave) e saiba mais informações, ou mesmo contrate já o serviço caso seu estado já tenha aderido ao sistema. Você não vai querer ficar de fora desta inovação que traz mais eficiência e segurança para o seu negócio e seus clientes, vai?
Acesse a Loja Serpro e saiba mais: loja.serpro.gov.br/renave O RENAVE realiza a escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos novos e usados dos estabelecimentos, integrado aos serviços dos órgãos de trânsito e fiscal, oferecendo mais praticidade e segurança para todas as partes. Ganhe agilidade e economia com a transferência digital de veículos
PAULO MIGUEL JÚNIOR: O VICE DA ABLA TAMBÉM ATUOU COMO O CURADOR DA GRADE DE PROGRAMAÇÃO Nesse contexto, a programação tratou das tecnologias que estão revolucionando o aluguel de veículos, como a eletrificação das frotas, inteligência artificial, as tendências para a terceirização de frotas e até a locação de outros meios de transporte, como caminhões e motos. Nas próximas páginas, confira imagens marcantes das apresentações, palestras, painéis e debates desse grande evento das locadoras. PROGRAMAÇÃO ENTREGOU MAIS DE 15 HORAS DE CONTEÚDO PARALELAMENTE À ÁREA DE EXPOSIÇÃO, durante dois dias intensos a EXPO ABLA também ofereceu aos participantes uma programação robusta, com mais de 50 palestrantes e 15 horas de conteúdo, em dois palcos e em sessões plenárias. O vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, esteve à frente do processo de seleção dos nomes para compor a grade, com foco em englobar os temas mais urgentes e relevantes para a atividade de locação de veículos. “A intenção foi a de compartilhar conhecimentos que realmente fortalecessem as locadoras”, diz ele. Paulo Miguel Júnior lembrou também que, embora no mercado as locadoras sejam concorrentes, no ambiente da EXPO ABLA elas somam forças, compartilham conhecimentos e fortalecem coletivamente o setor. “O nosso associativismo vai ficar cada vez mais forte”, afirmou. 20 Congresso
1 | Na abertura, Givaldo Vieira (Associação Nacional dos Detrans), a deputada Helena Lima, Marco Aurélio Nazaré (ABLA), Adrualdo Catão (Senatran) e Paulo Miguel Júnior (ABLA) abordaram leis e projetos que impactam o setor de locação 2 | Painel sobre as perspectivas das lideranças sobre o setor de locação reuniu Marco Aurélio Nazaré (ABLA), Enílson Sales (Fenauto), Igor Calvet (Anfavea) e Ricardo Bastos (ABVE) 3 | A Edenred Ticket Log tratou da união entre tecnologia e eficiência na manutenção das frotas das locadoras, com seu diretor Jefferson Fernandes e os convidados Ricardo Gritsch (Referência Rent a Car) e Márcio Fiaes (Via Brasil) 4 | Francine Evelyn (ABLA) foi ao palco para explicar o que a entidade oferece em termos de benefícios para auxiliar locadoras associadas a impulsionarem seus negócios 2 3 4 1 21 Congresso
5 | O advogado Victor Rocha, Paulo Miguel Júnior (ABLA) e Paulo Henrique (AuditLoc1) projetaram os impactos da Reforma Tributária para as locadoras nos próximos anos 6 | Ana Renata Navas (Cox Automotive do Brasil) valorizou novas técnicas de precificação para que as locadoras não mais dependam de “métodos instintivos” para a compra e venda de veículos 7 | O evento trouxe reflexões sobre a conectividade como fator revolucionário para a produtividade das frotas, na apresentação do Luciano Driemeier, gerente global de negócios conectados da Ford 8 | Marco Caruso, head de política monetária e mercados no Santander, fez a análise macroeconômica do país para proporcionar às locadoras insights para suas tomadas de decisões e investimentos 6 7 8 5 22 Congresso
11 12 10 9 9 | Pedro Lins derrubou mitos e mostrou como práticas simples e atitudes que não exigem grandes investimentos permitem às locadoras transformarem o ESG em verdadeiro diferencial de mercado 10 | Pedro Henrique (Dale Carnegie Training) trouxe seu entusiasmo para mostrar às locadoras como aumentar a lucratividade por meio do aperfeiçoamento das lideranças, com orientações e histórias que encantaram a plateia 11 | Sérgio Habib, Presidente do Grupo SHC, representante no Brasil da JAC MOTORS e da ANKAI, deu uma entrevista contundente ao Marcelo Taveira (Mustang Consultoria) sobre a realidade dos carros elétricos no Brasil e no mundo 12 | Locadoras de médio porte também podem trabalhar com veículos pesados, conforme mostraram Anderson Miranda e João Carlos Rosseto, respectivamente Supervisor e Consultor Comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus 23 Congresso
15 13 16 14 13 | O pesquisador César França migrou a locação de veículos definitivamente para a era digital, mostrando como a inteligência artificial e big data já abrem oportunidades para o setor 14 | Fabio Leite (CEO da Addiante). Ricardo Bacellar (Programa Papo de Garagem) e Luma Pitanga (CEO da Motoca e da Tradekar) trataram dos avanços da locação de outros meios de transporte, como caminhões e motos 15 | Julian Gritsch (JGCorp) apresentou a palestra “Tendências e Desafios na Digitalização do Setor de Locação”, numa troca de insights sobre inovação, tecnologia e o papel das pessoas no mercado em transformação 16 | O coordenador da Universidade Corporativa do Setor de Locação (Uniabla), Leonardo Soares, mergulhou nas questões estruturais e na necessidade de as locadoras investirem na formação de seus recursos humanos 24 Congresso
19 20 17 18 17 | Como apresentar sua locadora de forma eficaz para a obtenção de crédito? Sob moderação de Edgar Valesin (KVW), quem trouxe as respostas foram José Muniz Netto (CEO da Nantes) e Gunnar Murillo (CEO do Banco Stellantis) 18 | Everton Kurdejak (Carbon), Rafael Teixeira (ABLA, moderador) e Fernando Mejuto (General Motors do Brasil) no painel sobre as transformações automotivas que estão trazendo mais segurança para a mobilidade sobre rodas 19 | Marcelo Fontes (CEPA Internacional), Ricardo Imperatriz (Instituto PARAR) e Michele Moraes (Hypera Pharma) desvendaram o que os clientes de terceirização de frotas mais valorizam para escolher as locadoras com quem irão trabalhar 20 | Isabelly Clarinda (CEO da Agiliza), Luiz Felipe Nemer (ABLA, moderador) e Gabriela Ferreira (Velox) fizeram um painel esclarecedor sobre as nuances que envolvem os serviços de Assistência 24h para locadoras e seus clientes 25 Congresso
24 23 21 22 21 | Bruno de Araújo (ABLA ONE) fez exposição sobre os lançamentos da empresa, criada para gerar tecnologias acessíveis principalmente para as pequenas e médias locadoras 22 | Milad Kalume Neto (Mercado Automotivo), Paulo Miguel Júnior (ABLA) e Wagner Andrade (Stellantis South America) compartilharam grandes novidades a respeito da transição energética que vai moldar o futuro da mobilidade 23 | Livia Villar (ABLA e LocarX), Anna Botelho (Unique) e Helena Marcondes (Okay!CAR) participaram do concorrido painel sobre o empreendedorismo nos diversos segmentos da cadeia produtiva do setor automotivo 24 | Happy Hour reuniu expositores, palestrantes e público em geral, criando oportunidades de networking para locadoras e parceiros de negócios que entendem de aluguel de carros 26 Congresso
23 24 Juntos, aceleramos o seu negócio! Adriana Teixeira Consultora Corporate Sul (41) 99280-4889 Bruno Costa Consultor Corporate RJ/ES/NE (21) 99728-4854 Felipe Estephan Consultor Corporate MG/SP/MS (41) 99174-6593 Mara Monteiro Consultora Corporate DF/Norte (61)ͪ 99957-9906 Ficou interessado? Acesse o QR Code e entraremos em contato. O Corporate do Banco Stellantis é o seu parceiro de confiança no caminho para o futuro. Seja qual for o desafio, estamos prontos para oferecer suporte ao seu negócio, garantindo excelência no atendimento e trabalhando para que você tenha as melhores soluções deͪ financiamento.
28 LUXO E TECNOLOGIA AO ALCANCE DAS MÃOS EM UMA INICIATIVA das concessionárias Sorana e Osten, as marcas Audi, BMW e Stellantis marcaram presença na EXPO ABLA com um test drive exclusivo com veículos premium, especialmente selecionados para os participantes do evento. Durante a feira, bastava marcar o horário para dirigir uma das “máquinas” escolhidas para a ação, realizada na área externa do pavilhão da feira. O passeio aconteceu em um circuito planejado para proporcionar uma experiência diferenciada, com duração entre cinco e dez minutos, o suficiente para impressionar quem se aventurou no test drive. No total, foram realizados 120 testes de direção durante a EXPO ABLA. Passaram por lá vários grupos, como o formado pelos empresários Fábio Macedo, Anderson Oliveira e Rodrigo Miranda, do grupo Alugue Brasil. “Foi meu primeiro test drive com carro elétrico e a experiência foi incrível”, disse Fábio. Em sua terceira EXPO ABLA consecutiva, Igor Reis, da locadora Ouro Minas, enalteceu a iniciativa. “Ter um test drive aqui enriquece muito o evento”, afirmou ele. “O mercado está se renovando muito rápido e é importante conhecer de perto essas opções de lançamentos, inclusive no nicho de elétricos”, completou Osvaldo Ruffino, da Fisa Locadora. A oferta do test drive era convidativa. Da BMW, era possível escolher entre o elétrico iX1 ou o sedã 320I M Sport. Outro destaque entre os modelos foi o elétrico Audi e-tron GT. A nova Rampage e o Jeep Compass completavam o leque de opções. ALINHADOS: MODELOS PREMIUM ATRAÍRAM A ATENÇÃO DO PÚBLICO DA EXPO Por Dentro
GUICHÊ ABERTO: ATIVIDADE FOI UMA DAS MAIS ELOGIADAS DO EVENTO OSVALDO RUFFINO, DA FISA LOCADORA: LIGADO NAS NOVIDADES O AUDI E-TRON GT FOI UM DOS CARROS MAIS COBIÇADOS DO TEST DRIVE TURMA DO GRUPO ALUGUE BRASIL PRESTIGIOU E APROVOU O PASSEIO NAS “MÁQUINAS” IGOR REIS, DA LOCADORA OURO MINAS: O EVENTO CONTINUOU DO LADO DE FORA 29 Por Dentro
30 A LEI COMPLEMENTAR N. 207/2024 instituiu o “Seguro para Proteção das Vítimas de Acidentes de Trânsito” (SPVAT). Este artigo demonstra que o SPVAT não é “seguro” em sentido técnico, tratando-se de novo e irregular tributo criado com finalidade arrecadatória preponderante. Os sinistros de trânsito são uma das principais causas de mortes não naturais e invalidez do mundo. O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever do Estado (cf. Constituição Federal, art. 144, § 10 e Código de Trânsito, art. 1º, § 2º). Diversos consensos internacionais indicam que o “seguro obrigatório” é componente importante para a promoção da segurança no trânsito, dentre eles a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 20212030” promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com essa introdução, aponta-se UM TRIBUTO DISFARÇADO DE SEGURO Por Adriano Augusto Pereira de Castro o prejuízo social causado pela captura e distorção para fins fiscais de debate necessário sobre novo formato de “seguro obrigatório para veículos” no Brasil. A Lei Complementar n. 207/2024 pode ser lei e pode denominar o novo tributo como “SPVAT”. Em que pese o nome, a distribuição das receitas do SPVAT demonstra que parcela irrisória ou nula do novo tributo se destinará à formação de fundo mutualístico para o pagamento de indenizações securitárias por sinistros de trânsito, como ilustrado abaixo: Fim de Papo
Adriano Augusto Pereira de Castro é assessor jurídico da ABLA e advogado de referência nacional no setor de locação de veículos automotores. Em ordem decrescente de participação no produto das receitas do SPVAT, cita-se a destinação de 40% para o Sistema Único de Saúde (SUS) (LC n. 207/2024, art. 24). Em relação a esta rubrica específica, a qual também existia no extinto DPVAT, o eg. STF entendeu em ocasião anterior que essa vinculação é constitucional e não o descaracteriza como seguro obrigatório. No Brasil, o INSS e o SUS cumprem diversas funções securitárias e assistenciais que em outros países não são ofertadas, e os acidentes de trânsito são origem de relevantes gastos públicos de saúde e previdência no atendimento às vítimas de trânsito. Sem questionar a correição e atualidade do fundamento utilizado pelo STF, destaca-se não haver discussão que parcela relevante do antigo DPVAT e do novo SPVAT têm natureza jurídica de contribuição social, uma das espécies tributárias. Os Estados e Municípios receberão 35% e 40% das receitas do SPVAT caso ofertem serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo (LC n. 207/2024, art. 22). O transporte público coletivo é componente importante do trânsito, entretanto nada tem de “fundo mutualístico” característico dos produtos securitários. Trata-se de nova contribuição de intervenção no domínio econômico (Cide), uma “Cide-SPVAT”. Os Estados e Municípios já participam das receitas da Cide-Combustíveis (Constituição, art. 159, III) e agora terão a “Cide-SPVAT” sem vinculação a quaisquer contrapartidas securitárias para reforço dos orçamentos. A terceira principal destinação das receitas do SPVAT tem a natureza jurídica de irregular “empréstimo compulsório” (Constituição, art. 148) Nos primeiros anos de operação do SPVAT suas receitas livres servirão para destinação oposta à constituição de fundo mutualístico securitário. Cerca de 17% das receitas serão destinadas ao “equacionamento de eventual déficit do DPVAT referente a sinistros ocorridos até 31 de dezembro de 2023” (LC n. 207/2024, art. 17). Trata-se do inverso do “seguro”, o qual se destina a cobrir riscos futuros. Destinação para novos sinistros somente quando quitado o passivo de obrigações anteriores, não tendo a Susep disponibilizado estudo técnico sobre o tema. Demonstrado neste e nos parágrafos anteriores que 97% das receitas dos prêmios do SPVAT não têm natureza securitária. Os 3% de receitas remanescentes não terão destinação securitária. Cerca de 2% das receitas das apólices do SPVAT serão destinadas ao Coordenador Nacional do Sistema Nacional de Trânsito para desenvolvimento e implantação de programas destinados à prevenção de sinistros de trânsito. Destinação louvável mas, novamente, fora da finalidade securitária. Reconhecida sua natureza tributária a destinação de 2% das receitas para o Sistema Nacional de Trânsito tem estrutura de “IPVA Federal” e, por isso, inconstitucional. E o 1% restante tem natureza de “taxa” (tributo), porque destinada a restituir despesas de cobrança e registro do SPVAT em órgãos públicos (LC n. 207/2024, arts. 6º, § 1º e 25). Demonstrado que o SPVAT tem natureza tributária preponderante, possivelmente única. Deste modo, independente a designação que lhe dê a LC n. 207/2024, mesmo no melhor cenário e somente após alguns anos da cobrança o máximo de 17% seriam dedicados à constituição de fundo mutualístico para o pagamento de indenizações securitárias. A nova “Cide-SPVAT” é material e formalmente inconstitucional por este motivo, devendo os frotistas procurarem suas assessorias jurídicas para combater esse novo tributo. 31 Fim de Papo
Descubra os Benefícios Exclusivos da ABLA A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) oferece uma gama de serviços e parcerias que proporcionam vantagens exclusivas para seus associados. Confira os principais benefícios Corretora de Seguros: Proteção completa para sua frota com condições especiais. Acordo com Montadoras: Descontos exclusivos na aquisição de veículos. Parceria com Bancos: Taxas diferenciadas para financiamento de veículos. Consultoria Personalizada: Atendimento direto para esclarecer dúvidas específicas. Legislação e Apoio Jurídico: Orientação em questões de trânsito e fiscais. Suporte Operacional: Assistência em cobranças, infrações, sinistros e mais. Prevenção a Fraudes: Auxílio na identificação e prevenção de fraudes. Aquisição e Blindagem de Veículos: Condições especiais com diversas montadoras. Rastreamento e Gestão: Softwares específicos para locadoras. Assistência 24 Horas e compra de Pneus: Serviços essenciais para sua frota. Consultas de Crédito e Concessionárias Fidelizadas: Análise e fidelização para melhores negócios. Serviços de Assessoria Parcerias Estratégicas Facilidades e Tecnologia Telefone: 0800 777 4200 E-mail: abla@abla.com.br ENTRE EM CONTATO:
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