Revista Locação 116

O ONIX LT FOI O MODELO ESCOLHIDO PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO APRESENTADO NESTA EDIÇÃO UMA PARCERIA ENTRE A ABLA E A KELLEY BLUE BOOK (KBB), empresa norte-americana referência em preços de carros novos e usados, resultou na criação de um estudo robusto imprescindível para as locadoras de automóveis do país. O Book de Valor Residual é uma publicação atualizada mês a mês que trata dos valores residuais de veículos leves, contemplando os 10 veículos mais alugados pelo mercado. Importante observar que, para a tabela e no gráfico desta reportagem, foi escolhido como exemplo o Chevrolet Ônix 2024, LT 1.0 TB 12V Flex 116 CV, rodando 1.000 km/mês, em São Paulo (SP). Para ser útil às locadoras e manter os mais de 99% de acerto nos preços futuros, o trabalho é atualizado mês a mês, incluindo aí os 10 veículos mais alugados no mês anterior. O principal objetivo do levantamento é auxiliar o mercado de locação de automóveis a obter mais lucratividade e competitividade em seus negócios O estudo parte de uma base de dados robusta e um sofisticado algoritmo de projeção baseado em regressão linear (perda do valor do veículo), considerando diversos fatores mercadológicos: cotação do dólar; mercado de venda de seminovos, o mercado de crédito para compra de veículos e a taxa de inadimplência. O primeiro passo do estudo apresenta o valor histórico dos veículos, conforme os anos e modelos fabricados, desde a primeira precificação feita pela KBB. Esse histórico oferece uma visão detalhada de como os valores dos veículos evoluíram ao longo dos anos, considerando variações econômicas e tendências de mercado. Em seguida, o estudo demonstra o gráfico de valor futuro dos veículos, partindo do PPS (Preço Público Sugerido pela montadora) na data atual. A análise considera uma quilometragem média rodada de 1000/ km por mês e projeta o valor do veículo até 48 meses de uso. “Essa projeção detalhada é essencial para que as locadoras possam planejar o ciclo de vida de seus veículos de forma mais eficiente, maximizando a lucratividade e minimizando os riscos associados à depreciação” afirma Ana Renata Navas, diretora geral da KBB no Brasil. Segundo ela, uma característica diferenciada desse estudo é a projeção da curva de valor futuro para duas situações distintas: uma negociação B2C (locadora vendendo para uma pessoa física) e uma negociação B2B (locadora repassando o veículo para uma loja de usados). “Essas duas abordagens permitem uma compreensão mais precisa e abrangente das possíveis estratégias que a locadora pode seguir quando for desmobilizar a frota”, completa Ana. Por fim, o relatório demonstra o quanto a cor do veículo irá impactar no preço futuro (respeitando a paleta de cores determinada pela montadora). 9 Capa

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