Revista Locação 115

PREVENIR É BEM MELHOR DO QUE REMEDIAR CONFORME AVALIAÇÃO DA SWINT, empresa especializada em inteligência e investigação corporativa, a cada 100 potenciais clientes do aluguel diário, principalmente em locadoras de pequeno e médio porte, aproximadamente cinco têm algum histórico de apropriação indébita. Diante disso, a empresa desenvolveu um banco de dados específico sobre quem já deixou de devolver veículos dentro dos prazos estabelecidos em contrato. É a Banned List (lista de banidos, em tradução livre), que faz parte do SGRLoc, um sistema completo de gerenciamento de riscos que integra seis serviços diferentes (veja Box). clientes da Swint, a empresa também levantou os 20 veículos com maior recorrência de apropriação indébita (veja gráfico). Não se trata de estimular as locadoras a deixarem de comprar ou de alugar esses carros, mas sim de ajudar a estudar estratégias para os modelos que mais estão precisando das soluções de prevenção. Hoje, a Banned List já reúne mais de 600 mil CPFs com histórico de apropriação indébita e outras operações fraudulentas. “Em parceria conosco, a própria ABLA oferece consultas a esse completo banco de dados, para as locadoras associadas, a preços muito baratos”, complementa Ana Amorim. FONTE: SWINT “Identificamos que existe recorrência entre os autores das tentativas de apropriação indébita”, diz a diretora da Swint, Ana Amorim. “São pessoas que tentam aplicar esse tipo de golpe mais de uma vez, com frequência, partindo do princípio de que não serão pegas”. Segundo ela, prevenir essas ações custa aproximadamente 30 vezes menos na comparação com os elevados gastos necessários para recuperar um veículo. “Recuperar faz parte do jogo, mas o ideal é proporcionar soluções para que as locadoras consigam se antecipar ao problema”. No ano passado, em relação à frota de locadoras que são 9 Capa

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