Revista Locação 115

Saiba quais têm sido os modelos visados, os estados onde há mais riscos e as soluções para prevenção e rápida recuperação da frota LOCADORAS NO COMBATE À APROPRIAÇÃO INDÉBITA Ano XXI | #115 | 2024 | JULHO / AGOSTO Contabilidade: os benefícios da depreciação acelerada Entrevista: como gerenciar melhor as multas de trânsito? Legislação: preocupações com as cobranças do Free Flow Fim de Papo: a importância dos diretores regionais da ABLA

EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente Paulo Miguel Jr., vice-presidente Dirley Ricci, Lívia Cravo de Villar, Luciano Miranda Chagas, Luiz Felipe Nemer, Lusirlei Albertini, Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Ignácio, Eládio Paniagua Jr, Jacqueline Moraes de Mello, Saulo Tomaz Froes. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Claudio Rigolino, Paulo Bonilha Jr. CONSELHO FISCAL (SUPLENTE) Daniel Bittencourt, Maria Helena Teixeira Lima CONSELHO DE EX-PRESIDENTES Adriano Donizelli, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Carolina La Terza IMAGEM DE CAPA PRF A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO X X.COM/ABLA_BR

3 EDIÇÃO VOLTADA PARA SERVIÇOS! LOCADORAS DE VEÍCULOS REPRESENTAM um negócio complexo, com vários assuntos que merecem a atenção dos gestores. Trata-se de atividade que envolve aspectos distintos, como planejamento financeiro, tomada e concessão de crédito, preservação do ativo, monitoramento da evolução dos contratos, segurança, administração de recursos humanos, entre outros. A ABLA está na linha de frente desse mercado, tendo de um lado o contato direto com seus associados, ouvindo suas dores e preocupações; e de outro, há o constante desenvolvimento de parcerias com fornecedores qualificados para atender às demandas das locadoras. Espelhando essa disposição da entidade, esta edição da Revista Locação traz uma boa mostra de matérias dedicadas a serviços dedicados ao aperfeiçoamento da gestão das locadoras. Acreditamos que todas são de leitura obrigatória para as empresas que atuam no setor, começando pela matéria de capa, que aborda a prevenção à apropriação indébita, assunto sempre recorrente entre as medidas que as locadoras precisam adotar para proteger seus ativos. Inauguramos também a seção Contabilidade, que trará periodicamente a contribuição de especialistas no assunto, sob a perspectiva da locação. Nessa matéria inaugural, falamos sobre depreciação acelerada. Trazemos ainda a nossa primeira chamada para a EXPO ABLA, que já tem data e local definidos. E, por falar em feiras de negócios, a Revista Locação esteve na China, com a contribuição muito especial de nosso vice-presidente do Conselho Gestor, Paulo Miguel Junior, que trouxe suas impressões de recente viagem ao gigante asiático. Parafraseando o conselheiro fiscal e diretor regional da ABLA no Paraná, Claudio Rigolino, que fecha essa edição com artigo na seção Fim de Papo, estamos de braços abertos para atender às demandas dos associados e do setor. Boa leitura. Editorial

4 CAPA Prevenção à apropriação indébita 8 ANO XXI | Nº 115 | JULHO / AGOSTO | 2024 16 PUBLIEDITORIAL Serpro 18 GESTÃO Bruna Valentini, da Mônaco Gestão de Frotas, escreve sobre a agilidade no emplacamento de veículos das locadoras 20 LEGISLAÇÃO O Free Flow avança e exige atenção das locadoras 22 PUBLIEDITORIAL Carbon 6 NA FRENTE Vem aí a EXPO ABLA 12 ENTREVISTA Juliano Luparelli: entender as leis é o primeiro passo para evitar prejuízos com multas 14 CONTABILIDADE Regras e benefícios contábeis da depreciação acelerada 24 BRASIL VIAGEM Mato Grosso além do Pantanal: é hora de conhecer 26 PUBLIEDITORIAL Banco Stellantis 28 POR DENTRO Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da ABLA, traz novidades da AutoChina, no outro lado do mundo 30 FIM DE PAPO A mensagem de Carlos Rigolino, conselheiro fiscal e diretor regional da ABLA no Paraná Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA

6 O FÓRUM INTERNACIONAL DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS chega à sua 19ª edição com um novo nome: o maior encontro do setor no Brasil e na América Latina agora oficialmente se chama EXPO ABLA. Ao mesmo tempo em que trará conhecimentos extramemente qualificados, o evento vai proporicionar o melhor espaço para o network entre locadoras e parceiros de negócios. A EXPO ABLA está marcada para os dias 27 e 28 de novembro no São Paulo Expo. Entre os temas da programação escolhidos para essa edição, estão tendências como mobilidade como serviço, eletromobilidade, tecnologias disruptivas e sustentabilidade. Os interessados em participar do evento, conhecido por suas áreas de exposição, congresso e grandes oportunidades, já podem se inscrever. As inscrições podem ser feitas no portal do EXPO ABLA e, até o dia 31 de julho, o primeiro lote de FÓRUM DAS LOCADORAS AGORA É EXPO ABLA! EVENTO SERÁ NOS DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO E AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS SÃO PAULO EXPO VOLTA A RECEBER O EVENTO ingressos estará com 45% de desconto na comparação com o valor de bilheteria a ser cobrado no dia do evento. “Mantendo nosso propósito de reunir o setor e seus parceiros comerciais, seguimos sendo um ponto de encontro essencial para debater os desafios e oportunidades que moldam a indústria de locação de veículos, além de promover iniciativas destinadas a fortalecer relacionamentos comerciais sólidos”, afirma o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. A EXPO ABLA contará com um espaço de exposição de 6 mil metros quadrados, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar uma ampla gama de produtos, serviços e soluções inovadoras. Serão mais de 45 palestrantes renomados, tanto do cenário nacional quanto internacional, em mais de 14 horas de conteúdo distribuídas em dois palcos simultâneos e em sessões plenárias. Em se tratando da indústria do aluguel de carros, não há na América Latina outro evento tão significativo, importante e rico em conteúdo como esse. Trata-se também da principal plataforma de negócios e debates para o desenvolvimento da locação de veículos no Brasil. Mais informações e inscrições no site: https://www.expoabla.com/. Na Frente

Capa 8

PREVENIR É BEM MELHOR DO QUE REMEDIAR CONFORME AVALIAÇÃO DA SWINT, empresa especializada em inteligência e investigação corporativa, a cada 100 potenciais clientes do aluguel diário, principalmente em locadoras de pequeno e médio porte, aproximadamente cinco têm algum histórico de apropriação indébita. Diante disso, a empresa desenvolveu um banco de dados específico sobre quem já deixou de devolver veículos dentro dos prazos estabelecidos em contrato. É a Banned List (lista de banidos, em tradução livre), que faz parte do SGRLoc, um sistema completo de gerenciamento de riscos que integra seis serviços diferentes (veja Box). clientes da Swint, a empresa também levantou os 20 veículos com maior recorrência de apropriação indébita (veja gráfico). Não se trata de estimular as locadoras a deixarem de comprar ou de alugar esses carros, mas sim de ajudar a estudar estratégias para os modelos que mais estão precisando das soluções de prevenção. Hoje, a Banned List já reúne mais de 600 mil CPFs com histórico de apropriação indébita e outras operações fraudulentas. “Em parceria conosco, a própria ABLA oferece consultas a esse completo banco de dados, para as locadoras associadas, a preços muito baratos”, complementa Ana Amorim. FONTE: SWINT “Identificamos que existe recorrência entre os autores das tentativas de apropriação indébita”, diz a diretora da Swint, Ana Amorim. “São pessoas que tentam aplicar esse tipo de golpe mais de uma vez, com frequência, partindo do princípio de que não serão pegas”. Segundo ela, prevenir essas ações custa aproximadamente 30 vezes menos na comparação com os elevados gastos necessários para recuperar um veículo. “Recuperar faz parte do jogo, mas o ideal é proporcionar soluções para que as locadoras consigam se antecipar ao problema”. No ano passado, em relação à frota de locadoras que são 9 Capa

é a validação de CNH com biometria, que evita o uso de documentos falsos no ato da locação. Já o ScoreCrédito permite um tipo de busca que analisa o perfil de consumo e pagamentos do cliente, fornecendo bases para avaliar se ele está apto para assumir um compromisso com a locação do veículo. Todos esses serviços do SGRLoc podem ser contratados de forma isolada, combinada ou completa, e as consultas são feitas a partir da própria plataforma da ABLA. Os associados que aderirem ao sistema têm como benefício descontos adicionais em outros produtos e serviços oferecidos pela Swint. FONTE: SWINT APROPRIAÇÃO INDÉBITA POR REGIÃO Em 2019, conforme as estatísticas da Swint, 41% das apropriações indébitas do país ocorriam no estado de São Paulo. Porém, quatro anos depois, o índice foi de 30%, o que não significa que o volume de apropriações indébitas diminuiu, mas sim que está cada vez mais distribuído por todas as regiões. Depois de São Paulo, o estado de maior recorrência de casos é Minas Gerais, com 6,3% do total nacional registrado pelo levantamento da Swint. Em terceiro lugar vem o Rio de Janeiro, praticamente empatado com Minas, com 6,2% das incidências. O ranking ainda tem a Bahia (5,1%), o Paraná (3,8%), o Rio Grande do Sul e o Maranhão (empatados com 3,2%) e Goiás (3%). Outros estados e o Distrito Federal apresentaram índices inferiores aos 3% no levantamento da empresa. RECUPERAÇÃO NAS FRONTEIRAS Das aproximadamente 1,5 mil recuperações de veículos mensais obtidas pela Swint, 8% são nas fronteiras. É interessante notar que, embora a maioria dos casos tenha sido originado por meio de aluguel diário (RAC), há também carros subtraídos das locadoras via terceirização e locação por assinatura. E, se antes os veículos das locadoras levados ao exterior eram aqueles mais caros, agora os modelos mais populares também têm se tornado alvo dos criminosos. A explicação mais lógica é que, com a prevenção ganhando a atenção das locadoras para reduzirem os riscos na locação de veículos de luxo, os criminosos cada vez mais passam a visar também outros modelos, teoricamente menos monitorados ou rastreados. Daí a importância do investimento em prevenção para toda a frota, independentemente do modelo ou marca dos automóveis. SAIBA MAIS SOBRE O SGRLOC O SGRLoc é um sistema completo de gerenciamento de riscos que integra seis serviços diferentes. Além da Banned List, o Background Check vai além e faz um levantamento, com base em fontes legais e disponíveis, de eventual histórico de processos criminais, envolvimento em estelionatos, clonagem de veículos ou até em contrabando de mercadorias. O sistema também oferece a ferramenta de identificação de “perfil laranja”, que pode detectar um comportamento típico de risco (retiradas de veículos com o mesmo CPF em um curto período, por exemplo). Outro serviço muito procurado no SGRLoc Capa 10

OUTRA EMPRESA DEDICADA A SOLUÇÕES de proteção para a frota, inclusive contra a apropriação indébita, é a Carbigdata, que já oferece serviços para locadoras associadas a partir da parceria com a ABLA. A tecnologia ajuda a recuperar carros roubados ou furtados, combater fraudes em sinistros, cobrar devedores e até a proteger-se contra os veículos dublês. Resumidamente, a Carbigdata torna possível para a locadora monitorar os veículos por meio de suas placas. Para isso, a empresa desenvolveu um sistema que funciona com um hub de câmeras em cadeia nacional. A rede é formada por mais de três mil câmeras, que permitem um monitoramento completo de uma parcela considerável da frota em movimento (9 milhões de veículos únicos/placas). VICTOR SILVA: “BANCO DE DADOS PODE SER EXPLORADO INCLUSIVE EM DATAS RETROATIVAS, JÁ A PARTIR DA PRIMEIRA CONSULTA” “REDE É FORMADA POR MAIS DE TRÊS MIL CÂMERAS, QUE PERMITEM UM MONITORAMENTO COMPLETO” MONITORAMENTO PELAS PLACAS CHAMA ATENÇÃO PREVENÇÃO A FRAUDE DE SINISTROS Com a Carbigdata, também é possível verificar, com imagens, a veracidade das informações dos sinistros ocorridos na frota, quanto ao processo de sindicância, tipo de uso do veículo, avarias, danos pré-existentes e montagens de sinistros. Isso significa evitar fraudes, se protegendo principalmente contra veículos dublês. Além disso, a tecnologia da Carbigdata também tende a gerar melhoria no relacionamento com os clientes ao identificar, por exemplo, usos não autorizados dos veículos – seja quanto ao uso comercial ou particular, uso para aplicativo, uso esportivo e demais verificações do gênero. E, quanto aos danos pré-existentes, a locadora consegue verificar aqueles que justifiquem as negativas de reparos – ou, por outro lado, aqueles que efetivamente confirmam as versões dos clientes. É mais segurança para ambas as partes. Victor Silva, diretor comercial da Carbigdata, explica que o banco de dados pode ser explorado inclusive em datas retroativas, já a partir da primeira consulta. “É um serviço que funciona muito bem como complemento a medidas de prevenção que a locadora venha adotar”, diz ele. A função do produto é a de auxiliar as locadoras no monitoramento e alerta de veículos, em tempo real, para a recuperação em caso de roubo e furto, apropriação indébita, inadimplência e até falsidade ideológica. A partir de uma lista de placas informada pela locadora, o sistema criptografa as informações e a plataforma passa a enviar os dados aos servidores. Com isso, a locadora recebe os locais de uso da placa cadastrada (o relatório de localização e passagem da placa e verificação da autenticidade são enviados ao e-mail cadastrado). Trata-se de aumentar o raio de captura de placas em movimento, aumentando a performance das equipes de reintegração e recuperação. O índice de aumento na recuperação de veículos vítimas da apropriação indébita chega a 35% com o uso da plataforma. Capa 11

DR. JULIANO LUPARELLI: MULTAS EXIGEM MUITO CUIDADO DAS LOCADORAS PARA SUA GESTÃO Entrevista 12

GESTÃO EFICAZ DAS MULTAS DE TRÂNSITO MULTAS DE TRÂNSITO SÃO SEMPRE UM TEMA RECORRENTE quando se trata da gestão de uma locadora. A ABLA, por meio de sua universidade corporativa, a UNIABLA, mantém de forma permanente o curso sobre Gestão de Multas de Trânsito, tendo como ministrante o doutor Juliano Luparelli, assessor jurídico do Sindloc/PR. A atividade é super atualizada e traz no programa, entre outros assuntos, as mais recentes alterações do Código de Trânsito, multa NIC e os procedimentos que a locadora precisa dominar sobre essas e outras questões. Confira a seguir algumas dicas do Juliano, que também é especialista em Direito Civil e Empresarial pela PUC/PR e membro da Comissão de Mediação e da Comissão de Estudos sobre Serviços de Transporte e Logística da OAB/PR. Revista Locação: O que é essencial saber sobre a gestão das multas? Juliano Luparelli: As multas por infrações de trânsito impactam diariamente nas atividades das locadoras, tendo em vista as infrações cometidas pelos locatários, causando repercussão financeira nas locadoras. Com isso, é importantíssimo que as locadoras adotem procedimentos internos para a gestão das multas de trânsito recebidas. A organização é fundamental, por exemplo, para que as locadoras realizem as cobranças das multas de trânsito em face dos respectivos locatários. A adequada gestão serve exatamente para minimizar os prejuízos das locadoras com as multas de trânsito. Revista Locação: Poderia exemplificar com alguns procedimentos considerados obrigatórios? Juliano Luparelli: Por exemplo, um ponto crucial da gestão é a indicação do condutor infrator para a multa de trânsito, nos termos do previsto no artigo 257, parágrafo sétimo, do Código de Trânsito Brasileiro. A apresentação de condutor é importante, pois, nos casos de ausência ou rejeição da indicação, será lavrada a infração do art. 257, parágrafo oitavo, do CTB, conhecida como a multa por não identificação do condutor infrator (multa NIC). Assim, as locadoras devem estar cientes dos requisitos legais para apresentação do condutor infrator, com a finalidade de minorar os prejuízos com as multas de trânsito. Revista Locação: Como é feito o cálculo da multa NIC? Juliano Luparelli: A Lei nº 14.229/2021 modificou o parágrafo 8º do art. 257 do CTB que dispõe sobre a infração NIC, dispondo que o valor dessa penalidade será igual a duas vezes o valor da multa originária. Se o veículo de placa AAA0000, de propriedade da LOCADORA LTDA., for o vetor da infração por deixar o condutor de usar o cinto de segurança (art. 167 do CTB), o auto de infração será lavrado, sendo cobrado o valor de R$ 195,23. Caso o condutor não seja identificado ou a indicação seja rejeitada, a NIC será cobrada pelo valor de R$ 390,46 [R$ 195,23 (valor da multa originária) X 2= R$ 390,46]. Revista Locação: Onde as locadoras mais pecam no que tange à gestão das multas? É com a multa NIC? Juliano Luparelli: Sim, mas não é só isso. A gestão de multas exige o trabalho de profissionais com o conhecimento sobre as multas por infrações de trânsito, especialmente, sobre as etapas administrativas do tema. A gestão pode ser melhorada com treinamento da equipe. É importante que os colaboradores tenham treinamento específico sobre o assunto, especialmente para que tomem conhecimento sobre a legislação e assim possam compreender o assunto e cumprir com as exigências dos órgãos de trânsito. Revista Locação: Nesse sentido, o que o senhor tem visto em relação à receptividade dos participantes do curso da UNIABLA? Juliano Luparelli: Em resumo, tem ficado claro que é salutar investir na preparação do time, para evitar prejuízos com as multas de trânsito. O curso de Gestão de Multas de Trânsito oferecido pela UNIABLA é de fato uma grande oportunidade para a compreensão e atualização sobre o tema. Entrevista 13

Renda (RIR), “que altera a taxa de depreciação de uma locadora levando em conta o tempo que o carro fica no negócio e não os cinco anos tradicionais”. Mas atenção: o laudo de depreciação acelerada é válido somente quando feito por órgãos públicos específicos. Conforme os especialistas, adotar uma abordagem criteriosa, que garanta a utilização da depreciação acelerada como estratégia, deve estar alinhada aos objetivos de longo prazo e a sustentabilidade financeira da locadora (veja box). Trata-se de assegurar a competitividade e de manter uma política de constante renovação da frota de veículos. DEPRECIAÇÃO ACELERADA REDUZ TRIBUTAÇÃO 14 OS AUTOMÓVEIS ESTÃO SUJEITOS a um processo contínuo de depreciação, caracterizado pela perda de valor de um bem ao longo do tempo, devido ao seu uso e ao desgaste natural. No contexto das locadoras de veículos, essa depreciação é particularmente relevante, pois os veículos representam o ativo imobilizado que viabiliza o exercício da atividade principal da empresa. A frequência e a intensidade do uso também desempenham um papel crucial na determinação da depreciação acelerada, caracterizada quando constatado um número de horas diárias utilizadas acima do padrão, bem como quando se busca incentivar a implantação, a renovação ou a modernização do ativo. Quando utilizados, por exemplo, em áreas como mineração, agricultura e construção, entre outras, os veículos são submetidos a condições extremas de operação, que aceleram significativamente o seu desgaste. “É nesse sentido que existem benefícios fiscais que buscam incentivar o setor, reduzindo a carga tributária das empresas que adotam o regime do lucro real”, explica Kaleandra Lima, advogada tributária da Versloc. Paulo Henrique, diretor da Audit LocOne, acrescenta que se trata especificamente do laudo previsto no artigo 320 do Regulamento do Imposto de “LAUDO VALE A PENA PARA LOCADORAS QUE TÊM MAIS R$ 5 MILHÕES DE FROTA” “CIRCULAÇÃO EM CONDIÇÕES EXTREMAS ACELERAM O DESGASTE DOS VEÍCULOS LOCADOS” “BENEFÍCIO FISCAL É INCENTIVO PARA LOCADORAS QUE ADOTAM REGIME DO LUCRO REAL” IMAGEM: FREEPIK Contabilidade

PIS, COFINS, IRPJ E CSLL Conforme a Versloc e a Audit LocOne, a primeira vantagem da depreciação acelerada é o aproveitamento dos créditos gerados pela depreciação na apuração do PIS e COFINS. Nesse caso, a depreciação pode ser utilizada de forma mensal, imediata e definitiva, reduzindo os valores pagos e sendo possível a geração de créditos. Isso porque o PIS e COFINS das locadoras é apurado em 9,25% sobre os faturamentos, mas é possível o abatimento de todos os custos e insumos, inclusive depreciações. “As depreciações são calculadas para cinco anos, mas as locadoras podem vender seus veículos após 12 meses”, explica Paulo Henrique, da Audit LocOne. “Dessa forma, quando não tem um laudo, a locadora perde anos de abatimentos do PIS e COFINS.” Em relação ao IRPJ e a CSLL, a depreciação acelerada é dedutível como despesa. Nesse sentido, contribui para a redução da base de cálculo desses impostos no momento do aproveitamento da depreciação, promovendo um fluxo de caixa momentâneo. “Apesar de serem arrecadados posteriormente, no momento da revenda do bem, é importante a análise dos benefícios decorrentes da redução momentânea”, enfatiza Paulo Henrique. “O rendimento desses valores, que deixaram de ser pagos naquele momento, aplicados em algum investimento acima do CDI, possuem ganhos superiores ao valor do imposto que será pago no momento da revenda do bem”, completa Kaleandra, da Versloc. PAULO HENRIQUE, DA AUDIT LOCONE: UTILIZAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO ACELERADA DEVE SER ESTRATÉGICA KALEANDRA, DA VERSLOC: BENEFÍCIOS PODEM REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA Contabilidade 15

16 A SEGURANÇA NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS tornou-se uma prioridade crítica para empresas de todos os setores. Os golpes têm ganhado crescente sofisticação com o uso da inteligência artificial e deepfakes, causando prejuízos bilionários e um aumento significativo na frequência dessas fraudes. Seja no mundo online ou no balcão de atendimento, uma validação de identidade robusta é essencial para mitigar esses riscos, protegendo tanto as organizações quanto seus clientes de potenciais ameaças financeiras e de reputação. Em resposta a essa realidade, o Serpro atualizou o Datavalid, sua principal solução de validação de identidade disponível no mercado. O produto, que já é utilizado por centenas de empresas, deixa de ser apenas uma ferramenta, tornando-se um verdadeiro ecossistema que combina diversas modalidades de validação para aprimorar ainda mais os ambientes de negócio no mercado digital. São várias camadas de segurança otimizadas para organizações de qualquer tamanho ou segmento, mas que se encaixam perfeitamente no modelo de negócios das locadoras de veículos: reconhecimento biográfico e biométrico (facial e de impressões digitais), prova de vida e o novíssimo recurso da decodificação do QR Code da CNH, que garante não apenas a autenticação do documento, mas ajuda na incorporação dos dados do cliente diretamente ao seu cadastro. Confira, a seguir, o que há de novo no Datavalid. Prova de vida com validação facial Para as transações online, a prova de vida com validação facial é uma importante tecnologia para assegurar checagem confiável da presença do usuário durante a captura facial no fluxo de validação, mitigando a falsa representação do usuário pelo uso indevido de sua imagem por terceiros. Isso aumenta a camada de prevenção à fraude de identidade. Decodificação do QR Code da CNH Outra inovação é a capacidade de ler, decodificar e validar os dados do QR Code da CNH. Com essa funcionalidade, o Datavalid retorna o texto do QR Code, já validado na base oficial do governo, de modo a garantir maior assertividade e celeridade no onboarding de clientes. CHAVE NA MÃO DO CLIENTE E FREIO NAS FRAUDES DO SEU NEGÓCIO NOVA VERSÃO DO DATAVALID AMPLIA MODALIDADES DE VALIDAÇÃO E INCLUI A DECODIFICAÇÃO DO QR CODE DA CNH PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO NA HORA DE FECHAR CONTRATOS Validação individualizada das impressões digitais Nessa nova versão, a validação biométrica de impressão digital apresenta melhorias significativas em termos de acurácia e passa a ser individualizada por dedo. Ou seja, haverá um retorno de percentual de similaridade para cada uma das impressões digitais capturadas. A força do Datavalid O Datavalid é uma solução robusta que se destaca pela segurança e confiabilidade na validação de identidade digital, com acesso online e em tempo real a dados atualizados de bases oficiais por API. Certificado pelas normas internacionais ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27701, o sistema garante a segurança e privacidade das informações. Os números do Datavalid impressionam: até o final do primeiro semestre de 2024, mais de 1,53 bilhões de validações de sucesso foram realizadas, das quais mais de 14,2 milhões identificaram possíveis fraudes, ajudando a evitar perdas financeiras superiores a R$13,1 bilhões. Testado e aprovado pelo mercado A solução já é aplicada com sucesso em vários segmentos, como: Bancos: facilita a abertura de contas e a contratação de produtos financeiros Varejo: reduz chargebacks, melhora programas de fidelidade e a oferta de empréstimos. Aplicativos de transporte: valida motoristas de forma rápida e segura Órgãos Públicos: combate fraudes em processos de cadastramento Locadoras e Seguradoras: simplifica o cadastro e as contratações Contrato facilitado via ABLA O Datavalid oferece vantagens para as empresas associadas com valores reduzidos por validação. Procure a ABLA e descubra as vantagens dessa modalidade especial de contratação. Publieditorial

O Datavalid que você já confia, está ainda melhor! campanhas.serpro.gov.br/datavalid/novidades/ Saiba mais em: Somos agora um grande ecossistema de validação de identidade digital, com o diferencial que você já conhece: sem intermediários, direto nas bases do governo. Conheça as novidades: Decodificação do QR Code da CNH Prova de vida com validação facial por API

A IMPORTÂNCIA DA AGILIDADE NO EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS Em mais um conteúdo preparado com exclusividade pela diretora da Mônaco Gestão de Frotas, Bruna Valentini, para a Revista Locação, vamos entender melhor o que há de estratégico ao colocar o veículo adquirido pela locadora em circulação o mais rápido possível. Confira. AS LOCADORAS DE VEÍCULOS TÊM GRANDE REPRESENTATIVIDADE no setor de emplacamentos do Brasil. Os números do setor de locação mostram que cada vez mais as pessoas têm dado importância para utilização do automóvel em detrimento da posse. Em um cenário bastante dinâmico como o da locação de veículos, a eficiência no processo de emplacamento desempenha um papel decisivo na maximização da lucratividade e na competitividade das locadoras. Considerando que cada estado possui suas próprias taxas para o registro de veículos, além de legislações específicas de redução de alíquotas de IPVA para o segmento de locação, este artigo apresenta uma tabela detalhada das taxas e alíquotas por estado, destacando a relevância de um emplacamento ágil. Compreender essas variações e otimizar os processos, pode ajudar as locadoras a reduzirem custos, minimizarem a ociosidade dos veículos e fortalecerem sua posição no mercado. A IMPORTÂNCIA DO MARKET SHARE DE VEÍCULOS No contexto atual da indústria automotiva e do setor de locação de veículos, a correta formalização dos registros veiculares perante os DETRANs de cada estado é fundamental para as locadoras de automóveis atingirem suas metas de market share e garantirem um funcionamento eficiente e legal de suas operações. Esse registro não é apenas uma formalidade, também é fundamental na segurança, na transparência e na conformidade com a legislação vigente. Estado Alíquota para Locadoras (automóvel) Taxa de Primeiro Registro - DETRAN Acre 1% R$ 227,16 Alagoas 1% R$ 240,87 Amazonas 1% R$ 141,39 Amapá 3% R$ 185,00 Bahia 1% R$ 294,99 Ceará 1% R$ 264,48 Distrito Federal 1% R$ 197,00 Espírito Santo 1% R$ 414,29 Goiás 1% R$ 184,88 Maranhão 1% R$ 31,30 Minas Gerais 1% R$ 137,27 Mato Grosso 1% R$ 226,90 Mato Grosso do Sul 1% R$ 338,94 Pará 2,5% R$ 274,69 Paraíba 20% do valor do IPVA R$ 362,18 Paraná 1% R$ 140,55 Pernambuco 1% R$ 213,84 Piauí 2,5% R$ 366,12 Rio de Janeiro 0,5% R$ 191,88 Rio Grande do Norte 1% R$ 100,00 Rio Grande do Sul 1% - Rondônia 1% R$ 386,27 Roraima 1% R$ 169,78 Santa Catarina 1% R$ 183,12 Sergipe 1% R$ 295,04 São Paulo 1% R$ 432,49 Tocantins 2,5% R$ 87,89 Obs: As taxas variáveis que complementam o valor do primeiro registro não estão incluídas nos valores mencionados acima. Além disso, os estados de MG e PR oferecem um desconto adicional para locadoras nas taxas de primeiro registro. 18 Gestão

BRUNA VALENTINI: TEMPO DE EMPLACAMENTO DESEMPENHA PAPEL IMPORTANTE NA GESTÃO DA FROTA A RELEVÂNCIA DE COLOCAR O VEÍCULO EM CIRCULAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL As locadoras de veículos dependem de uma gestão eficiente para garantir sua rentabilidade e competitividade no mercado e um dos principais desafios que enfrentam é a ociosidade da frota, uma vez que veículos parados representam custos consideráveis. Para minimizar esse problema, estratégias como o estudo da taxa de veículos ociosos, a manutenção preventiva e a análise da demanda de mercado, se fazem necessários. Além disso, o tempo de emplacamento dos veículos desempenha um papel importante na rápida disponibilização dos carros para locação. A agilidade nesse processo representa a garantia da disponibilidade dos veículos e, consequentemente, um significativo aumento na receita da locadora. Portanto, é importante que as locadoras estejam atentas aos prazos e processos para um emplacamento eficiente, buscando reduzir ao máximo o ciclo que compõe o tempo entre a compra do veículo e sua colocação em circulação. Entender e gerir esse processo de forma correta, assegura a otimização de recursos operacionais. Ao garantir que cada veículo esteja legalmente apto para locação o mais rapidamente possível, os gestores das locadoras podem reduzir custos relacionados à ociosidade e aumentar a disponibilidade dos carros para atender à demanda crescente de seus clientes. Isso não só fortalece sua posição competitiva, mas também impulsiona sua capacidade de atender eficazmente às necessidades do mercado em constante evolução. A eficiência operacional é fundamental para o sucesso das locadoras e a gestão adequada da frota é um dos pilares para alcançar esse objetivo. Gestão 19

20 FREE FLOW: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA? Legislação

21 OS SISTEMAS DE LIVRE PASSAGEM (FREE FLOW) também trarão impactos para a operação das locadoras de veículos. Trata- -se das cobranças automáticas sem paradas que, se por um lado são positivas para reduzir o trânsito e os congestionamentos, por outro também podem vir a facilitar a criação de mais pedágios em vias urbanas, dentro das cidades. As preocupações iniciais das locadoras sobre o tema giram em torno da cobrança das tarifas, na medida que isso será possível a partir da identificação dos veículos, ao mesmo tempo, pela placa, pela classificação veicular e pela imagem. Por exemplo: como serão tratados os casos de clonagem? E os custos com a TAG e os meios de pagamento? Haverá orientação, de forma clara, sobre os procedimentos, as formas de pagamento que serão aceitas e os prazos máximos referentes aos pagamentos de pedágios? Nesse sentido, via ABLA, as locadoras inclusive passaram a ter voz ativa para levantar essas e outras dúvidas na Consulta Pública sobre o Free Flow. A associação solicitou às associadas que encaminhassem observações, questionamentos ou situações enfrentadas e reuniu, entre aquelas que quiseram e/ou puderam colaborar, as informações em uma proposta setorial unificada. “A intenção foi incluir na Consulta Pública uma proposta que atendesse todas PROPOSTA E SOLUÇÕES Na Audiência Pública sobre o tema, a ABLA apresentou entre as propostas e soluções a necessidade de centralização da forma de pagamento (Carteira Digital de Trânsito) e que não constem intermediários na informação, apenas a concessionária. “Definir meio de comprovação da passagem ou de clonagem ou cobrança indevida e a comunicação da passagem sem custos para o usuário, seja ele pessoa física ou jurídica, também estão entre as nossas sugestões”, diz o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior. Outras propostas apresentadas pela ABLA diretamente na Audiência Pública, dentro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, está a de retirar a previsão de pontuação e multa NIC, o que exige também uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro. A ABLA também entende ser importante anistiar as multas durante o período de implantação, ou conceder novos prazos para os débitos atuais, a fim de que o cidadão saiba o que ocorreu e tenha como contestar. Será concedido o prazo máximo de trinta dias corridos, contados da data da passagem do veículo pelo pedágio eletrônico, para o pagamento da tarifa. E preciso que seja cumprido o direito do proprietário em ter disponível, em formato digital, os registros de seus veículos em passagens por pedágios eletrônicos, bem como os registros sobre a situação de pagamento das tarifas. as locadoras associadas”, diz o vice-presidente da entidade, Paulo Miguel Júnior. O conselheiro fiscal da ABLA, Alvani Laurindo, acrescenta que é essencial que a intenção original não seja desvirtuada. “Em vez de autorizar municípios, estados e a própria União a criarem e cobrarem pedágios ao bel-prazer, é preciso viabilizar, por meio das novas tecnologias, até mesmo a redução dos custos, já que não haverá mais a necessidade de construir praças de pedágio ou barreiras físicas”, argumenta. Além da necessidade de submeter à apreciação da sociedade as minutas de portarias e resoluções a serem editadas pela Senatran e/ou pelo Contran, a regulamentação do assunto deve garantir a transparência, segurança e a integração tecnológica que permitam as cobranças automáticas sem paradas. É importante, por exemplo, que haja instalação e manutenção de placas de sinalização de indicação nos acessos e ao longo das vias, de forma a garantir a informação prévia ao motorista de que há, naquele determinado trecho, algum Sistema de Livre Passagem (Free Flow) em operação. Diante dessas e de outras questões, um dos pilares em que se sustenta o processo regulatório da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é exatamente o da participação social. A elaboração de normativos ligados ao trânsito “POR MEIO DA ABLA, AS LOCADORAS PASSARAM A TER VOZ ATIVA NA CONSULTA PÚBLICA SOBRE O FREE FLOW” “AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DAS LOCADORAS GIRAM EM TORNO DA COBRANÇA AUTOMÁTICA DAS TARIFAS” afeta, direta ou indiretamente, a todo cidadão brasileiro, o que torna ainda mais significativa a proatividade da ABLA em participar da Consulta Pública. Legislação

22 EM UM MERCADO CADA VEZ MAIS EXIGENTE e em constante crescimento, a obtenção do Certificado de Registro (CR) não é apenas essencial para locadoras e blindadoras que atuam ou desejam atuar com veículos blindados no Brasil, como também é obrigatório. Este documento, emitido pelo Exército Brasileiro, é um requisito fundamental para empresas que trabalham com produtos controlados, como vidros e veículos com proteção balística. O primeiro passo para as organizações que desejam ingressar ou já estão começando a atuar nesse mercado é buscar uma empresa especializada que possa organizar e orientar adequadamente todas as etapas, tanto processuais quanto burocráticas, necessárias para a obtenção do CR. A Carbon, líder global em blindagem de veículos civis, e a Proacta, assessoria documental, reuniram informações básicas e essenciais sobre esta documentação para ajudar as companhias nesse processo. Primeiramente, o Certificado de Registro funciona como um "RG" para a empresa jurídica junto ao Exército, permitindo a ela operar com uma frota de veículos blindados, diferentemente de uma pessoa física que deseja blindar um único veículo. Por essa razão, as organizações devem reunir as documentações necessárias e solicitar a autorização na base militar de sua região. Por exemplo, uma companhia baseada no Rio de Janeiro deve solicitar à Primeira Guarda, a base militar do estado. Em São Paulo, a única região com um segmento dedicado exclusivamente a blindados dentro da CERTIFICADO DE REGISTRO É ESSENCIAL PARA LOCADORAS E BLINDADORAS NO BRASIL CARBON E PROACTA DESTACAM A NECESSIDADE DE DOCUMENTAÇÃO ADEQUADA PARA EMPRESAS DE BLINDAGEM E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS. Publieditorial base militar, o prazo médio para emissão do CR é de cerca de 60 a 90 dias. Nos demais estados, por não possuírem uma área destinada somente a este serviço, o prazo médio para emissão do CR pode demorar mais. Por essa razão, é de extrema importância que as empresas comecem o quanto antes o processo de emissão do CR, visando não perder possíveis oportunidades de negócios. Tanto a matriz quanto as filiais precisam ter seus próprios CRs, pois cada um deve ser vinculado ao seu respectivo CNPJ. O documento deve ser renovado a cada dois anos, com todas as atividades da empresa devidamente inseridas no registro. A obtenção do CR é, portanto, um passo indispensável para qualquer empresa que deseja iniciar ou continuar suas operações no mercado de veículos blindados. Para auxiliar as empresas a concluírem as etapas listadas acima, a Proacta oferece assessoria completa, ajudando as empresas a navegarem pelos trâmites burocráticos de forma fácil e segura. Com o suporte adequado, esse processo pode ser realizado de forma mais ágil e eficiente, assegurando a conformidade com as regulamentações e o sucesso no mercado. Além disso, os associados ABLA e aqueles que entrarem em contato com a empresa por meio da Carbon poderão se beneficiar de descontos e condições especiais. Para mais informações, entre em contato com a Carbon ou diretamente com a Proacta https://proacta.com.br/.

Confira outros diferenciais que só a CARBON oferece: • Veículo entregue em apenas 22 dias úteis • Financiamento em até 36 meses sem alienação • 5 anos de garantia para os materiais balísticos • Única empresa de blindagem certificada por 7 marcas: Volvo, Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM. • Maior equipe de Engenharia Balística do Brasil • Atendimento personalizado para locadoras • Assistência em todo o território nacional • Proteção balística nível III-A João Paulo de Souza B2B Sales Manager T+55 11 4195 5005 C +55 11 94491 0610 joao.paulo@carbon.cars carbon.cars Agende uma visita, conheça a CARBON e saiba como podemos ajudar a sua empresa a tirar o CR. Conte com a CARBON para tirar o Certificado de Registro e oferecer ainda mais segurança para os seus Clientes. Sabia que o primeiro passo para contar com veículos blindados na sua frota é tirar o Certificado de Registro (CR)? O Certificado de Registro funciona como um "RG" para a sua empresa junto ao Exército, permitindo operar com uma frota de veículos blindados. A CARBON, líder global em blindagem de veículos civis, e a Proacta, assessoria documental, estão prontas para ajudar a sua empresa a tirar o Certificado de Registro e, assim, oferecer uma experiência de locação cada vez mais segura para os seus Clientes. E o melhor: ao adquirir 02 Blindagens, a CARBON reembolsa* o valor do CR para a sua empresa.

24 A ABLA E O SINDICATO DAS LOCADORAS DO MATO GROSSO, o Sindloc-MT, estiveram recentemente participando da FIT Pantanal 2024, feira internacional de turismo que movimentou Cuiabá e recebeu milhares de visitantes. O evento foi uma oportunidade para a associação divulgar o balanço anual do Setor de Aluguel de Veículos no Mato Grosso e no Brasil. MATO GROSSO: BOA ÉPOCA PARA VISITAR E CURTIR Para o público em geral, a feira trouxe novidades de um destino apaixonante e que merece ser visitado, explorado e descoberto em um veículo alugado, principalmente no período que vai até setembro, época de poucas chuvas na região. A seguir, um pouco das belezas do Mato Grosso e seus cenários incríveis. 1 Brasil Viagem

[3] Chapada dos Guimarães | A apenas uma hora de carro da capital, Cuiabá, tem várias opções de passeios para admirar suas paisagens incríveis. A Chapada sedia até 4 de agosto um Festival de Inverno com muita música. [4] Gruta da Lagoa Azul | Com sua profusão de tons, é o ponto alto da visita à área de cavernas da Chapada dos Guimarães. O chamado “espeleoturismo” atrai à região visitantes de todo o mundo. 3 5 4 6 [5] Cachoeira do Diamante | As calmas águas do estado reservam muitos recantos inesquecíveis, como esse, em Jaciara, a 150 quilômetros de Cuiabá, cidade com vários destaques da rota das cachoeiras no Mato Grosso. [6] Rafting | A pequena Jaciara está se tornando um destino cada vez mais disputado por amantes da natureza e de esportes de aventura. Aqui, vista aérea do rio tenente Amaral, cheio de corredeiras e cachoeiras. 2 [1] Pantanal | Paisagem típica pantaneira em Poconé, uma das cidades mais indicadas para hospedagem na região. A fauna e a vegetação podem ser apreciadas melhor entre abril e setembro. [2] Cuiabá | Ponto de partida para os demais destinos do estado, a capital também concentra atrações, como a culinária farta de peixes, a moderna Arena Pantanal e parques como o Mãe Bonifácia. 25 Brasil Viagem

26 BOA NOTÍCIA PARA EMPRESAS de locação de veículos que buscam as melhores alternativas de financiamento com atendimento diferenciado: o Banco Stellantis agora conta com uma área dedicada exclusivamente aos clientes frotistas. Conhecida como Corporate, essa área oferece opções personalizadas de crédito para atender às necessidades de locadoras, frotistas e grandes empresas. Na prática, o serviço oferecido pela área de Corporate representa uma oportunidade de crédito para locadoras que desejam compor suas frotas com veículos das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën. O Banco Stellantis é responsável por fornecer soluções financeiras de atacado dentro da estrutura de serviços financeiros da Stellantis no Brasil. PLANOS DE FINANCIAMENTO DA ÁREA DE CORPORATE DO BANCO STELLANTIS SÃO IDEAIS PARA LOCADORAS As condições especiais são oferecidas por meio de CDC, com opções de planos lineares (parcelas fixas durante todo o contrato) ou planos balão. No plano balão, é possível ter entrada a partir de 0%, parcelas reduzidas ao longo do contrato e uma parcela final de até 40% do valor financiado, ambos sujeitos à análise de crédito. Além disso, após a análise de crédito, o contrato poderá incluir uma carência de até 120 dias e um prazo de pagamento de até 60 meses. A liberação do chassi ocorrerá em até 24 horas após o pagamento, diretamente na fábrica. Além disso, há opções de financiamento para acessórios, transformações e blindagens. Em parceria com o time de vendas diretas da Stellantis e os concessionários das marcas, o plano oferecido pela área de Corporate é ideal para locadoras, pois garante atendimento exclusivo para o público B2B. Com serviços e diferenciais focados em vendas diretas, o público-alvo inclui empresas com capacidade de financiamento acima de R$ 1 milhão por ano. Para saber mais sobre as condições especiais de financiamento, escaneie o QR Code na página ao lado e entre em contato com um dos consultores da área de Corporate do Banco Stellantis. AS CONDIÇÕES ESPECIAIS SÃO OFERECIDAS POR MEIO DE CDC, COM OPÇÕES DE PLANOS LINEARES (PARCELAS FIXAS DURANTE TODO O CONTRATO) OU PLANOS BALÃO. PARA SABER MAIS SOBRE AS CONDIÇÕES ESPECIAIS DE FINANCIAMENTO, ESCANEIE O QR CODE NA PÁGINA AO LADO E ENTRE EM CONTATO COM UM DOS CONSULTORES DA ÁREA DE CORPORATE DO BANCO STELLANTIS Publieditorial

Conheça o CORPORATE do Banco Stellantis Condições especiais nos planos linear e balão com oportunidades de crédito para clientes que desejam compor suas frotas com veículos das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram. Área especializada em financiamento e atendimento a locadoras, frotistas e grandes clientes para abertura de crédito. *Mediante análise de crédito. Benefícios: Linha anual, podendo ter aumento durante o ano; Liberação do chassi junto à fábrica em até 24h, após o pagamento do contrato; Financiamento de acessórios, blindagem e transformação; Contrato com carência de até 120 dias e prazo de até 60 meses*. Acesse o QR Code e confira as condições especiais com um consultor do Corporate.

28 CHINA: CONFERIMOS AS NOVIDADES DO OUTRO LADO DO MUNDO Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da ABLA NO ÚLTIMO ANO, tive a oportunidade de ir a China por três vezes. Conheci cidades como Pequim, Shenzen, Cantão, Macau e Hong Kong, sempre participando de eventos e conhecendo um pouco da rotina de negócios do outro lado do mundo. Em abril, uma comitiva brasileira visitou a AutoChina, o salão do automóvel chinês, que acontece em Pequim. O evento se divide em dois espaços diferentes. A parte sediada na área mais central da cidade era composta por sete pavilhões somente de autopeças, onde podia se encontrar desde parafusos até peças maiores, componentes de motores e componentes eletrônicos. Em outro lado da cidade, um pouco mais distante, são oito pavilhões para a exposição de carros, além da área externa, onde as marcas também podem realizar experiências. Existem ainda outros expositores. Fomos no dia destinado aos convidados. A avant premiere é a ocasião mais tranquila para ver os carros, porém, mesmo nesse dia o salão estava lotado. São muitas marcas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. A Rolls Royce, por exemplo, tinha três carros expostos em uma área de acesso restrito. Todas as marcas chinesas que estão no Brasil – JAC, BYD, GWM, Ceres, Neta – tinham grandes estandes com diversos modelos de carros. Alguns desses estandes apenas com veículos elétricos e outros com híbridos também. Encontramos muitos veículos a combustão, tanto gasolina quanto diesel. Em ambos os casos, é certo que há muita tecnologia embarcada nos carros chineses, o que se reflete em todos os veículos produzidos no mundo e em especial no Brasil. A quantidade de tecnologia embarcada veio para ficar. Isso é uma realidade e faz o preço do carro se elevar. Quando me perguntam sobre o 'carro básico' no Brasil, acredito que esse conceito está distante da realidade. Mesmo com a elevação do custo, o público hoje quer um carro mais equipado. O carro popular ou o carro de entrada atualmente é o veículo seminovo, como disse o Enilson Sales, presidente da Fenauto. Em tempo: a China tem seus encantos. São muitas diferenças culturais entre os dois países. Na China, encontramos muita gente, trânsito intenso, cruzamento de ruas com movimentação insana. Algo que aos nossos olhos parece que não vai dar certo, mas todos se cruzam e ao final tudo funciona. São motos, carros, bicicletas e pedestres, todos ao mesmo tempo. Assim é a China! Por Dentro

Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos: 4004-4433 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4433 (demais localidades). SAC: 0800 727 9977 e 0800 722 0099 (deficiência auditiva ou de fala). Ouvidoria: 0800 727 9933. Agilidade na contratação e atendimento personalizado para sua frota crescer sempre. conquıst Com o Bradesco, eu

30 OS BRAÇOS QUE APROXIMAM LOCADORAS Pretendemos, na medida do possível, visando sempre cada vez mais engajamento e os benefícios de uma visão sistêmica, divulgar e relatar os projetos e ações do conselho gestor e do conselho fiscal da ABLA aos diretores regionais – e vice-versa, reciprocamente. As presenças e participações dos regionais nas reuniões e em atividades da ABLA continuarão sendo de suma importância para o associativismo e para o benefício das locadoras associadas. Contamos com todos e, desde já, me coloco à disposição para o que for necessário ao fortalecimento do nosso setor e da nossa entidade. *Claudio Rigolino é conselheiro fiscal e diretor regional da ABLA no Paraná FOI COM UMA GRANDE SATISFAÇÃO que assumi, juntamente com o conselheiro Eduardo Andreotti Ignácio, a importante missão de coordenar o projeto que envolve os diretores regionais da ABLA, dentro do novo Planejamento Estratégico 2024 da nossa associação. Sem dúvida, é enorme a responsabilidade em sucedermos à altura o excelente trabalho desenvolvido pela conselheira Jacqueline Moraes de Mello, a vice-presidente da ABLA na gestão anterior. Entendo que, como diretores regionais da ABLA, nós temos a missão de representar a entidade em cada estado e região. Somos os importantes braços que aproximam a ABLA dos associados e, também, muitas vezes somos nós a primeira imagem da entidade para aquelas locadoras que ainda não são sócias, mas são potencialmente suscetíveis à adesão ao quadro associativo. Iniciamos os nossos trabalhos e, em nosso planejamento, retomamos as reuniões on-line específicas dos diretores regionais. A primeira delas, inclusive, já foi realizada no início do mês de julho. Também estamos desenvolvendo um essencial trabalho de integração, a ser realizado em nosso encontro presencial em São Paulo, em agosto, aproveitando a oportunidade de estarmos todos reunidos para o 9° Fórum Jurídico do Setor de Locação de Veículos. Inicialmente aplicado entre os diretores regionais, posteriormente esse trabalho de integração tem a possibilidade de extensão para os membros dos conselhos e para os colaboradores da ABLA. Por Claudio Rigolino* CLAUDIO RIGOLINO, CONSELHEIRO FISCAL E DIRETOR REGIONAL DA ABLA NO PARANÁ Fim de Papo

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=