O SETOR DE LOCAÇÃO FOI RESPONSÁVEL por um a cada 10 emplacamentos de caminhões registrados em 2023, participação histórica que mostra o significativo ritmo de crescimento da gestão e da terceirização de frotas para transporte de cargas no país. No ano passado, foram registrados 97,6 mil emplacamentos de caminhões, dos quais 10,2 mil foram feitos por locadoras, ou 10,5% do total, segundo estatísticas apuradas pela ABLA a partir do banco de dados do Serpro. Houve, ainda, alta de 24,5% no total de emplacamentos de caminhões por locadoras, na comparação com as 8,1 mil unidades emplacadas em 2022. De acordo com dados do Ministério dos Transportes, há quase 4 milhões de caminhões circulando no Brasil. A alta na demanda por caminhões entre locadoras é estratégica também para as montadoras, que assim ganham novas oportunidades de aquecer suas vendas. Pelo lado das transportadoras, há a percepção de que a locação de pesados se torna cada vez mais um bom negócio. Uma pesquisa de 2022 realizada pela SAE Brasil apontou que mais de 40% dos empresários frotistas afirmaram não querer se preocupar com aquisição, documentação, manutenção e venda de caminhões. E 30% desses entrevistados já entenderam que terceirizar tende a proporcionar melhor fluxo de caixa e de capital. Simulações a partir da realidade brasileira apontam que a economia com a terceirização de frotas de pesados pode chegar a 30% do custo da operação, quando contabilizados fatores como menos tempo gasto com manutenção, mais segurança e monitoramento eficaz e eficiente, entre outros. ADDIANTE: EMPRESA PLANEJA EXPANSÃO DOS ATIVOS PARA SE MANTER COMPETITIVA | CRÉDITO: ADDIANTE Capa 11
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