Revista Locação 112

12 mensalidades, além do cuidado com a análise do cliente, que, se não for bem cuidada, “pode gerar um prejuízo absurdo ocasionado pelo roubo do veículo”. “Entendo que é algo normal a locadora se adaptar a novas modalidades e a assinatura é interessante e rentável por algumas razões: está em crescimento e é uma tendência; tem uma receita recorrente; o veículo não roda tanto; e a locadora não fica presa OPORTUNIDADES PARA MAIS LOCADORAS Como explicar essa tendência e estar preparado para ter êxito na oferta do serviço por assinatura? Vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Jr., comenta: “O aluguel por assinatura segue uma tendência de mudança de comportamento na sociedade, que busca mais praticidade e comodidade, pagando só pelo uso em vez da posse. Isso acontece não somente no transporte, mas na contratação de serviços em geral”. somente aos contratos com empresas, o que pode gerar um impacto grande no caso da perda de contratos”. Outros comparativos são importantes para reflexão: “uma locadora que trabalha com terceirização e aluga, por exemplo, 50 carros para uma empresa, na assinatura ela irá alugar para 50 pessoas diferentes, o que aumenta a complexidade da locação, além de ter um custo de aquisição maior, pois são 50 validações cadastrais, 50 cobranças e por aí vai. Mas o valor que pode ser cobrado mensalmente pode ser maior do que da terceirização”. “Entendo que para empresas que trabalham com aluguel diário pode ser mais fácil, pois elas já estão acostumadas com o modelo de cobrança do cliente, que normalmente é via cartão de crédito. A maior diferença no caso é a recorrência, que é a cobrança mensal pelos serviços”, completa Julian. Julian Gritsch, da JG Corp, concorda e acrescenta a flexibilidade e a conveniência proporcionadas pela assinatura. “A locação nesse modelo permite desfrutar de um carro sem ter as preocupações de gastos extras com manutenção, seguro e depreciação”. A mudança de comportamento do consumidor, citada por Paulo Miguel Jr., atinge especialmente os mais jovens, que valorizam mais a experiência e a comodidade do que a posse de um ativo. Além disso, lembra Julian, o crescimento do trabalho remoto e das cidades inteligentes também contribui para que as pessoas reavaliem a necessidade de possuir um carro. Na avaliação do expert, a tendência da assinatura é de um crescimento sustentado, impulsionado por fatores como urbanização, aumento dos custos de propriedade de veículos e mudanças nas preferências de mobilidade. ATENÇÃO PARA QUEM QUER ENTRAR NO MERCADO Uma vantagem para as locadoras que adotam a opção por assinatura é o fluxo de receita estável durante o período da locação. “Outro aspecto é que normalmente o cliente de assinatura não costuma desgastar muito o veículo, o que faz com que o valor de venda aumente”, lembra Julian Gritsch, da JG Corp. Para ele, a desvantagem – que pode ser controlada – é o processo de renovação e cobrança das Capa

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