Revista Locação 109

BNDES PRECISA APOIAR AS LOCADORAS O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU no início de junho um programa de barateamento de veículos. O plano abrange um desconto de R$ 2 mil até R$ 8 mil no preço final de carros, além de subsídios para a redução do preço de caminhões e de ônibus. O programa conta com uma verba de R$ 1,5 bilhão. Para automóveis, foi destinada a verba de R$ 500 milhões. A extensão dos benefícios concedidos e suas consequências entre as locadoras foram avaliadas com precaução pela ABLA. Na opinião do presidente da entidade, Marco Aurélio Nazaré, a reprogramação de compras das locadoras pelo país deve ainda passar por um período de ajustes. Entre os fatores que condicionarão a retomada das aquisições, está a reserva exclusiva para compras de pessoas físicas nos primeiros 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado por até 60 dias. “Dessa forma, as locadoras e outras empresas só poderão ser beneficiadas pelo programa ao final desse prazo”, afirma. A ABLA acompanhou a discussão prévia ao anúncio do programa e participou de reuniões com o governo. A entidade buscou demonstrar a importância do setor para a cadeia automotiva, uma vez que as locadoras atingiram no ano passado uma frota de 2,4 milhões de veículos, adquirindo 590 mil unidades, o que representa 30% dos emplacamentos realizados no país em 2022. Porém, é provável que nem todas as locadoras devam conseguir comprar veículos facilmente. Um percentual de 85% das locadoras do país são empresas pequenas, que dependem de crédito para realizar suas aquisições. “Realmente algo deveria ser feito para reduzir o valor dos carros. Mas as pequenas e médias locadoras necessitam de crédito para adquirir seus ativos e é preciso desenvolver uma linha de crédito mais barata para o setor, com juros mais baixos”, sugere Nazaré. A entidade aponta ainda que a eficácia do programa temporário de incentivo a indústria automobilística também depende do desenvolvimento de uma nova linha de crédito, via BNDES, para as micro, pequenas e médias locadoras, com juros mais baixos. “Trata-se da maioria significativa das empresas de locação, que compram com crédito e hoje são as que têm custos de captação mais altos, dificuldade de acesso às tecnologias e mão de obra familiar”, completa Nazaré. 12 O SINAL CONTINUA VERMELHO PARA O CRÉDITO, PRINCIPALMENTE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS 13 Mercado Mercado

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=